Home / Plantas / Como Cuidar da Planta Rabo-de-Gato, Fazer Mudas e Podar

Como Cuidar da Planta Rabo-de-Gato, Fazer Mudas e Podar

Os nomes populares das plantas geralmente não fazem qualquer sentindo. É como no caso das Acalypha reptans, a espécie rasteira que é típica de florestas na Índia. A rabo-de-gato, como é conhecida, tem as flores bem peludinhas, lembrando mesmo os rabos dos felinos.

Contudo, outro nome bem popular da planta é rabo-de-rato. Estranho, não? Assim, sempre vem uma pergunta: de onde os populares tiraram esse termo tão peculiar? Como foram optar justamente por um animal que possui o rabo tão pelado?

É nesse momento que entender um pouquinho de latim faz toda a diferença. A palavra “reptans” significa “rastejante, rasteiro”. Este é um comportamento típico de várias plantas usadas para forração.

Quer saber um pouco mais sobre os cuidados com a rabo-de-gato? Pois não deixe de ler todo o artigo para descobrir.

Descrição da Rabo-de-Gato

A bela Acalypha repens, como citado acima, é conhecida por muitos outros nomes mais populares, como rabo-de-rato, por exemplo. Mas não podemos esquecer-nos dos termos acalifa-rasteira ou apenas acalifa. Pertencente ao gênero Acalypha, suas inflorescências se mostram avermelhadas, com a textura semelhante a de um urso de pelúcia.

As inflorescências que lembram o rabo do felino são alongadas, daí seu nome tão peculiar e popular utilizado. A folhagem é denteada e se mostra em grande quantidade, densa e baixa. Pode ser usada como planta de forração, bem como em jardineiras.

Planta Rabo de Gato

O Nome Popular

Para diversas pessoas o nome rabo-de-gato não condiz com sua aparência, nem tem sentido ao se relacionar com a planta. Essa espécie de Acalypha é o tipo rasteira, podendo ser encontrada com grandes quantidades em florestas no país indiano. Essa nomeclatura foi dada em referência as suas flores que lembram, de uma maneira ou de outra, o rabinho do felino. Entretanto, este provavelmente é um felino bastante bravo e selvagem.

A alta resistência desses “rabinhos” que acabam nascendo como inflorescência na rabo-de-gato é mesmo incrível. Para que se tenha uma ideia, os ditos “rabos” ocorrem durante todo o ano. Uma única ressalva que se tem acerca da espécie é que ela não suporta geadas mais fortes.

Planta Para Forração

Algo realmente curioso e interessante é o fato do rabo-de-gato poder ser utilizado como um tipo de plantação para forração. Por exemplo, esta é uma forma de grama.

Seu uso nesse sentido se dá nos canteiros ou até mesmo nos vasos ou pendurados, já que sua raiz não necessita de muito mais que 15 cm de solo para ter seu crescimento bem sucedido.

Por serem bastante resistentes, oferecendo uma ótima cobertura, essas plantas podem ser usadas em vasos ou canteiros com outras espécies. A combinação inusitada tem como objetivo um acabamento bem mais bonito. Assim, também é possível ajudar a terra a ficar mais molhada por bem mais tempo.

Acalypha Reptans

Tutorial de Cultivo da Rabo-de-Gato

Etapa 1 – Escolher o local

Para ter uma linda rabo-de-gato florescendo de forma saudável, é preciso escolher bem o local que tenha bastante sol. Dessa forma é possível cultivá-la corretamente. O solo tem que ser enriquecido com uma matéria orgânica e permeável, devendo ter umidade suficiente.

Etapa 2 – Preparar o Canteiro

A segunda etapa de cultivo ocorre preparando o canteiro. Cuide para que a terra seja limpa de ervas daninhas, plantas mortas, bem como inços.

Etapa 3 – Revolver a Profundidade

Para ter uma planta sendo cultivada de maneira correta, você deve revolver o solo em sua profundidade. Ele deve ter aproximadamente de 15 até 20 cm. Posteriormente, é preciso acrescentar um esterco, daqueles de curral, que esteja bem curtido. A quantidade é de cerca de 3 kg/m2.

Etapa 4 – Colocar Areia

Um solo mais argiloso, pode encontrar dificuldades de absorção da água. Assim, ajude, adicionando um pouquinho de areia, das de construção mesmo, para que a terra fique mais porosa.

Etapa 5 – As Mudas

Para que o cultivo do rabo-de-gato seja assertivo, compre as mudas de um fornecedor confiável. Você encontrará caixas que contenham 15 unidades em cada uma.

Etapa 6 – Espaçar Uma Muda da Outra

Um espaçamento ideal tem aproximadamente 15 cm. Faça esse espaçamento de maneira que as mudas permaneçam em linhas desencontradas, especialmente caso os canteiros sejam usados para se fazer forração.

Caso queira usar sua rabo-de-gato em bordas no canteiro será preciso cultivá-la com o espaçamento aproximado de 12 até 15 cm de uma muda para outra.

Etapa 7 – Acomodar a Muda

Para se acomodar as mudas dessa planta é preciso abrir um pequeno buraco no solo. Revolva a terra, apertando a muda de leve. Assim, ela ficará fixa em seu lugar.

Etapa 8 – Regar

Assim que terminar seu plantio, será preciso regar a plantinha regularmente, mas sem encharcar.

Rabo-De-Gato: A Planta Rasteira Que Serve Para Várias Utilidades

Rato ou gato, os “rabinhos” avermelhados surgem todo o ano. Como citado, elas são bastante resistentes, tendo apenas problemas com fortes geadas. A espécie geralmente é cultivada tal como sendo uma grama, em canteiros e até nos vasos, como espécie pendente. As suas raízes, felizmente, não precisam de mais do que 10 até 15 cm para se desenvolverem.

A rabo-de-gato é bem útil como pano de fundo para as plantas com maior porte. Ela cria um tipo de acabamento bem bonito, ajudando ainda com a manutenção das terras úmidas por um tempo muito mais longo.

Como Precisa Ser a Adubação, o Solo e Regas

Cultive a planta sob um sol pleno, bem como em terra fértil. Se o solo estiver muito argiloso, como comentamos, ele cria uma forma de pasta ao ficar molhado, o que dificulta uma boa penetração da rega.

Acrescente uma quantidade considerável de areia para construção e jardim, tornando-o bem mais poroso. Entretanto, preste bastante atenção com as adubações que fizer. Se for em excesso, elas podem queimar a folhagem, especialmente nos casos em que houver borrifação em horários com o sol mais forte.

Rabo de Gato em Vaso

Faça a rega da rabo-de-gato todos os dias, mantendo o solo sempre úmido. Mas é preciso lembrar do velho ditado quando for fazer isso: “gato escaldado geralmente possui medo d’água”. Se você encharcar suas flores poderá estimular um aparecimento dos fungos. Pior ainda, pode ser que as raízes apodreçam. Cuide bem da sua planta para ter um rabinho bem bonito.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *