Home / Plantas / Cogumelo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Cogumelo Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

O cogumelo é uma espécie de fungo muito conhecida, várias pessoas usam cogumelos na área da gastronomia fazendo receitas mais específicas e chiques.

Porém há algumas espécies desse fungo que podem ser venenosas e afetar muito a saúde de quem consumir, por conta disso caso você for comprar um cogumelo em algum lugar que não seja no mercado, certifique se de que o cogumelo é de uma espécie comestível e que não vai afetar em nada a sua saúde. São chamados de
cogumelos os fungos que fazem parte do Reino Fungi e que pertencem aos Filos Ascomycota e Basidiomycota, esses fungos são bastantes variados e possuem cores, tamanhos e formas bem diversificadas.

Nesse texto nós vamos falar sobre algumas curiosidades e fatos interessantes dos cogumelos, como por exemplo, o que são os Cogumelos comestíveis, se eles podem afetar a saúde humana de alguma forma ou não, vamos falar também dos estudos realizados para descobrirem mais sobre os cogumelos medicinais e para finalizar mas não menos importante vamos falar como que os Cogumelos podem ser usados em áreas religiosas.

Curiosidade 1: Cogumelos Comestíveis

Os cogumelos comestíveis são aqueles considerados livres de agentes que podem ser tóxicos para nossos corpos. Esses podem nascer tanto embaixo da terra (chamados de hipógeos) quanto em cima da terra (chamados de epígeos), estes aqui já vão poder ser retirados diretamente com a mão. Esses cogumelos comestíveis podem ser de fungos silvestres ou cultivados, muitas vezes quando procuramos uma espécie de cogumelo nos mercados e não achamos com muita facilidade é bem provável que essa espécie procurada seja cultivada e que ela seja
recolhida em menores quantidades.

Os cogumelos são bastante consumidos pelos humanos por conta de seu grande valor nutricional e também pelo seu valor medicinal. Entre os cogumelos que são comestíveis há as espécies mais usadas para a área de gastronomia (cogumelo comestível) , outras mais usadas na medicina (cogumelo medicinal) e outras espécies usadas para as áreas religiosas (cogumelos alucinógenos).

Em algumas ocasiões em que combinamos uma espécie de cogumelo considerada venenosa com alguns outros ingredientes pode ser quee ela se torna adequada para consumo.

Curiosidade 2: O Cogumelo Comestível Pode Fazer Mal a Saúde?

Caso você esteja com essa dúvida se pode ocorre do cogumelo comestível afetar a saúde de alguém, esse é o tópico ideal e que vai te dar a resposta para essa pergunta.

O comestível pode afetar sim a saúde de um humano, por alguns fatores como, a pessoa pode ter uma reação alérgica igual ela pode ter com qualquer outro tipo de alimento, ou em outros casos se o cogumelo for armazenado de forma incorreta isso pode acabar gerando uma intoxicação alimentar.

Cogumelo Comestível
Cogumelo Comestível em Cima da Mesa

Por conta desses fatores, é muito importante que você se certifique qual é a espécie de cogumelo que você está adquirindo e se ela é uma espécie comestível ou não, caso seja uma espécie comestível mas mesmo assim ocorra de você ter uma reação alérgica é dee xtrema importância que o médico seja consultado.

Curiosidade 3: Os Cogumelos Medicinais Funcionam Mesmo?

Há cerca de 50 anos o uso dos cogumelos na medicina é estudado, na medicina popular ele é bastante usado no lado do Oriente há alguns milhões de anos já. Pesquisadores estão estudando se os cogumelos medicinais conseguem mesmo interromper o crescimento de tumores e melhorar os aspectos imunitários.

Atualmente os estudos focados nos cogumelos medicinais estão sendo realizados para confirmarem se o suas cogumelos medicinais possuem mesmo ou não atividade anticancerígena, atividades hipoglicêmica e atividades anti patogênica.

Pesquisas recentes afirmam que o cogumelo conhecido popularmente como cogumelo Ostra possui uma substância que controla o colesterol, essas pesquisas também mostraram que várias espécies de cogumelo produzem vitamina D quando são expostas a luz ultravioleta.

Curiosidade 4: Como Os Cogumelos São Usados Em Rituais Religiosos

Como já citamos acima neste mesmo texto, há algumas espécies de cogumelo que são usados para áreas religiosas, mais especificamente em alguns rituais.

A espécie de cogumelo chamada cientificamente como Psilocybe é muito usado em rituais que ocorrem mais na região do México e em suas proximidades. Outra espécie muito usado em rituais também é a Amanita Muscaria, essa é uma espécie mais utilizada em rituais praticados na região da Sibéria.

Curiosidade 5: Os Cogumelos Podem Ser Vistos Como Deuses Em Algumas Religiões?

Por incrível que pareça e por mais curioso, os cogumelos podem ser sim vistos como deuses em algumas religiões ou podem ser vistos também como figuras importantes.

Os cogumelos que são considerados sagrados são aqueles que nascem por meio de estercos de gado, esses foram usados durante muitos anos em cerimônias e rituais de diversos povos, esses povos eram por exemplo os astecas, os maias e os mazatecas, esses povos viviam no México. Os Astecas eram muito ligados aos Deuses das plantas, em rituais ou cerimônias importantes os cogumelos e outros tipos de plantas eram servidos com
chocolate ou mel.

Para os curandeiros que faziam parte dos povos Mazatecas, os cogumelos eram realmente vistos como seres sagrados.

Curiosidade 6: Qual Foi a Origem Dos Cogumelos?

Espécies de Cogumelos
Espécies de Cogumelos

Se você leu o texto até aqui e ficou curioso para saber qual é a origem dos cogumelos, chegou a hora de descobrir.

Tudo começou lá pela região do México, da Guatemala e da Amazônia quando os curandeiros e religiosos usavam os cogumelos para rituais. Porém a primeira referência do uso de cogumelo em rituais foi achado em um livro de 1502, esse
livro relatava o acontecimento de uma festa feita para o último Imperador Asteca.

Quando os conquistadores espanhóis chegaram na região e viram que o cogumelo era considerado uma droga alucinógena, eles se assustaram com os efeitos que essa droga poderia ter e logo proibiram a droga e a religião nativa de lá da região. Após os espanhóis conquistarem essa região uso de cogumelos para rituais aconteciam apenas na Serra de Oaxaca.

Após vários anos, apenas na década de 70, os cogumelos surgiram na Europa como ingrediente fundamental para uma sopa instantânea que se tornou típica do continente.

Imperador Asteca
Imperador Asteca

Essa é a suposta origem do cogumelo, essa teoria de origem do cogumelo foi formulada através de estudos e pesquisas que acabaram achando relatos feitos pelos povos antigos.

Quer saber ainda mais informações sobre outros temas relacionados à Biologia? Leia também em nosso site: Quais são os predadores do golfinho e seus inimigos naturais?

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.