Home / Plantas / Cacto Orquídea: Características, Como Cultivar e Fotos

Cacto Orquídea: Características, Como Cultivar e Fotos

O cacto-orquídea, também conhecido como Pena de Santa Teresa, é uma planta tropical no México, América Central e América do Sul.

Características do cacto-orquídea

Este cacto é uma planta epifítica com grandes flores (10-18 cm), bonitas, vibrantes e vermelhas que florescem na primavera e no verão, ao contrário da maioria dos cactos, as flores ficam abertas por vários dias. Eles podem produzir pequenas sementes a partir de frutas nutritivas e meio roxas.

O nome científico foi alterado recentemente para Disocactus ackermanni, o que levanta a questão da identificação. Existem muitos híbridos que produzem plantas com flores de diferentes tonalidades, algumas das quais abrem apenas à noite com intensas fragrâncias.

Plantação de Cacto Orquídea
Plantação de Cacto Orquídea

O cruzamento bem conhecido é Epiphyllum pegasus, que possui uma fúcsia no centro da planta, tornando-a fosforescente.

O cacto de orquídea tem hastes planas, segmentadas e suculentas que parecem folhas. O correto é chamá-los de cladódios, que são definidos como brotos estendidos em forma de folha. As margens desse segmento são onduladas e contêm um pequeno local na vertical, mas macio e espinhoso. É também na borda onde o pólen aparece.

Inicialmente, o caule cilíndrico não é muito comprido, por isso se achata do fundo (geralmente triangular em espécies híbridas). A planta se dobrará adicionando novos cladódios pendentes como samambaias.

Todos esses olhares estranhos têm um belo efeito decorativo. As raízes lançam novos caules todos os anos, a partir dos quais raízes aéreas podem emergir.

Cultivo do cacto-orquídea

Este cacto epífito é selvagem na floresta, enraizado em locais com matéria orgânica e alta umidade. Seja em um garfo de madeira ou na fenda de uma rocha. Em nossa casa, você pode usar vasos de plástico (não há uma grande necessidade, pois tanto dentro como fora não estão enraizados). Janelas bem iluminadas é um bom lugar. Do lado de fora não ocorre desenvolvimento apenas em locais sombreados.

No ambiente natural, os raios do sol são filtrados por uma copa das árvores que está fixada. Esta espécie não recebe o sol diretamente, porque é uma planta que cresce sob folhas densas que separam a parte superior onde há mais luz disponível. Portanto, você pode concluir que não gosta de sol forte, mas precisa de alta luz/brilho.

Ainda pode resistir pela manhã o sol, mas em tempos mais quentes, essa exposição deve ser evitada. Não é bom que fiquem na sombra também. Estudos mexicanos mostraram que a cor da floração se torna mais intensa se maior a luminosidade.

Os substratos cultivados devem ser ricos em lavagem orgânica, húmus, solo preto e na areia do rio lavada, com boa drenagem e aeração. Você também pode misturar as cascas. Coloque folhas em decomposição no substrato se quiser.

Cacto Orquídea em Casa
Cacto Orquídea em Casa

Apesar de ser um cacto, a umidade é apreciada. Mas em excesso não. Portanto, é necessário conhecer o nível de umidade do solo para que as raízes não sequem completamente. Em seguida, irrigue a receita com a frequência de não umedecer completamente ou secar completamente o recipiente. Isso depende de cada área e se a planta se encontra no lado interno ou externo da casa. Digamos que uma vez por semana em um ambiente interno, a cada 10 dias no inverno.

Durante a estação ideal de crescimento, a temperatura mais baixa é de 16 a 24ºC, e durante o descanso de vegetais (outono / inverno), pode-se dizer que é de 16 a 18ºC. Não gosta de frio excessivo e não resiste à geada. Sofre abaixo de 10 ° C, mas há registros que suportam uma temperatura de cerca de 0 ° C.

Um local muito frio ou adequado é se deslocar dentro de casa no inverno, se a planta estiver ao lado. Temperaturas mais altas no verão permitem uma boa floração.

Mais cuidados com o cacto-orquídea

Na primavera e no verão, fertilize com NPK 10-10-10 ou fórmula menor (5-5-5 / 8-8-8) a cada duas semanas. A quantidade de N pode ser menor. Dilua 1/4 colher de sopa por litro de água. Prepare a solução de acordo com o número de recipientes que você possui.

Mergulhe o substrato até que esteja bem umedecido. No início da primavera, o húmus de minhocas (ou outros compostos orgânicos) pode ser adicionado ao substrato com uma colher e misturado. Após a floração, a planta entra no período de descanso sem a necessidade de fertilização. Como uma observação importante, não use fórmulas em que N seja maior que P o K.

A forma mais comum é cortar, ou seja, por estaquia. Também é possível como semente, mas leva mais tempo. O tamanho adequado para bifes é de cerca de 10 a 12 cm. Corte o pedestal em forma de “V”. Canela em pó pode ser pulverizada sobre o corte para impedir a entrada de fungos.

Cacto Orquídea no Vaso
Cacto Orquídea no Vaso

Corte em um sombreado bem ventilado por cerca de 7 dias. Isso evita a corrupção. Em uma panela com solo orgânico, enterre o corte com 5-6 cm de profundidade. Mantenha o solo úmido.

O recipiente deve estar em um local claro, mas não sob luz solar direta (ou 50 a 70% de sombreamento). Pode levar de 3 a 6 semanas para criar raízes. A melhor época para este trabalho é primavera ou verão após a floração.

Não corte imediatamente após a floração, porque a planta consome muita energia para florescer. Precisa-se esperar cerca de três semanas para fazer isso. Então é necessário esperar que a planta atinja um certo crescimento, e então coloque-a em um local decisivo e comece com fertilizantes regulares.

Cortar as partes jovens da planta enraíza-se mais rapidamente do que a antiga. Todas as seções acabarão se enraizando. Outra maneira de fazer mudas é usar cladódios com raízes acidentais. São raízes aéreas, que cortam as estacas e as colocam no chão.

Pragas, doenças e outros problemas

Insetos, fungos e bactérias são os piores vilões.

  • -Insetos de escala que não são tão fortes no ataque podem ser selecionados manualmente com um cotonete. Em caso de intrusão, você deve usar meios defensivos. No início, corte a parte afetada com uma tesoura. Sprays com água, detergentes e álcool etílico são muito eficientes. Além disso, a pulverização de óleo mineral sufocará e matará esses insetos.
  • – Fornecer as condições necessárias para as espécies é a melhor maneira de proteger contra pragas e doenças. Plantas com podridão negra devem ser removidas.
  • – A coloração ou a punção do caule geralmente são causadas por mudanças de temperatura entre dia e noite. Somente em um ambiente controlado, essa adversidade pode ser evitada.
  • – Muito sol causa aparência amarela. Levar a planta à iluminação correta tende a retornar à sua cor normal. Partes murchas e amolecidas da planta indicam luz fraca.
  • – Muita água pode fazer com que as raízes apodreçam rapidamente.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *