Home / Plantas / Como Cuidar da Planta Viburno: Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Planta Viburno: Fazer Mudas e Podar

O viburno (nome científico Viburnum tinus) é uma planta que cresce em forma de arbusto e pertence à família das Caprifoliaceae. Ele também pode ser conhecido em algumas regiões por laurotino. A planta tem origem no continente asiático e possui um caule de cor escura e folhas perenes. Para conhecer algumas dicas para que o seu viburno cresça saudável e exuberante continue acompanhando nosso artigo.

O vegetal possui folhas com uma cor mais escura e que apresenta um aspecto muito brilhante. Já as flores são brancas, possuem cinco pétalas e um aroma muito agradável. Elas costumam surgir logo no início da primavera e seguem até a estação do verão. Podem chegar a alcançar cinco metros de altura e são usadas amplamente na decoração de ambientes internos e externos. O viburno pode ser encontrado atualmente na América, Ásia e África.

Já os frutos da planta são redondos, achatados e aparecem nas cores azul, preta e roxo. Algumas espécies podem ser, inclusive, consumidas pelos seres humanos e por diversos animais.

Como Cuidar e Cultivar Viburno

A viburno necessita de um local bem adubado e drenado para se desenvolver. Algumas espécies podem apreciar solos mais úmidos. Para o plantio adequado, cave um buraco fundo e coloque a muda. Em seguida preencha com terra. Não esqueça que a terra deve ser rica em adubo e deve possuir um sistema eficiente de escoamento de água.

Outro cuidado muito importante é fazer a remoção de galhos mortos logo após a floração. A retirada de ramos quebrados ou doentes pode fazer com que a planta cresça com mais intensidade.

Viburnum Tinus

Suas folhas podem trazer um visual incrível no período do outono e suas flores coloridas podem atrair muitos diversos insetos. Algumas espécies de viburno podem se adaptar muito bem em climas mais frios, sendo uma boa opção caso você more em um local onde o inverno é mais rigoroso.

Plantas Muito Resistentes

São plantas sempre lembradas pela sua resistência ao ataque de doenças e pragas. Para obter resultados mais satisfatórios no cultivo de viburno, procure escolher mudas novas, já que elas são mais adequadas para a realização dos transplantes. Podem se desenvolver muito bem em vasos e a melhor época para o plantio é a primavera. Podem crescer em forma de árvores ou arbusto e suas formas podem garantir um visual incrível para a sua casa.

O viburno foi encontrando pela primeira vez no continente asiático. Hoje são cultivados em todo o mundo e sempre atraem muitas aves e outros tipos de animais. Conheça algumas das espécies mais conhecidas dessa planta:

Viburnum dentatum

Geralmente encontradas em pântanos e florestas mais densas, essa espécie aprecia locais úmidos. Precisa de sol intenso ou meia sombra para o desenvolvimento. Além disso, apresentam flores brancas na estação da primavera. Suas folhas são verdes durante a maior parte do tempo e avermelhadas nas proximidades da queda. Já os frutos podem ser consumidos por diversas espécies de aves.

Viburnum Dentatum

Virbunum nudum

Apreciam meia sombra, sol pleno e suas florescências aparecem no outono. As frutas garantem um colorido a mais para a planta e o arbusto formado é muito exuberante.

Virbunum Nudum

Viburnum lantanoides

Encontradas com mais frequência no continente norte americano, elas possuem crescimento mais desordenado que as demais espécies. Apreciam áreas úmidas e alguns bosques.

Viburnum Lantanoides

Viburnum acerifolium

É a espécie que mais tolera sombra. O Viburnum acerifolium costuma atrair uma grande quantidade de borboletas.

Viburnum Acerifolium

Viburnum trilobum

Possuem pequenos frutos que lembram muito as cerejas. O desenvolvimento no inverno pode acontecer e as áreas mais quentes devem ser evitadas. Além disso, o fruto pode ser consumido pelos seres humanos e, inclusive, utilizado na produção de gelatina. A espécie não se adapta muito bem em regiões litorâneas devido à quantidade de sal que existe nesses ambientes.

Viburnum Trilobum

Curiosidades Sobre a Viburno

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta tão versátil? Confira!

  • São quase duzentas espécies de viburno em todo o mundo. Sempre existe uma que vai se adequar com o espaço da sua casa. A maior parte das espécies adoram sol intenso, mas também podem se desenvolver bem em áreas de meia sombra.
  • Já o solo precisa ser bem adubado e com um Ph que não deve passar dos 6,6.
  • São plantas super resistentes e dificilmente apresentam pragas ou doenças, o que facilita muito o seu cultivo.
  • Suas flores são brancas ou rosas. Elas apresentam um aroma muito agradável. Podem formar cachos e transformar o seu jardim em um verdadeiro espetáculo. Já os frutos da espécie podem ser apreciados por diversos animais, inclusive, pelos seres humanos.
  • Algumas espécies de viburno podem sobreviver bem em períodos de estiagem. Já a poda, deve ser realizada apenas para retirar as partes doentes e mortas da planta ou para conservar o seu tamanho.
  • Em Portugal, o viburno é conhecido como folhado. Ele pode chegar a alcançar cinco metros de altura. Essas plantas são ideais para quem quer preencher uma área grande nos jardins, já que não exigem grandes cuidados. Outra informação importante sobre o viburno é quem o seu crescimento é lento.
  • Opte por comprar mudas já desenvolvidas para um melhor desempenho da planta.

Ficha Técnica da Viburno

Seu nome científico é nome científico Viburnum tinus

O desenvolvimento pleno acontece com mais frequência em áreas com sol pleno, mas ele também pode crescer em meia sombra.

O adubo é essencial para o crescimento da planta viburno. A irrigação deve ser frequente e é preciso cuidado com a drenagem para evitar o apodrecimento do vegetal.

O vegetal se desenvolve plenamente em áreas mais frias.

Algumas espécies de viburno produzem flores com um perfume delicioso. Já os frutos podem ser consumidos pelos seres humanos.

Geralmente não toleram solos pobres em matéria orgânica.

Nosso artigo encerra por aqui! Continue acompanhando nossas novidades sobre plantas animais e natureza aqui no Mundo Ecologia. Não esqueça de compartilhar nossos conteúdos nas suas redes sociais e de nos enviar um comentário, caso tenha surgido alguma dúvida sobre esta espécie. Esperamos te encontrar sempre por aqui! Até mais!

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *