Home / Plantas / Chá de Romã Para Bebes, Gastrite, Garganta e Tosse, Faz Bem?

Chá de Romã Para Bebes, Gastrite, Garganta e Tosse, Faz Bem?

Adicionar suco de romã é indicado para realçar o sabor e aumentar a quantidade de antioxidantes e nutrientes em sua próxima xícara de chá. Use sua marca favorita de chá preto, verde ou até mesmo de ervas, mas quando for comprar suco de romã, verifique o rótulo porque os ingredientes, vitaminas e minerais podem variar entre as marcas. Os saquinhos de chá de romã oferecem conveniência, mas  pode-se controlar os benefícios nutricionais preparando seu próprio chá de qualquer sabor e, em seguida, adicionar tanto suco de romã quanto desejar.

Valor Nutricional

A quantidade de nutrientes no suco de romã varia dependendo da marca e quanto você usa. Uma marca de suco de romã concentrado sugere misturar cerca de 3 colheres de sopa de suco para cada 200 ml. de água. Essa porção fornece 16% do valor diário da fibra e 10% do potássio, com base em uma dieta de 2.000 calorias por dia. Você precisará de cerca de 4 colheres de sopa de suco de romã por xícara de chá. O suco de romã genérico tem 3% do DV de potássio e 8% de vitamina K em uma porção de 4 colheres de sopa.   O potássio ajuda a baixar a pressão sanguínea e a manter um batimento cardíaco estável, enquanto a vitamina K é necessária para ossos saudáveis ​​e coagulação sanguínea.

Antioxidantes

Tanto o suco de romã quanto o chá contêm antioxidantes chamados flavonoides, que são compostos naturais à base de plantas. Suco de romã contém flavonoides chamados antocianinas e anthoxanthins. Os flavonoides do chá verde são catequinas, enquanto o chá preto é uma rica fonte de theaflavins e thearubigins. Um benefício de beber chá de romã vem do aumento geral de antioxidantes, porque o suco de romã tem mais capacidade antioxidante do que o chá verde ou preto.

Auxilia no Combate a Aterosclerose

Aterosclerose
Aterosclerose

A aterosclerose, ou endurecimento das artérias, ocorre quando o colesterol, a gordura, o cálcio, os resíduos celulares e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias e formam depósitos densos chamados placas. É um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica.

Assim como sementes e suco de romã, o chá de romã pode proporcionar alguns benefícios à saúde para o sistema cardiovascular. Em um estudo, o consumo de flores de romã diminuiu o desenvolvimento da aterosclerose em camundongos. Os efeitos anti-ateroscleróticos das flores de romã foram ainda mais fortes do que os de suco de romã, cascas e sementes.

Controle do Colesterol

As catequinas do chá verde ajudam a baixar a pressão arterial, o chá verde pode ajudar a reduzir os níveis sanguíneos de colesterol total e lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL, também chamado de colesterol ruim. O suco de romã também pode melhorar a saúde cardiovascular porque impede o colesterol de contribuir para o acúmulo de placa em suas artérias. Como a placa se acumula nas artérias, pode restringir o fluxo sanguíneo e aumente seu risco de ataque cardíaco ou derrame.

Romã no Prato
Romã no Prato

Auxilio no Combate ao Câncer

Pesquisas de laboratório sugerem que os flavonoides do chá verde e preto podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Quando as células cancerígenas do colo do útero foram tratadas em laboratório com dois flavonoides – epigalocatequina galato do chá verde e theaflavins do chá preto – ambos inibiram o crescimento das células. As theaflavins do chá preto também pode combater a disseminação do câncer de próstata, fazendo com que as células cancerosas morram. No entanto, a pesquisa clínica com seres humanos ainda é necessária para verificar a eficácia destes compostos na prevenção do câncer.

Como Fazer o Chá

O chá de romã é tipicamente feito a partir de flores secas e esmagadas de romã ou dos aros secos (arils são as sementes revestidas de carne dentro da fruta da romã). Nos EUA e no Reino Unido, as lojas de alimentos saudáveis ​​que vendem esse chá de flores exóticas costumam vendê-lo misturado a outros chás – como chá verde, branco ou oolong -, já que o sabor do chá de romã puro pode ser bastante forte. Seja puro ou misturado com outros chás, o chá de romã tem mostrado alguns benefícios interessantes para a saúde.

Chá de Romã Para Bebes, Gastrite, Garganta e Tosse, Faz Bem?

Definitivamente sim, pode-se administrar  romã ao bebê depois que ele completar seis meses, mas apenas na forma de suco com moderação. Uma vez que seu filho cresce um pouco, você pode servir polpa de frutas. Mas tenha certeza que é sem sementes e que não se triture a pele branca da romã enquanto faz o suco, pra não dar um sabor amargo ao suco.

A melhor hora para alimentá-lo de romã é no final da tarde ou no começo da noite. Não lhe dê romã pouco antes da hora de dormir. Pode causar problemas dentários.

A romã é uma fruta nutricionalmente rica em minerais e vitaminas, particularmente vitaminas C e E. Estes poderosos nutrientes ajudam a expulsar os radicais livres e moléculas de oxigênio instáveis ​​do corpo, protegendo o seu bebê de doenças. A romã também é rica em ferro, folato, fibras, potássio e vitaminas do complexo B. Sintomas de dor de garganta acompanhadas de tosse, são combatidos pelo seu efeito anti viral.

Benefícios ao Sistema Digestivo

Bebês freqüentemente enfrentam problemas digestivos devido ao sistema digestivo subdesenvolvido. Suco de romã é eficaz no tratamento de vômitos. Pode neutralizar as bactérias que causam disenteria e diarreia em bebês. Suco de romã é um apaziguador natural de constipação também, além de ajudar a combater a gastrite em adultos.

Os vermes intestinais são outro problema que os bebês freqüentemente enfrentam. Estes parasitas residem no intestino delgado ou grosso e multiplicam-se alimentando-se dos nutrientes. Suco de romã pode eficientemente matar esses vermes.

O suco de romã também melhora o funcionamento do fígado. O estresse oxidativo é uma das causas mais comuns de problemas hepáticos. Os antioxidantes presentes na romã defenderão o corpo contra o estresse oxidativo, protegendo assim o fígado.

Anti Bactericida

De acordo com estudos recentes, romã pode efetivamente reduzir a inflamação, destruindo a infecção bacteriana. Vários bioquímicos e enzimas presentes no suco de romã têm propriedades anti-inflamatórias.  Suco de romã é eficaz no tratamento da febre em bebês. O suco não apenas controla a febre, mas também fornece ao organismo todos os nutrientes que o esgotam.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *