Home / Plantas / Como Fazer E Preparar Óleo De Alecrim Para Cabelos E Varizes

Como Fazer E Preparar Óleo De Alecrim Para Cabelos E Varizes

A natureza pode nos oferecer qualquer coisa. E, isso é fato. Quando se trata, por exemplo, de plantas com alguma propriedade medicinal, o que não faltam são possibilidades das mais variadas. No caso do alecrim, existe um óleo feito à base dele e que é muito bom para os cabelos e para as varizes.

Vamos aprender como fazê-lo?

Como Fazer O Óleo De Alecrim?

Antes de qualquer coisa, um aviso: ao contrário do azeite de alecrim (que também possui propriedades muito boas), o óleo de alecrim não é consumível na forma de alimento, ok? Aviso dado, vamos ao modo de preparar esse produto.

Primeiro, você vai precisar basicamente dos seguintes ingredientes: óleo de milho ou de girassol e alguns ramos de alecrim fresco ou seco. As quantidades, independente se a erva for fresca ou seca, são as seguintes: 3 ou 4 ramos de alecrim para cada 3 xícaras de óleo.

Já o modo de preparar, é bem simples, bastando aquecer os ramos no óleo. Este precisa ficar no fogo por, pelo menos, uns 5 minutos antes de ser adicionado o alecrim. Quando os raminhos da erva murcharem, mantenha o fogo acesso por mais uns 2 minutos, e desligue.

Coe tudo depois, e com o auxílio de um funil, guarde o óleo que resultou da mistura em frascos de vidro que possam ser tampados.

Quais Os Benefícios Do Óleo De Alecrim Para Os Cabelos?

Esse óleo é excelente para ser usado em cabelos que sejam oleosos, além de apresentar funções anticaspa muito eficientes. Em suma, trata-se de um produto que pode servir perfeitamente como tônico capilar.

A partir do momento em que esse óleo é usado em xampus e condicionadores em geral, ele confere mais brilho aos cabelos, além de promover o crescimento e a prevenção à queda dos fios. Para usá-lo com esse objetivo, basta adicionar algumas poucas gotas desse óleo nos produtos que você usa.

Óleo De Alecrim Para Os Cabelos
Óleo De Alecrim Para Os Cabelos

Como esse preparado à base de alecrim também é rico em vitaminas de vários tipos, ele confere mais firmeza aos fios capilares, deixando-os mais resistentes.

E, não se preocupe com o cheiro, pois o alecrim confere ao óleo um aroma bem agradável, fazendo com que ele possa ser usado em qualquer parte do corpo, inclusive, nos cabelos.

E, Para as Varizes? Quais as Vantagens?

As varizes não são apenas desagradáveis no sentido estético da coisa, como também podem ser bastante perigosas para a saúde, especialmente se elas evoluírem para um quadro de tromboflebite, um problema que obstrui a corrente sanguínea até que os tecidos morrem.

Ou seja, quando a situação está num estágio bastante avançado, nenhum óleo irá ajudar, e por isso, é recomendável o uso desse óleo de alecrim como amenizador dos desconfortos, unido a um tratamento com especialistas na área médica. E, além de servir como tratamento adicional, você pode usar o produto como prevenção para a enfermidade.

Óleo De Alecrim Para Para Varizes
Óleo De Alecrim Para Para Varizes

A principal vantagem do óleo de alecrim é que ele funciona não somente como calmante, mas também como um forte anti-inflamatório, o que acaba por normalizar o sistema hematopoiético. Também ajuda a fortalecer as paredes dos vasos, aumentando a imunidade geral de quem usa esse produto.

Para a aplicação do óleo em si, há muitas maneiras de fazer isso. Ressaltando que a duração de cada tratamento é de 10 a 30 minutos, num período que pode ir de 4 a 8 semanas, a depender do estágio do problema. A aplicação tem que ser feita a cada 2 dias, mas em casos mais complicados, o mais recomendado que seja feita uma aplicação diária.

Entre os métodos de uso mais comuns desse óleo, podemos destacar: massagens, banhos, moagens, envoltórios e compressas.

E Qual O Melhor Jeito De Aplicar O Óleo De Alecrim Sobre as Varizes?

A chamada moagem, ou simplesmente ao processo que consiste em esfregar o óleo na área afetada possui um dos melhores efeitos curativos entre todos os métodos. Você pode simplesmente adicionar esse óleo a algum creme nutritivo, e esfregar nas partes da pele que estejam mais afetadas.

Após colocar o produto, é necessário descansar por, pelo menos, uns 30 minutos, pois somente dessa maneira o creme será absorvido pela pele e irá agir diretamente nas varizes. Caso esse problema esteja nas penas, é importante que, durante esse tempo, elas fiquem suspensas.

Fora a moagem, alguns banhos com água morna ajudam a combater a enfermidade. Pra isso, basta colocar na água no banho sal marinho e algumas gotas do óleo de alecrim. Você pode aproveitar e adicionar outros óleos essenciais, como hortelã e jasmim, para potencializar os efeitos positivos. Esses banhos devem ser tomados de 4 a 5 vezes por semanas, durando cerca de 15 minutos cada um.

Outros Benefícios Do Óleo De Alecrim

Benefícios Do Óleo De Alecrim
Benefícios Do Óleo De Alecrim

Além de ser um ótimo produto para cuidar dos cabelos, e para combater um problema tão complicado quanto as varizes, o óleo de alecrim possui outras propriedades igualmente interessantes. Uma delas é de melhorar a memória, já que ele consegue estimular o sistema nervoso, o que ajuda tanto na memória, quanto na concentração e no poder de raciocínio.

Ele também é um antibiótico natural, podendo ser usado para combater qualquer tipo de infecção causada por bactérias, como as urinárias, por exemplo. Esse óleo também pode diminuir a atividade de alguns tipos de vírus, como é o caso do vírus da herpes. Com isso, ele acaba ajudando também a fortalecer o sistema imunológico.

Por fim, esse óleo pode aliviar dores de cabeça, especialmente se essa dor for proveniente de estresse. Isso se deve ao fato de eu o alecrim pode diminuir a liberação do chamado cortisol, hormônio causador do estresse. Nesse caso, basta aplicar algumas gotas do óleo nas partes doloridas, e massagear. Lembrete: use esse óleo com outro de outra substância para potencializar seu efeito.

Só ressaltando aqui mais uma vez que esse óleo não é comestível, ou seja, até mesmo para esses outros benefícios, ele precisa ser usado de forma a ser inalado. A melhor maneira para isso é colocar algumas gotas dele em uma xícara com água fervente, e inalar a fumaça. Dessa forma, aproveita-se ao máximo os benefício de mais esse artifício que a natureza nos deixou.

Veja também

Amarílis Beladona Falsa: Características, Nome Científico e Fotos

Uma planta muito conhecida e apreciada, a amarílis beladona exige uma série de cuidados durante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *