Home / Plantas / Capuchinha Para Cabelo Faz Bem? Quais os Benefícios?

Capuchinha Para Cabelo Faz Bem? Quais os Benefícios?

Ainda são poucas as pessoas no Brasil que conhecem a capuchinha e os seus benefícios. Trata-se de uma erva medicinal, originária do México e do Peru. Toda a planta, com exceção das suas raízes e do seu caule, é usada para tratamentos medicinais, em chás, decoração e até mesmo na culinária.

A capuchinha pode ser encontrada em terrenos úmidos e frios. Apesar de se adaptar bem a diversos climas, essa planta prefere o clima mais frio ao sol pleno o dia inteiro. Por isso, deve ser regada com bastante frequência. Se forem seguidas essas preferências da planta, ela costuma atingir por volta de 3 metros de altura. A capuchinha pode ser encontrada em diversas cores diferentes, como vermelhas, brancas, amarelas e laranjas. São bastante nutritivas, saudáveis e saborosas.

Para conhecer mais sobre a capuchinha, se faz bem para o cabelo e quais são os benefícios, continue lendo, pois daremos todas as informações a respeito dessa planta. Acompanhe abaixo!

Capuchinha Para Cabelo Faz Bem?

Pouca gente sabe, mas as vitaminas da capuchinha são ótimas para os nossos preciosos fios, agindo fortemente com seu alto poder hidratante, dando força, brilho e até reduzindo as caspas. Esse benefício se deve à presença de vitamina C em sua composição, muito eficaz contra essas pequenas irritações.

A capuchinha também é rica em proteínas, que são essências para o fortalecimento do couro cabeludo, perfeitas para deixar os cabelos mais brilhantes e fortes, agilizando o crescimento dos fios e prevenindo a queda capilar.

Tratamento Capilar Com Capuchinha

Para fazer uma incrível mistura milagrosa para os seus cabelos usando a capuchinha, coloque em um recipiente duas colheres de chá cheias de capuchinha. Junte também a essa mistura folhas secas de bardana. Esmague bem e adicione 240 ml de álcool de cereais a 80%.

Deixe submerso por 5 dias. Coe usando um pano. Esprema bastante e aplique o tônico nos cabelos. Faça uma leve fricção, espere cerca de 5 minutos e enxágue bem com água morna, repita o procedimento ao menos uma vez por semana.

Capuchinha Para o Cabelo
Capuchinha Para o Cabelo

Vitamina C e a Capuchinha

Como dissemos, a capuchinha é fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que não faz bem somente para os cabelos, mas para o corpo inteiro. Ela combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células do nosso organismo.

Além do mais, a vitamina C da capuchinha também garante o fortalecimento das unhas e ossos. O corpo usa apenas a quantidade necessária, não armazenando as pequenas quantidades que sobram, descartando-as. Essa planta é repleta de benefícios para a saúde do nosso corpo, dos nossos cabelos, pele e unha.

A vitamina C ajuda na produção de colágeno na sua síntese, o que é muito importante, tamanha a necessidade de colágeno em nosso corpo. O colágeno possui a estrutura fundamental para o nosso desenvolvimento capilar. Sem contar que também tem inúmeras propriedades na hidratação capilar, contendo agentes rejuvenescedores.

Falando em hidratação com a vitamina C presente na capuchinha, com certeza teremos inúmeros efeitos benéficos, uma vez que essa vitamina possui hidroxila, responsável por atrair muitas moléculas benéficas, dando mais vida e fortalecendo os fios secos.

Quando a capuchinha é usada na alimentação, os benefícios das suas vitaminas ficam ainda mais evidentes, uma vez que ela age diretamente no crescimento dos fios, o que garante uma raiz mais hidratada e brilhosa.

Curiosamente, a vitamina C fecha as cutículas de seus cabelos, ajudando na hora em que a luz bate nos fios, pois será refletida com mais facilidade, ajudando também no trabalho de manutenção da cor natural de seus cabelos.

Esta vitamina também contém um fator muito importante que é a ação oxidante, que ajuda a prevenir o excesso de pele morta, mais conhecida como caspa, e a irritação da raiz do cabelo, ou seja, no couro cabeludo, o que promove uma grande limpeza, uma vez que o ácido contido na vitamina é bastante ascórbico, e ajuda a eliminar grandes resíduos grudados nos cabelos, retirando até mesmo o que o shampoo deixa pra trás

A vitamina C presente na capuchinha é completamente essencial para a reconstrução do campo imunológico. Ela é super importante para a síntese do colágeno, que é a proteína usada pra composição dos cabelos, unhas e ossos, ou seja, o tônico e o chá de capuchinha são de grande importância para o fortalecimento dessas estruturas.

A Capuchinha e os Seus Benefícios Gerais

Não pense que a flor milagrosa faz bem só para o cabelo. A capuchinha também é ótima para a saúde e para os olhos. E ela também pode ser usada na decoração. Apesar de tantos benefícios, muitas pessoas não sabem das suas poderosas propriedades. Essa planta é um grande milagre no mundo verde.

A capuchinha é uma planta presente em diversos países e locais no mundo. No entanto, no Brasil, ela ainda não é muito conhecida e valorizada. Bastante rica em fibras proteicas e anti-inflamatórias, é um poderoso antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células e o surgimento de várias doenças.

Capuchinha e os Seus Benefícios Gerais
Capuchinha e os Seus Benefícios Gerais

A capuchinha é excelente para as pessoas que desejam emagrecer, pois contém poucas calorias. Geralmente, são apenas 40 calorias a cada 100 gramas.

Cultivo da Capuchinha

Se você ficou surpreendido com os grandes benefícios dessa planta, que agrada não só os olhos, mas ao paladar também, saiba que ela pode ser cultivada no seu quintal. Para isso, basta comprar as sementes em floriculturas ou pela internet, e plantar em qualquer estação do ano.

No entanto, apesar de se adaptar facilmente a qualquer época do ano, a capuchinha gosta mais da primavera, e de locais mais frescos. Em locais com menos sol, a planta fica mais apegada ao sol. O ideal, para um bom desenvolvimento da capuchinha, é que o local tenha, pelo menos, 4 horas de luz solar direta. Isso ajuda no crescimento mais saudável das flores.

Cultivo da Capuchinha
Cultivo da Capuchinha

Essa planta não exige cuidados especiais. É muito fácil de ser cultivada. Ela gosta mais de solos leves, ricos em matérias orgânicas, e uma umidade adequada, de maneira que ela fique um pouco molhada, mas sem ficar encharcada.

Quando for plantar as sementes, opte por um local definitivo. E plante-as com 1 cm de profundidade. Se quiser usar bandejas ou sementeiras próprias para o plantio, pode ser uma boa ideia também.

Se resolver plantar mudas, é mais indicado aguardar até que a muda alcance de 5 a 6 folhas para fazer o transplante. Sempre escolha um solo úmido, pois facilita o enraizamento de, ao menos, dois terços dos ramos, de até 15 centímetros de comprimento.

Encontre uma estaca ou graveto para usar de apoio durante o crescimento reto da capuchinha. Não se esqueça que o solo deve ser úmido e não encharcado, para não favorecer o surgimento de fungos, lesmas e pequenos caramujos, que danificam a plantação.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *