Home / Plantas / Begônia de Cera: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

Begônia de Cera: Características, Como Cuidar, Mudas e Fotos

 

Hoje vamos conhecer a Begônia de Cera, essa bela planta que atrai os amantes das variedades de begônias.
Se você gosta e quer conhecer mais sobre essa espécie é importante conhecer mais sobre o cultivo e todas as informações que vamos oferecer.
Embora muitas pessoas já consideram essa espécie ultrapassada, existem muitas pessoas que gostam. O nome Begônias de cera foi dado pela característica das suas folhas que tem aparência cerosa. Saiba que as Begônias são as mais apreciadas por sua versatilidade, e grande variedade de espécies espalhadas pelo mundo, seja para sua casa, para seu jardim , para seu escritório existem opções para todos os gostos. É importante escolher com sabedoria, aí não tem como errar, então fique com a gente até o final desse texto.

Características das Begônias de Cera

As Begônias de cera são plantas que gostam de um pouco de sol e um pouco de sombra, precisam dos dois ambientes. Podem ser encontradas em diversas cores como vermelho, salmão, também coral, rosa e branco. Elas vão florir lindamente no verão e seguem até o tempo esfriar.
Elas alcançam uma altura de cerca de 6 a 24 polegadas.

Benefícios e Fotos da Begônia de Cera

Saiba que elas têm o poder de atrair insetos que são benéficos para o ecossistema. São plantas que gostam muito de sombra. Ela uma espécie perfeita para jardins ou outros espaços onde tenha bastante sombra. Elas fazem parte de um seleto grupo de plantas que florescem lindamente na sombra. Suas flores coloridas chamam a atenção, mas não é apenas esse colorido que ditam sua beleza, pois mesmo sem flores são plantas de beleza única, suas folhas podem ser bronzeadas ou vermelhas sempre brilhantes atraindo a atenção de todos. Não se dão bem se expostas diretamente ao frio, então nesse período tendem a parar de gerar flores, nesse período leve-as para dentro de sua casa de frente a uma janela onde a luz do sol possa aquecer o ambiente, assim elas podem continuar florescendo.

Como Plantar Mudas de Begônia

Uma das formas de plantar as begônias de cera é cultivando as sementes em locais fechado no período de 12 semanas anteriores a última geada registrada, outra forma é comprar em lojas especializadas transplantes de mudas para serem replantados.Quando falamos que elas gostam de sobra não é para impedi-las de tomar algum sol, pois se ficar apenas na sombra não conseguirão florescer. Por isso sugerimos que na parte da manhã elas tomem algum sol, nesse período o sol não está forte e será benéfico a planta. Na hora de plantar sua begônia de cera, opte por solo úmido mas que tenham boa drenagem para não ficar encharcado, deve ser um lugar que tenha boa sombra mas pegue um pouco de sol, principalmente em períodos frios. Na hora de plantar respeite um intervalo de ao menos 20 cm entre uma planta e outra.

Como Cuidar das Begônias de Cera

Regar Sempre

Nunca esqueça de regar sua begônia de cera, mas também cuidado para não pesar a mão na quantidade de água. A raíz e seu caule podem até apodrecer se ficarem encharcados, principalmente em períodos de muita chuva, por isso um solo com boa drenagem é tão importante. Agora se ela estiver plantada em vasos suspensos por exemplo você vai precisar colocar mais água, já que é mais difícil manter o solo úmido. Procure adubar pelo menos uma vez por mês com adubo orgânico e preferencialmente vegetal.

Cuidados Especiais

Procure remover partes podres, como caules que ficaram muito expostos a água. Remova caracóis ou lesmas que possam estar nas folhas, especialmente em épocas de chuva coloque iscas orgânicas feitas de fosfato de ferro para proteger suas plantas de animais que possam fazer mal a elas.

Decoração na Hora de Plantar Begônias

Podem ser vistas em jardins ou em vasos suspensos nos quintais das casas. Geralmente as plantas que são menores e criadas em espaços menores não vão crescer demais a ponto de não serem comportadas. Se quiser que elas fiquem em vasos e suspensas procure deixá-las em local onde possam tomar sol mas nunca próximas de telhados, pois nesses casos corre o risco de em dias de chuvas elas serem inundadas com excesso de água.
Caso escolha plantar em seu jardim, procure colocá-las em árvores, próximas de sombra dos galhos para colorir em locais escuros. Se plantadas diretamente no chão dão um efeito de tapete colorido muito bonito.

Outros Tipos de Begônias

Existem diversos outros tipos, com cores diferenciadas, com folhas diferenciadas, e também uma begônia mais resistente a luz solar que consegue florescer na sombra e no sol.

História da Begônia e Fotos

Originária na América Central e América do Sul. A flor foi encontrada por um monge franciscano chamado Charles Plumier, ele ficou encantado com a beleza da flor e quis rapidamente dar uma nome, queria homenagear uma famoso profissional botânico do qual era muito fã chamado Michael Begon, daí então nasceu o nome da flor. Mesmo assim só começou a ser criada na Europa lá pelos anos 1700. Depois disso não parou mais, as pessoas ficaram encantadas de como era fácil de multiplicar essa planta. Especialmente os jardineiros ficaram encantados com tantas cores e formatos diversificados.
São descritos cerca de três espécies distintas dessa flor.

  • Begônias ricas em fibra: Um exemplo é a begônia de cera, pois suas raízes são bem fibrosas, são bem comuns de encontrar em jardins por aí.
  • Begônias Asas de Anjo: São bem famosas e chamativas por possuírem folhas bem coloridas.
  • Begônias Rizomatosas: Um exemplo são as begônias do tipo rex: Suas flores são pequenas e quase não chamam a atenção, mas em compensação suas folhas são lindas.

O que você achou da variedade de begônias? Incríveis não é? A natureza sempre nos surpreende com tantas variedade de cores e formatos diferentes.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *