Home / Plantas / Camélia Rosa: Fotos, Caraterísticas e Como Cuidar

Camélia Rosa: Fotos, Caraterísticas e Como Cuidar

Esta camellia japonica rosa é uma camélia muito popular. Esta vistosa e persistente camélia produz espetaculares flores cor-de-rosa e perfumadas. Ideal para grandes recipientes, bordas de canteiros ou como parte de uma sebe ao sol ou sombra, complementada por suas folhas verdes brilhantes e cerosas.

Camélia Rosa: Fotos E Caraterísticas

Uma das camélias mais populares dos dias vitorianos, a camélia japônica rosa data do final do século 18 e apresenta extraordinariamente lindas flores formais de tamanho duplo e médio. Perfeitamente formadas, suas fileiras são embaladas com pétalas sobrepostas luminosas de pálida concha rosa.

As flores são produzidas com alegria durante um período bastante longo que vai de meados até o final da estação (de janeiro a maio no hemisfério norte ou de junho a outubro no hemisfério sul). Vigorosa, esta camélia forma um arbusto atraente durante todo o ano, com a sua folhagem brilhante de folhas verdes-escuras.

Este arbusto perene goza de um hábito vertical e espesso, e cresce até 2,40 a 3,00 metros de altura, com 1,80 a 2,40 de ramos de expansão (largura). Um pouco amante da sombra, esta planta se adequará melhor cultivada em solos consistentemente úmidos, ácidos, organicamente ricos e bem drenados.

Forneça um local protegido de ventos frios e secos, pois o botões e as flores podem ser danificados por ventos frios. Proteger do Sol da manhã e do Sol quente da tarde nos períodos do verão. Aplique uma cobertura de raiz (folhas ou casca picada). Poda após a floração pode afinar a ramificação e controlar o tamanho e a forma.

Camélia Rosa: Como Cuidar

Podando Camélia
Podando Camélia

Para cultivar uma camélia rosa sem ter depois muitos problemas com manutenção, é imprescindível que faça a escolha do melhor local, levando em consideração o posicionamento da planta em relação ao clima e temperatura, bem como a qualidade do solo. A camélia rosa crescerá na maioria das áreas além dos trópicos quentes.

Esta planta é normalmente difícil para temperaturas menores que 12°C, mas mudanças bruscas de temperatura podem danificar a folhagem ou matar os botões abertos. Uma guarnição de luz a cada dois ou três anos é adequada, em vez de uma planta anual. Isso reduzirá o dossel e forçará o crescimento da floração, tornando a flor mais visível e abaixando o arbusto.

Como uma prática opcional, pode-se remover alguns botões florais para promover flores maiores e mais vistosas. Para fazer isso, simplesmente remova um botão que esteja tocando outro ou remova todos os botões internos e apenas deixe os que estão nas pontas dos galhos. A camélia rosa precisa de proteção contra o sol direto e ventos fortes.

Elas crescem melhor em sombra parcial, visto que não gostam de sol da manhã ou sol da tarde. Um local de plantio sob árvores altas ou nas laterais adequadas de um edifício é ideal. As plantas cultivadas a pleno sol podem desenvolver queimaduras nas folhas. No inverno, a camélia rosa precisa de proteção contra o sol direto e os ventos secos.

A camélia rosa prefere um solo levemente ácido (pH 5.5-6.0), rico em húmus, com boa drenagem. Incorporar uma camada de 5 a 8 cm de matéria orgânica, como palha de casca de antes do plantio. Em áreas com solos alcalinos, elas podem precisar ser cultivadas em recipientes com mistura para plantas ácidas.

O final do outono para o inverno é a melhor época para plantar ou transplantar a camélia rosa. Espace plantas de acordo com seu tamanho maduro. Plantas espaciais a cerca de 1,8 m de distância quando se planta uma sebe. Buracos individuais devem ser de duas a três vezes mais largos que a bola de raiz.

A profundidade do buraco deve ser a mesma que a raiz. Coloque a bola de raiz da planta no buraco de plantio e encha o buraco com terra, comprimindo-a enquanto ela estiver cheia. Evite plantar com muito profundidade. Regue com força, para assentar o solo e remover bolsas de ar no solo. Após o plantio, cubra as plantas com 8 a 10 cm de casca para ajudar a manter a umidade.

Camélia Rosa: Cuidando Da Irrigação E Fertilização

Plantas de camélia rosa são bebedores moderados e não são particularmente tolerantes à seca, embora plantas mais velhas sejam mais adaptáveis. Mantenha a camélia rosa bem regada, particularmente quando estão em botão ou em flor ou quando o tempo está quente e seco. O solo deve ser mantido uniformemente úmido em todos os momentos.

Atenção especial para plantas jovens da camélia rosa. Mantenha-as bem regadas até que estejam bem estabelecidas. Durante o período de crescimento ativo, regue abundantemente mas nunca permita que a planta permaneça em água (poças d’água/solo encharcado). Durante o período de descanso, cerca de seis semanas a partir do final da época de floração até o final da primavera ou outono (dependendo da variedade), regue apenas o suficiente para evitar que a mistura de substratos seque.

Em uma área de alta pluviosidade, provavelmente serão necessários leitos elevados, para permitir a fuga de qualquer excesso de água. A camélia rosa geralmente não é uma alimentadora pesada, mas se o crescimento estiver fraco ou as folhas começarem a ficar amarelas, elas devem ser fertilizados com um fertilizante de liberação lenta no final do inverno ou muito cedo na primavera, quando um novo crescimento começa.

Sempre molhe as plantas fertilizadas completamente após a aplicação. Ao mesmo tempo, aproveite a planta para enriquecer o solo e manter a umidade do solo. Aplique fertilizante líquido padrão a cada duas semanas durante o período de crescimento ativo.

Cuidados Com a Temperatura E Camélias Dentro De Casa

Camélias no Vaso
Camélias no Vaso

No calor seco da casa média, a camélia rosa não floresce, mas cresce bem em alpendres frescos, pátios e salas de plantas, como conservatórios. Uma temperatura ideal durante o estágio de formação do botão (outono e inverno) é entre 7 e 16° C. A camélia rosa não pode sobreviver por muito tempo a temperatura interna acima de 18° C. Coloque as plantas em bandejas de pedras úmidas e borrife as plantas pelo menos uma vez por dia.

O cultivo interno da camélia rosa está fadado a ser atormentado por alguns problemas, pois elas são muito sensíveis a qualquer mudança na sua posição, temperatura e umidade. Elas soltam seus botões facilmente, especialmente se não obtiverem água suficiente quando estão formando botões de flores e folhas (e, em qualquer caso, é improvável que floresçam bem em ambientes fechados, a menos que sejam cultivados em uma situação do tipo estufa). No tempo quente, é melhor que sejam transferidos para o jardim, se possível (o vaso pode ser enterrado no solo durante o tempo todo) ou para um local semi-sombrio na varanda.

Veja também

Hibiscus Sabdariffa

Qual é o Hibisco Comestível? Qual Serve Para Fazer Chá?

Muitas flores são muito boas para a produção de chás e de outros produtos naturais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *