Home / Plantas / Como Fazer Muda de Gengibre Azul? Passo a Passo

Como Fazer Muda de Gengibre Azul? Passo a Passo

Botânicamente conhecido como dichorisandra thyrsiflora, o gengibre azul é uma planta perene tropical com grandes folhas verdes e cachos terminais de 20 cm de flores azul-púrpura. Embora o gengibre azul pareça com o gengibre tradicional (zingiber officinale) e possua requisitos de cultivo semelhantes, na verdade está relacionado à tradescantia pallida, comumente conhecida como “judeu errante”.

Como Fazer Muda De Gengibre Azul? Passo a Passo

O gengibre azul apresenta melhor desempenho em climas quentes e úmidos. Use essas plantas atraentes e de baixa manutenção para adicionar um brilho exótico ao seu jardim ou paisagem. Para plantar mudas de gengibre azul em casa, você precisará de um tubo de pá de jardim ou um regador solúvel em água com 15-15-15 de fertilizantes e tesouras de jardim

Plante sua muda de gengibre azul em um local com exposição solar parcial e úmida, com solo bem drenante. O gengibre azul funciona melhor quando recebe quatro horas de luz solar direta por dia e luz filtrada pelo resto do dia. As mudas de sementes cultivam plantas de gengibre azul na mesma profundidade em que cresceram em seus vasos.

Gengibre Azul
Gengibre Azul

Irrigue bem o gengibre azul após o plantio e uma vez por semana, enquanto as plantas estão crescendo ativamente. Forneça até 1 cm de água adicional toda vez que secar o solo. Mas deixe a superfície do solo secar visivelmente antes de regar novamente para evitar excesso de água.

Fertilizar o gengibre azul com um fertilizante 15-15-15 solúvel em água uma vez por mês durante a primavera e o verão. Retenha a fertilização de suas plantas de gengibre azul durante o inverno. Continue o programa regular de fertilização na primavera, quando elas começarem a apresentar um novo crescimento das plantas. Aplique produtos fertilizantes de acordo com as instruções no rótulo para evitar danos às plantas; adubo excessivo faz com que as bordas das folhas de gengibre azul queimem.

Pode-se plantar mudas de gengibre azul todos os anos depois de completar o seu ciclo de floração. Corte as plantas em dois terços do seu tamanho com um par de tesouras de jardim afiadas e estéreis. E então repita todo o processo mencionado até agora com novas mudas para garantir um jardim saudável e embelezado por suas lindas flores de gengibre azul.

O Gengibre Azul de Madagascar

Gengibre Azul de Madagascar
Gengibre Azul de Madagascar

Até aqui falamos da planta dichorisandra thyrsiflora e de sua utilização em cultivo caseiro. Mas vamos estender o relato a um produto cuja origem botânica vem de uma variedade do gengibre tradicional e cujos óleos essenciais do gengibre tornam-se benéfico para muitos fins medicinais bem como cosméticos.

O gengibre (gingiber officinalis roscoe) é uma planta herbácea perene tropical da família das zingiberaceae, cultivada a partir de um rizoma. Suas folhas são persistentes e lanceoladas, e suas flores são brancas e amarelas pontuadas com vermelho. Originalmente da Índia, o gengibre é usado na medicina tradicional e na culinária. Diz-se que teve virtudes afrodisíacas desde a Antiguidade.

O gengibre de Madagascar é extraído de cepas antigas que mostraram propriedades excepcionais em comparação com o gengibre clássico. Propriedades organolépticas:

Aparência: líquido móvel
Cor: amarelo pálido a marrom
Odor: picante, fresco, aromático, ligeiramente limão
Peças destiladas: Rizomas
País de produção: Madagascar
Densidade: 0,87 a 0,896
Quirótipo/composição: zingiberene, beta sesquiphellandrene

Suas propriedades são utilizadas como estimulante geral, tônico sexual, afrodisíaco, aperitivo, estomacal, carminativo, tônico digestivo, laxante leve, cura das mucosas digestivas, analgésico, anti-inflamatório, antiespasmódico, antitússico, anticatarral, expectorante.

Suas indicações são para fadiga sexual, andropausa, lentidão digestiva, flatulência, constipação, fígado sobrecarregado, reumatismo, contratura muscular, bronquite crônica, catarro, enjoo, náusea, etc.

O Tesouro Cosmético Da Chanel

Cosmético Da Chanel
Cosmético Da Chanel

Utilizada em medicamentos tradicionais, esta planta também é o produto estrela dos cuidados com a pele da chanel. Para cultivá-lo, a marca assumiu um compromisso duradouro em nome do planeta e da humanidade em Madagascar. Conheça a reportagem de Mariana Grépinet acompanhada de Bera, uma guardiã da reserva da chanel em Madagascar:

“Calça de moletom azul, camisa bege e chapéu de lona usado, Bera, 52 anos, bronzeada pelo sol, é a guardiã do tesouro. Além disso, ele mantém seu molho de chaves sempre nele, no bolso. A partir de agora, a cabine de madeira colocada sobre palafitas a 2 metros de sua cabana é fechada por dois cadeados. Uma precaução irrisória. Dez dias atrás, 300 quilos de seu ouro azul desapareceram. Um golpe dos “bobs”, jura Bera. Os “bobs” são esses traficantes que gravitam em torno do canteiro de obras que conectará Moramanga, a sede do condado, a Tamatave, o porto na costa leste.”

“Há um ano, a colina de Batuvy, “a colina de ferro” em malgaxe, está sob ataque da Cherit, uma empresa multinacional especializada na extração de cobalto e níquel, responsável por esse projeto faraônico. Esses locais desfiguram a reserva de Vohimana, localizada a 150 quilômetros da capital, ou meio dia de táxi. “A parte mais difícil é não ouvir os gritos dos grandes lêmures que costumávamos ouvir, a partir das 3 horas da manhã”, diz Bera.”

“À noite, ao longo dos caminhos, a folhagem sussurra e, quando você tem sorte, pode ver os pequenos olhos brilhantes desses mamíferos com agilidade desconcertante, o menor dos quais, o microceb, pesa apenas 30 gramas. O equilíbrio frágil dessa floresta primária está ameaçado. Em um século, Madagascar perdeu 90% de sua floresta. Entre 1960 e 2000, Vohimana caiu pela metade. Também é culpa da tradição do “tavy”, proibida desde os primeiros anos do século 20: árvores velhas são queimadas para cultivar arroz.”

As Propriedades Anti-Envelhecimento Do Gengibre Azul

Bera envia um dos camponeses para abrir a preciosa cabana. De um grande saco de estopa, o último retira um punhado de rizomas. Raízes bege, um pouco menores e mais murchas, talvez, do que seus primos asiáticos. Gengibre “azul”? Esta variedade endêmica deve seu nome à tonalidade cinza-azulada clara que é usada quando cortada. Um etnobotânico do chefe do departamento de pesquisa da Chanel foi o primeiro a examinar suas propriedades.

Esse cientista louco que viajou pelo mundo em busca de novas matérias-primas para os produtos de cuidado da casa grande conheceu Olivier Berha, fundador da ONG Franco-malgaxe Man e o meio ambiente. Objetivo: aumentar os recursos da ilha para torná-la uma fonte de desenvolvimento. Olivier sugere que o pesquisador se interesse por essa planta, usado localmente na medicina tradicional por suas propriedades curativas. Os primeiros testes confirmam as propriedades antioxidantes.

Anti-Envelhecimento Do Gengibre Azul
Anti-Envelhecimento Do Gengibre Azul

“Essa variedade possui duas moléculas-chave para formar um escudo sobre a pele: shogaols e gingerols, que são dois polifenóis altamente concentrados”, explica Marie-Hélène Lair, diretora de comunicação científica da Chanel. Eles irão protegê-lo e bloquear a propagação de radicais livres, fontes de envelhecimento. ” diretor de comunicação científica da Chanel. Eles irão protegê-lo e bloquear a propagação de radicais livres, fontes de envelhecimento. ” diretor de comunicação científica da Chanel. Eles irão protegê-lo e bloquear a propagação de radicais livres, fontes de envelhecimento.”

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *