Home / Plantas / Ciclame Com Folhas Amareladas e Secas, Como Resolver?

Ciclame Com Folhas Amareladas e Secas, Como Resolver?

Essa espécie de planta é de origem grega. Sua florescência é de março a outubro e é encantadora. Usada para a jardinagem, ornamentação, arranjos e canteiros. Suas folhas verdes escuras e rusticas contrastam com a delicadeza das flores, isso a torna uma planta diferente, exótica e muito interessante. Vamos aprender sobre como cuidar e como recuperar em casos de perca.

Caracteristicas da Planta Ciclame

Essa planta é conhecida como Ciclame ou Ciclamem ou Ciclamem da Pérsia. Essa flor é muito atraente, pois suas flores são delicadas e belas. Uma singularidade é que além das flores, suas folhagens são atrativas e decoradas, com padrões e texturas muito exóticas.

As Ciclames são herbáceas, ou seja, seu caule é maleável, sendo muito fácil de quebrar com os dedos, por exemplo, diferente de caules lenhosos ou amadeirado.

Essa flor é conhecida por ter somente um florescimento, é um engano, pois apesar de aparentar estar seca e sem vida durante períodos de baixa temperatura, na primavera ela retorna com suas flores.

As Ciclames gostam de clima ameno, ou seja, temperaturas muito quentes ou muito frias podem ser prejudiciais a essa planta.

Ela não desenvolve raízes como as mais comuns, um emaranhado que vão diretamente no solo, e recebem os nutrientes para a planta. A invés disso, existe um tubérculo, ou seja, um bulbo que armazena nutrientes, vitaminas, energia e água. Todas as propriedades necessárias para o crescimento da planta. O bulbo não deve ser regado, mas sim o solo. Ele retira o que precisa do solo e armazena para nutrir a planta.

É considerada uma planta exótica, isso porque, seu caule é ereto para cima e seus botões, quando aparecem, são encurvados para baixo. Ao desabrochar o botão não se curva para cima novamente, mas as pétalas se voltam cobre o botão no sentido contrário

É uma planta muito apreciadora do frio épocas como outono inverno são ideais para ela. Caso fique dentro de casa, opte por lugares sombreados que receba uma boa iluminação e que receba uma boa ventilação, caso opte por um canteiro ou arranjos externos, certifique-se das condições necessárias para que ela possa manter-se sempre saudável.

Cultivo e Cuidados da Planta Ciclame

Cultivo do Ciclame Europeu no Vaso
Cultivo do Ciclame Europeu no Vaso

Um simples vaso é suficiente para cultivar essa planta linda em sua casa, veja como:

  • Rega: As regas são moderadas, sempre dosando para que não fique encharcada. Então, para isso, analise bem o solo. Caso esteja em épocas de seca regue de duas a três vezes por semana, caso o clima esteja úmido regue apenas uma vez por semana.

Regue colocando água sempre no solo e nunca em contato com a planta. O solo é quem vai transferir essa hidratação para a raiz da planta. A rega deve ser feita no começo da manhã entre 6h e 9h da manhã ou no fim do dia entre 17h e 19h horas. Isso porque, a rega feita sob o sol quente, pode queimar a planta ou ter um efeito de cozimento.

  • Iluminação: Ela precisa de luz, porém não pode ficar exposta ao sol pleno, por isso se adapta muito bem a meia sombra. Um dos maiores motivos da desidratação e queimaduras dessa planta é devido à exposição ao Sol. É uma planta que, apesar de precisar de iluminação como tantas outras, ela prefere épocas frias e clima ameno.
  • Solo: O solo para o plantio da ciclame deve ser muito bem preparado. Isso significa que deve ser uma terra arenosa, o substrato rico em matéria orgânica, bem solto e que tenha uma ótima drenagem, de forma que não acumule água, de forma alguma. Lembre-se de deixar um bom espaço para que possa regar sem atingir o bulbo.
  • Mudas: Para conseguir mudas dessa planta, basta separar o bulbo em algumas partes. Para isso, aguarde a época de floração, antes que entre em seu período de dormência, separe cautelosamente e duas ou três partes. Certifique-se de que a planta está saudável e não sofrerá com essa separação.

Curiosidades e Informações Sobre Ciclame

É uma flor muito ornamental, se organiza em uma base de folhagens e as flores desabrocham para cima.

Há uma variação de cores entre rosa claro, rosa escuro, laranja, branco, lilás e algumas são mescladas. Além de atraente e bela essa planta é muito versátil.

Ciclame no Jardim
Ciclame no Jardim

A poda deve ser restrita a folhas e flores que estão murchas, secas e mortas. Essas devem ser retiradas desde da extremidade da sua raiz bulbosa com um corte cuidadoso.

Ao final da floração, é normal que a planta aparente estar morta. Isso porque chegou alguma época de calor, ou o seu ciclo de floração se findou. Esse período ela entra num estado de dormência, então não é necessário regar ou podar. Só a mantenha iluminada e arejada, ela mesmo vai se resguardar até que chegue a próxima primavera. Então é hora de dar uma nova atenção para essa planta. Antes dessa estação, volte a regá-la com cautela até que surjam novos botões e venha sua florescência.

Folhas Amareladas e Secas: Como Resolver?

Em caso da sua planta precisar de uma recuperação por ter ficado muito exposta ao sol ou ter recebido muita água ela precisa de alguns passos.

  • Passo 1: Antes de tudo a limpeza. Retire tudo o que está murcho morrendo ou seco da sua folha planta, mantendo somente o que está vivo e saudável.
  • Passo 2: Substrato: Mantenha o bulbo intacto, mas altere o solo. Prepare um substrato com nutrientes como húmus de minhoca e esterco, deixe-o bem areado, para isso você pode utilizar pó de osso.
  • Passo 3: Retire um pouco da terra em que ela está e substitua por outra terra fresca e nutrida. Lembre-se de não encharcar. E então já verá a diferença de saúde de sua cíclame.
    Folhas Amareladas e Secas do Ciclame
    Folhas Amareladas e Secas do Ciclame

Significado do Ciclame

Por ser uma flor bela e sofisticada, é indicada para compor ambientes e situações de concentração, descanso, retiro, entre outros. Escritórios, cerimônias solenes, jardins silenciosos, são ótimos lugares para a beleza da cíclame. Também já foi comprovado por pesquisas que essa planta purifica o ar.

Pode trazer proteção, paz, felicidade e harmonia ao ambiente onde ela estiver.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *