Home / Plantas / Como Conservar O Gengibre Mais Tempo?

Como Conservar O Gengibre Mais Tempo?

O gengibre é um tipo de planta herbácea, da família das Zingiberaceae, que tem sua origem na Ilha de Java, Índia e China na Ásia. Essa herbácea acabou sendo muito difundida no mundo pelas regiões tropicais.

O gengibre é popular no mundo todo, sobretudo, pelas suas diversas maneiras de uso. Ele é bastante utilizado, por exemplo, na medicina japonesa como óleos de massagem, na medicina chinesa como uma forma de combater a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dores abdominais.

O gengibre apresenta, ainda, ação antioxidante e anti-inflamatória é recomendado para pessoas que padecem de refluxo.

Já na gastronomia o gengibre é muito utilizado em países asiáticos para temperar frango e fazer conservas. Em países anglo-saxões, a sua presença se dá na produção de biscoitos típicos de natal (conhecidos como gingerbread). Ele é muito utilizado também para fazer chás e faz parte da confecção de drinks, como o Moscow Mule.

Você utiliza também o gengibre no seu dia a dia? Que tal então saber Como conversar o gengibre por mais tempo e outras informações interessantes? Fique por aqui!

Conservando O Gengibre Na Geladeira

Por conta de todos esses fatores, seja o uso na medicina ou na gastronomia, criou-se um grande interesse em manter o gengibre em bom estado o mais tempo possível. É muito rara a utilização de uma peça inteira de gengibre de uma vez. O mais comum é necessitar de pequenos pedaços aos poucos, de acordo com a receita ou doença que se tem.

Para ter melhores condições de conservação é necessário escolher o gengibre mais fresco e começar o preparo logo após ter comprado ele. Os gengibres mais frescos possuem uma fragrância fresca e picante, e sua casca é bem lisa. Ele deve ser “pesado” e firme quando você o segurar. Não escolha os gengibres que estiverem enrugados ou um pouco moles, porque esses já não são frescos.

É importante frisar que não deve ser escolhido nenhum gengibre que esteja molhado, úmido ou que apresente mofo, porque estes já estão comprometidos e não vão durar muito.

Na geladeira, o gengibre pode ser guardado por até três semanas. Se você calcular que esse tempo não for suficiente para que use toda a peça de gengibre que tem, o melhor então é congelar o restante.

E para conservar o gengibre por mais tempo, siga as seguintes recomendações:

– Guarde o gengibre em um saco plástico vedado. Ele pode ser colocado com casca no saco, o mais importante é retirar todo o ar, pois acaba fazendo o processo de decomposição.

– Depois de colocar o gengibre no saco plástico, escolha a gaveta de vegetais da geladeira para armazená-lo. Assim, ele vai continuar crocante e fresco por várias semanas.

– Se você já tiver descascado o gengibre e então decidir colocá-lo na geladeira, faça o mesmo processo, porém saiba que ele não vai durar tanto tempo como seria com a casca.

Armazenando Gengibre
Armazenando Gengibre

– Ainda no armazenamento na geladeira para conservar por mais tempo o gengibre, você pode optar por deixar o gengibre com casca e colocar em volta dele, envolvendo-o, um papel toalha para evitar que ele fique exposto ao ar ou com partes descobertas, e em seguida guardar o gengibre num saco de papel, novamente tirando todo o ar do saco e guardando ele na gaveta de frutas.

Este outro método para armazenamento na geladeira é o que demanda menos apetrechos, mas é o mais rápido e fácil. Ele serve para quem vai utilizar em pouco tempo o gengibre. Coloque o que sobrou do gengibre em um saco de papel e guarde-o na gaveta de verduras.

Uma solução mais elaborada para conservar o gengibre é guardar ele fresco e descascado em uma jarra ou qualquer recipiente que esteja lacrado, submergindo-o em uma aguardente ou então num líquido ácido. Podem ser utilizados diversos tipos de líquidos para essa solução, como por exemplo:

  • Vodka;
  • Saquê;
  • Vinagre de arroz;
  • Xerez seco;
  • Vinho de arroz;
  • Suco de limão fresco

Observação: vale saber que o ingrediente mais utilizado é a vodka ou então o xerez e que a vodka apresenta os melhores e mais duradouros resultados, mas, pode alterar pouco o sabor do gengibre.

Como Conservar O Gengibre No Congelador

Quem escolhe armazenar o gengibre no congelador geralmente não faz um uso frequente da planta. O método mais eficiente para esse armazenamento de conversação é o que usa papel filme. Aprenda:

– Enrole o gengibre ainda com a casca em um pedaço de plástico filme PVC, cobrindo-o completamente (indicado dar 2 voltas).

– Após isso, você deve colocar ele dentro de um saco plástico de armazenamento que tenha a opção de ser lacrado, tirando sempre o ar extra. Desta forma você terá o gengibre fresco por meses.

Características Gerais Do Gengibre

O gengibre é uma planta pode atingir até 1 metro de altura, tendo folhas verdes escuras que nascem a partir de seu caule de grande espessura, duro e subterrâneo – o rizoma. O gengibre possui flores, que tem a característica de serem tubulares, de cor amarelo claro e com formato de espigas retas.

Classificação Científica Do Gengibre

A classificação cientifica oficial do gengibre é:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Liliopsida
  • Ordem:  Zingiberales
  • Família: Zingiberaceae
  • Género: Zingiber
  • Espécie: Z. officinale
  • Nome Binominal: Zingiber officinale
    Gengibre em Conserva
    Gengibre em Conserva

Curiosidades Sobre O Gengibre

Agora que você conhecer 2 formas eficientes de Como conservar o gengibre mais tempo, confira algumas curiosidades bem interessantes!

  • Outra forma de chamar o gengibre no Brasil é “mangarataia”.
  • Como já fora citado, o gengibre é uma planta herbácea. É comum que as pessoas o confundam com uma raiz, devido ao seu aspecto.
  • Sabe de onde vem o toque picante do gengibre? Vem de um agente que a planta tem chamado de “gingerol”. Além de conferir o sabor peculiar dessa planta, essa substância tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, que podem proteger o nosso organismo de diversas bactérias e fungos.
  • O gengibre ajuda na perda de peso. Isso porque ele tem funções de acelerar o metabolismo, o que estimula a queima de calorias.
  • No Brasil, aponta-se que o gengibre chegou durante no século XVI, por meio dos colonizadores europeus.
  • Um dos estados que é considerado o maior produtor de gengibre no Brasil é o Espírito Santo.

Atenção! O gengibre tem diversas propriedades, mas algumas pessoas devem consultar m profissional antes de consumir a planta, em especial, em excesso. O gengibre pode ser contra indicado, por exemplo, para pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, pois há riscos de hemorragia. Pessoas que têm pressão alta devem consumir o gengibre com orientações médicas (o mesmo vale para gestantes).

 

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.