Home / Plantas / Chá de Folha de Nêspera ou Ameixa-Amarela, Para que Serve?

Chá de Folha de Nêspera ou Ameixa-Amarela, Para que Serve?

A nespereira é uma planta asiática ligada ao grupo das Rosaceae. A fruta gerada por esse vegetal é a nêspera, também conhecida como ameixa-amarela em nosso país. Em Portugal, essa fruta é identificada como magnório ou magnólio.

Normalmente, essa árvore só atinge no máximo 10 metros de altura e suas folhas alternam entre 10 e 25 cm. A coloração dessas folhas é próxima ao verde-escuro e elas possuem muita rigidez em sua textura. Ao contrário dos outros vegetais frutíferos, a nespereira renova sua folhagem durante o outono e começo do inverno e suas frutas já começam a amadurecer logo no início da primavera. As flores dessa árvore possuem cinco pétalas, são de cor branca e ficam agrupadas em um cacho que possui entre três e dez flores.

Cidadã do Mundo

A nêspera faz parte do Japão há pelo menos um milênio. Essa fruta também existe na Índia e em várias outras nações pelo planeta. Existe uma teoria de que essa fruta chegou ao Havaí por meio dos imigrantes chineses que se instalaram naquele local. Com relação às Américas, não era difícil ver uma nespereira na Califórnia em 1870.

O país que mais produz essa fruta é o Japão, em segundo lugar fica Israel e em terceiro, o Brasil. Outros países que cultivam essa fruta são o Líbano, a parte sul da Itália, a Espanha, Portugal e a Turquia. Esse vegetal ainda pode ser encontrado no norte da África e no sul francês. Uma curiosidade sobre a nêspera é que o antigo poeta chinês Li Bai (701-762) falava muito sobre essa fruta em sua obra literária.

A Fruta Nêspera

Descrição da Fruta

As nêsperas são ovais e seu tamanho varia entre 3 e 5 centímetros. Sua casca tem uma tonalidade alaranjada ou amarelada e sua polpa varia entre o gosto ácido e o doce dependendo do quanto a fruta estiver madura. A casca dela é muito frágil e pode ser arrancada de forma simples caso esteja maturada. Essa fruta pode possuir até cinco sementes desenvolvidas e outras muito menores que não se desenvolveram por completo.

Modos de Consumo

A fruta da nespereira é muito semelhante à maçã, pois também possui alto valor de acidez, açúcar e pectina. É uma ótima opção para adicionar em uma salada de frutas ou então em uma torta. Essas frutas também podem ser utilizadas para fabricação de geleias e de bebidas alcóolicas como o licor e o vinho. Vale lembrar que essa fruta também pode ser consumida em seu estado natural.

Os chineses costumam usar essa fruta como um expectorante para melhorar as inflamações da garganta. Como as nespereiras crescem com facilidade e suas folhas chamam a atenção pela sua forma estética, essas árvores podem ser cultivadas com a simples intenção de embelezar o ambiente.

Suco de Nêspera

Benefícios da Fruta

A nêspera possui muitos elementos que podem colaborar com a nossa saúde. Essa fruta é boa para quem gosta de se manter em forma, pois, além de ser rica em antioxidantes, têm apenas 47 calorias a cada 100 gramas. Como é uma grande fonte de fibras dietéticas, a nêspera age como uma espécie de agente purificador do cólon. Esse fruto também ajuda na redução dos níveis de colesterol.

A nêspera é uma ótima opção para quem tem problemas cardíacos e arteriais, pois é uma grande fonte de potássio. Outro ponto importante é que a ingestão de 100 g dessa fruta representa o consumo de 51% da quantidade diária de vitamina A que nosso corpo precisa. Isso traz benefícios para o cabelo, para a pele e para os olhos.

Além dos benefícios citados, essa fruta tem manganês, um elemento que ajuda na boa saúde dos ossos. Outro elemento importante desta fruta é o cobre, que contribui para a produção de enzimas, hormônios e células sanguíneas. Por fim, é preciso citar o ferro, uma substância cuja função é formar as células vermelhas que existem no sangue.

Nêspera e suas Folhas

O chá da folha de nêspera pode trazer uma série de benefícios à saúde. Por isso, é importante adicioná-lo em nossa dieta e, se for possível, comer a fruta também. Julho é o mês ideal para colher as folhas dessa árvore.

O chá da folha de nêspera é um grande aliado no controle da pressão arterial e também na prevenção do surgimento de pedras renais.  Além disso, essa folha contém substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e serve até mesmo para tratar problemas de pele como inflamação, coceira e urticária. Outro ponto positivo dessas folhas é o auxílio que elas promovem tanto na produção da insulina quanto no bom funcionamento do pâncreas.

A lista de benefícios não para por aí. O chá dessa folha fortalece o sistema imunológico e revitaliza as energias do corpo. Isso significa que ele é muito bom para quem fica gripado com frequência e para quem está sempre com muita fadiga e cansaço. Além disso, essa bebida auxilia na desintoxicação do organismo, o que faz com que a pessoa perca peso, fique com a pele hidratada e com os cabelos fortalecidos. Esse chá também ajuda a manter o fígado e os rins mais saudáveis.

Para quem tem problemas com espinhas ou algum tipo de alergia na pele (dermatite atópica, manchas, eczema entre outros), o chá de nêspera ajuda a limpar e hidratar a cútis. Se a pessoa sofre com espinhas, o ideal é que a pessoa molhe um algodão com o chá e massageie sobre elas. Essa bebida também é boa para melhorar a circulação sanguínea e para diminuir dores musculares na região do pescoço.

Antes de preparar o chá, é preciso retirar os pelos de cada folha com uma escova lavada e depois disso, é preciso secá-las. Se os pelos não forem completamente retirados, haverá risco de inflamação na garganta. Se começarem a surgir sintomas como ânsia de vômito, dor de cabeça, queda de pressão ou tontura, pare o consumo imediatamente. Como todo alimento, esse chá deve ser consumido com moderação.

Chá da Folha de Nêspera

 Receita e modo de preparo:

  • Coloque o equivalente a duas xícaras de água para ferver;
  • Adicione uma colher de sopa (cheia) de folhas de nêspera;
Chá da Folha de Nêspera
  • Deixe fervendo entre 7 e 8 minutos;
  • Deixe tampado e em processo de infusão por aproximadamente 10 minutos;
  • Sirva quente ou frio depois de coar. Deve ser servido sem açúcar.

Veja também

Tudo Sobre a Flor Coração-Sangrento: Características e Fotos

Apesar de a rosa ser classicamente considerada o símbolo do romance, a flor do coração-sangrento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *