Home / Plantas / Ciclo de Vida do Arroz: Como Funciona? Quanto Tempo Dura?

Ciclo de Vida do Arroz: Como Funciona? Quanto Tempo Dura?

A planta de arroz é uma grama anual que produz uma semente comestível , que é o arroz real. Cresce rapidamente e pode amadurecer desde sementes até uma colheita pronta para a colheita em 5 meses ou menos. O arroz é uma planta aquática e é comumente cultivada em campos alagados. Sua popularidade como item alimentar levou ao seu cultivo em escala global.

Ciclo de Vida do Arroz: Como Funciona? Quanto Tempo Dura?

Os tipos de arroz são arroz de baixa e alta altitude, arroz cultivado sob condições irrigadas controladas, arroz em águas profundas e arroz em áreas úmidas das marés, de acordo com o ecossistema onde são cultivados.  A planta de arroz geralmente leva de 3 a 6 meses, desde a germinação até a maturidade, dependendo da variedade e do ambiente.

O ciclo de vida do arroz começa com uma semente . A semente de arroz consiste no casco, uma camada protetora externa; o embrião, que forma a planta real; e o endosperma, uma parte rica em amido que fornece alimento para a semente quando ela começa a crescer. Quando a semente é semeada em condições aquosas, como um campo de arroz inundado, ela brota. O arroz cultivado é semeado na primavera.

As variedades de arroz podem ser categorizadas em dois grupos: as variedades de curta duração, que vencem em 105-120 dias, e as variedades de longa duração, que vencem em 150 dias. Uma variedade de 120 dias, quando plantada em um ambiente tropical, passa cerca de 60 dias na fase vegetativa, 30 dias na fase reprodutiva e 30 dias na fase de amadurecimento.

Agronomicamente, o ciclo de crescimento pode ser dividido em três estágios de crescimento: vegetativo, reprodutivo e amadurecido.

Estágio Vegetativo do Arroz

Estágio Vegetativo do Arroz
Estágio Vegetativo do Arroz

Durante o estágio vegetativo ocorrem o perfilhamento, aumento gradual da altura das plantas e emergência das folhas. O início do perfilhamento se dá quando a quinta ou sexta folha se desenvolvem.

O arroz de semente direta normalmente começa a perfilhar mais cedo que o arroz transplantado (nenhum dano durante o transplante).

As diferenças na duração do crescimento são devidas principalmente a diferenças no comprimento do estágio de crescimento vegetativo. (por exemplo, as variedades de maturação precoce apresentam estágios vegetativos curtos).

Demora 10 a 14 dias para que uma colheita complete a posição porque há uma variação na exaustão da panícula nos perfilhos da mesma planta e entre as plantas no mesmo campo.

Estágio de Germinativo do Arroz

A germinação no arroz ocorre quando os primeiros brotos e raízes começam a emergir da semente e a planta do arroz começa a crescer.  Para germinar, as sementes de arroz precisam absorver uma certa quantidade de água e serem expostas a uma faixa de temperatura de 10 a 40 graus Celsius. Isso interrompe o estágio de dormência da semente.

Quando plantada em solo alagado, a parte aérea é a primeira a emergir da semente, com as raízes se desenvolvendo quando a primeira parte atinge o ar.  Se a semente é plantada em solo não alagado, a raiz é a primeira a emergir da semente e depois da parte aérea.

Estágio Vegetativo do Arroz

A fase vegetativa é caracterizada pelo desenvolvimento de perfilhos e mais folhas, e um aumento gradual da altura das plantas. O número de dias que o estágio vegetativo leva varia de acordo com a variedade de arroz, mas geralmente está entre 55 e 85 dias.  A fase vegetativa inicial começa assim que a semente germina em uma muda e termina no perfilhamento.

O estágio de plântula começa logo após a primeira raiz e brotamento emergir e dura até pouco antes do primeiro leme aparecer. Durante esta fase, raízes seminais e até cinco folhas se desenvolvem.  À medida que a muda continua a crescer, mais duas folhas se desenvolvem. As folhas continuam a se desenvolver a uma taxa a cada 3-4 dias durante o estágio inicial.

Estágio de Germinativo do Arroz
Estágio de Germinativo do Arroz

A fase vegetativa tardia começa quando o perfilhamento começa, que se estende desde o aparecimento do primeiro perfilho até o número máximo de perfilhos. Isso normalmente acontece 40 dias após a semeadura.

Estágio de Perfilhamento do Arroz

O caule começa a se alongar mais tarde na fase de perfilhamento e para de crescer em altura pouco antes do início da panícula, cerca de 52 dias após a semeadura, o que também sinaliza o fim da fase vegetativa.À medida que a semente cresce, lança raízes que crescem no solo sob a água. As raízes ancoram e sustentam a planta e fornecem nutrientes do solo . As folhas também emergem e começam a crescer em direção à superfície da água.

No arroz cultivado, as mudas jovens são colhidas em cachos. Estes são então separados em plantas individuais e, em seguida, são replantados nos campos de arroz inundados em linhas espaçadas de maneira uniforme para permitir que a planta cresça em tamanho real. Isso melhora o rendimento das sementes que as plantas produzirão.

Estágio Reprodutivo do Arroz

O primeiro sinal de que a planta de arroz está se preparando para entrar em sua fase reprodutiva é um abaulamento do caule das folhas que oculta a panícula em desenvolvimento, chamada de estágio de “inicialização”. Em seguida, a ponta da panícula em desenvolvimento emerge do caule e continua a crescer. Diz-se que o arroz está no estágio de ‘posição’ quando a panícula está totalmente visível.

Arroz na Plantação
Arroz na Plantação

A floração começa um dia após a conclusão do título. Quando as flores se abrem, elas derramam seu pólen umas nas outras para que a polinização possa ocorrer. A floração pode continuar por cerca de 7 dias. A cabeça da flor , comumente chamada de espiga, produzirá de 100 a 150 pequenas flores . Cada flor é pequena e se forma ao longo de várias hastes longas e finas que irradiam para cima a partir do leme. Essas flores , depois de polinizadas, formarão sementes . Isso geralmente leva cerca de 30 dias para ser concluído.

Estágio de Amadurecimento do Arroz

A fase de amadurecimento começa na floração e termina quando a chuva está madura e pronta para ser colhida. Essa etapa geralmente leva 30 dias. Dias chuvosos ou temperaturas baixas podem prolongar a fase de amadurecimento, enquanto dias ensolarados e quentes podem encurtá-la. Os últimos três estágios de crescimento compõem a fase de amadurecimento.

O amadurecimento segue a fertilização e pode ser subdividido em estágios leitoso, de massa, amarelo, maduro e de maturidade. Esses termos são baseados principalmente na textura e cor dos grãos em crescimento. A duração do amadurecimento varia entre as variedades de cerca de 15 a 40 dias. O amadurecimento também é afetado pela temperatura, com variação de cerca de 30 dias nos trópicos a 65 dias em regiões temperadas frias.

Amadurecimento do Arroz
Amadurecimento do Arroz

Uma vez completamente maduras, as sementes podem ser colhidas como alimento. As plantas restantes morrem para completar o ciclo de vida. As plantas de arroz cultivadas comercialmente, uma vez colhidas, são geralmente cultivadas de volta ao solo .

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *