Home / Natureza / Banana Ouro Prende o Intestino?

Banana Ouro Prende o Intestino?

Assim como existem frutas que são “responsáveis” pela prisão de ventre, como é o caso da banana, também temos frutas que são ótimas aliadas no combate a prisão de ventre, como é o caso do mamão, da laranja e da ameixa. Essas frutas contêm grandes quantidades de fibras e de água, o que acelera o trânsito intestinal e favorece a formação das fezes.

Claro que o maior benefício delas é o favorecimento de completa saciedade, melhoria no metabolismo e na ajuda no processo de emagrecimento. Antes de começar a falar exatamente se a banana ouro, em específico, prende ou solta o intestino, precisamos adentrar com algumas informações a respeito deste alimento tão comum na mesa dos brasileiros. Vamos começar?

As Bananas em Modo Geral

Cada unidade de tamanho médio de banana possui em torno de 105 calorias, sendo ela possivelmente um ingrediente que pode ser consumido em conjunto com diversos outros alimentos, podendo variar de bolos, vitaminas, doces, dentre outras opções, isso sem falar no consumo dela natural.

A banana além de tudo é um alimento bastante nutritivo, que serve como fonte de diversos componentes importantes para o nosso organismo, mantendo-o funcionar de forma correta, como é o caso das vitaminas B6 e C, potássio, fibras, carboidratos e antioxidantes.

De Forma Geral, a Banana Prende o Intestino?

Mulher Com o Intestino Preso
Mulher Com o Intestino Preso

Mesmo ela sendo conhecida como uma fruta que prende o intestino, existem diversos tipos de bananas, de forma que cada uma delas tem suas particularidades. Contudo, cada banana tem pelo menos 1 grama de fibra. Neste caso, o mais aconselhável é o consumo da fruta bem madura, dessa forma, as suas fibras estarão prontas para ajudar no trânsito intestinal e não o contrário. Por outro lado, quem deseja controlar a diarreia, deve consumir a banana ainda meio verde, pois dessa forma as suas fibras servirão para prender o intestino.

As bananas com tamanho médio têm aproximadamente 3.1 gramas do nutriente em uma unidade média da fruta. A discussão sobre as fibras da banana contribuírem para a prevenção e o alívio da prisão de ventre, que também é conhecida como o intestino preso, já dura bastante tempo e sobre alguns tipos de banana já existe o consenso.

O Processo das Fibras

No consenso geral, acredita-se que as fibras realizam a absorção da água, fazendo com que as fezes fiquem maiores e moles, desta forma melhorando a movimentação das mesmas por meio do trato digestivo. Com isso, pode-se dizer que a banana pode ajudar as pessoas a ter uma movimentação intestinal normal. Por outro lado, estudos indicam que para muitas pessoas a banana tem um efeito de prender o intestino, sendo indicada por profissionais em determinados casos em que haja grande concentração de fezes moles.

No Consenso Geral, Acredita-se que as Fibras Realizam a Absorção da Água, Melhorando assim o Trato Digestivo
No Consenso Geral, Acredita-se que as Fibras Realizam a Absorção da Água, Melhorando assim o Trato Digestivo

Além disso, outros estudos mostram que as fibras solúveis podem contribuir em relação à prisão de ventre, outras pesquisas mostram que a diminuição da ingestão da fibra alimentar pode ajudar em alguns casos. Contudo, de acordo com as informações apresentadas pela Healthy Eating SFGate, as bananas não são consideradas frutas ricas em fibras solúveis, mas sim, classificadas como uma boa fonte para este tipo de fibras.

Consumo de Bananas para Crianças

Uma observação com relação ao consumo de bananas é que a mesma pode causar prisão de ventre em crianças pequenas. Mas em todo caso, ainda de acordo com a Healthy, as evidencias maiores são de que o consumo de bananas pode mais aliviar o intestino preso do que causá-lo, reafirmando ainda que cada organismo reage de forma diferente, podendo fazer bem para uns e mal para outros.

Ainda hoje pode haver dúvidas com base nas bananas de maneira cientificamente falando, pessoas confiam nas informações populares e com base nisso tiram suas próprias conclusões sobre os efeitos da banana.

O Excesso de Fibras do Organismo

Não é apenas a banana que pode nos levar a esse tipo de dúvida, ainda mais porque outras frutas também possuem fibras na sua composição. Dito isso, precisamos analisar também a questão do consumo em excesso de fibras na nossa dieta diária.

Com isso, o que quero dizer é que quando ingerimos as fibras alimentares de maneira excessiva, elas podem provocar as fezes moles, movimentos intestinais frequentes, além de possíveis diarreias. Isso é fato, pois o nosso corpo tem a necessidade de puxar a água para passar a fibra para fora do nosso corpo, o que resulta na diarreia, a qual além de tudo, pode causar ainda a desidratação do nosso corpo.

É perigoso para nosso corpo o consumo excessivo por dia de quantidades de fibras elevadas, estando isso fora da quantidade recomendada por dia, o que em um curto espaço de tempo também pode “prender” o intestino, além de problemas como inchaços, cólicas, gases e a incapacidade de absorver outros minerais necessários ao corpo, como o zinco, ferro, cálcio e magnésio.

Banana Ouro Prende o Intestino?

A banana ouro é uma das mais calóricas dentre as variedades existentes, chegando a ter 120 calorias para cada 100 gramas da fruta. Essa é uma das razões para ela não ser uma das mais indicada para pessoas que estejam querendo perder peso. Mesmo ela sendo extremamente calórica, ela tem seus benefícios para o corpo humano, sendo altamente indicada para pessoas com problemas de coração, de pressão alta e nos rins.

Isso porque ela possui em sua composição níveis baixíssimos de gordura e sódio, o que pode representar uma vantagem na alimentação desses pacientes. Além de poder ser usada como um recuperador de energia no corpo, favorecendo o desenvolvimento muscular, devido a alta concentração de potássio. Contudo, essa variação da fruta, em pouca quantidade, não prende o intestino. Claro, levando em conta tudo que já foi abordado até o momento.

 Por Ser Rica em Fibras, à Banana Nanica é Uma Ótima Facilitadora do Trânsito Intestinal
Por Ser Rica em Fibras, à Banana Nanica é Uma Ótima Facilitadora do Trânsito Intestinal

Sabemos de outros tipos de frutas que já são taxadas por prender ou soltar o intestino, como é o caso da banana nanica, a qual é rica em fibras, facilitando o trânsito intestinal, melhorando a digestão. Já a banana maçã, por apresentar uma baixa quantidade de fibras insolúveis, ela favorece mais a prisão de ventre.

Com isso pude dar uma analisada geral sobre a questão de a banana liberar ou prender o intestino, o que pudemos constatar é que mesmo não tendo uma definição cientifica solida ainda sobre o assunto, popularmente, sabemos quais as que tem esses efeitos. Ainda levando-se em consideração que a causa de prender ou não o intestino pode variar de pessoa para pessoa, e não é algo geral para todos. Até a próxima!

Veja também

Citoesqueleto

Principais Componentes do Citoesqueleto e Suas Funções

O corpo humano é muito rico em detalhes, que conferem às pessoas um nível de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *