Home / Plantas / Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten não-celíaca. Aproximadamente 1 a 6 por cento da população tem sensibilidade ao glúten não celíaca. Outra condição, esofagite eosinofílica, é uma doença imune alérgica alimentar que é desencadeada por uma alergia ao trigo em algumas pessoas. Qualquer uma dessas condições exige que a pessoa evite consumir produtos que contenham glúten.

Viver sem glúten requer que a pessoa esteja atento a todos os alimentos que ingere. Você deve ler os rótulos para determinar se os alimentos contêm glúten ou não. O arroz é geralmente isento de glúten, a menos que seja misturado ou processado com outros produtos que contenham glúten ou esteja contaminado em equipamentos que processam produtos de glúten.

Arroz Branco

O arroz branco é composto principalmente de carboidratos, com uma pequena quantidade de proteína, quase sem gordura e sem nenhum teor de glúten, é um produto de arroz integral. É feito removendo o farelo e o germe do arroz integral através do processo de moagem.

Isso é feito para aumentar a vida útil e o sabor.  No entanto, a moagem retira do arroz  nutrientes valiosos, como fibras dietéticas, ácidos graxos essenciais, vitaminas do complexo B, ferro e outros nutrientes.

Arroz branco pode causar um aumento nos níveis de açúcar no sangue, o que pode ser prejudicial para pessoas com diabetes . Além de fornecer nutrientes e energia básicos, o arroz branco não tem nenhum benefício real para a saúde.

Arroz Integral

O arroz integral é uma boa fonte de fibras e contém muitas vitaminas e minerais no farelo e no germe. Também pode ser uma boa fonte dos antioxidantes ácido fítico, ácido ferúlico e lignanas, mas assim como o arroz branco não contém glúten.

Comer arroz integral e outros grãos integrais podem ter um efeito benéfico na saúde do coração. O arroz integral é considerado um alimento com baixo índice glicêmico e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue no diabetes tipo 2.

O arroz integral pode ajudar a regular a função intestinal e também pode ser útil na prevenção de cânceres, como câncer de cólon , leucemia e câncer de mama .

Arroz Selvagem

Arroz selvagem não é realmente arroz. Apesar de ser chamado de arroz, o arroz selvagem descreve o grão que é colhido de quatro espécies de gramíneas.

O arroz selvagem é mais rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibra alimentar do que o arroz branco, e é pobre em gordura. O arroz selvagem é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, também é um grão que não contem glúten.

A incorporação de arroz selvagem na dieta pode fornecer os seguintes benefícios para a saúde:  ajudar a proteger a saúde do coração;  ajudar nos processos digestivos;  impulsionar o sistema imunológico com vitamina C;  diminuir as chances de certas enfermidades, como distúrbios cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

Outros Alimentos sem Glúten

O arroz não é a única fonte de cereais sem glúten. Há muitos grãos sem glúten, amidos e outros alimentos que podem ser consumidos como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Esses incluem: Quinoa;  Amaranto;  Araruta;  Feijão;  Mandioca;  Chia;  Linho;  Milho;  Painço;  Farinhas de nozes;  Batata;  Sorgo;  Soja;  Tapioca.

Arroz Industrializado

Existem alguns casos em que o arroz pode não ser isento de glúten. Além do contato cruzado com outros cereais que contém glúten, o arroz pode ser feito ou vendido com várias especiarias e molhos que podem conter glúten. Alguns nomes podem ser enganosos também. Por exemplo, arroz pilaf pode soar como sendo livre de glúten, no entanto, é normalmente feito com orzo (massa italiana), que não é livre de glúten. Sempre verifique os rótulos dos ingredientes para ter certeza de que o que você está comendo é realmente livre de glúten, se esta for a sua dieta.

Se você tiver sintomas depois de comer arroz, verifique o pacote ou revise como ele foi preparado. Foi adicionado um ingrediente contendo glúten?

Há muitas dúvidas sobre a dieta sem glúten e a composição dos produtos de arroz industrializados vendidos junto com arroz comum em supermercados frequentemente contendo ingredientes à base de glúten, geralmente na forma de um espessante à base de trigo, como hidrolisado ou proteína de trigo ou um intensificador de sabor como o molho de soja à base de trigo.

Poderia ter ocorrido contaminação por outros produtos que contenham glúten em meio as sucessivos etapas de beneficiamento, armazenamento e transporte.

Se os seus sintomas não desaparecerem, consulte o seu médico para obter alguns conselhos. Seu médico também pode testá-lo para ver se os níveis de anticorpos do glúten estão altos. Isto irá mostrar se você está consumindo glúten de alguma forma, mesmo que não possa dizer quando ou como o glúten entrou em seu sistema. Este teste é o mesmo teste de sangue que você recebeu quando foi testado pela primeira vez para a doença celíaca.

Saco de Arroz Industrializado
Saco de Arroz Industrializado

Recentemente, tem havido preocupações sobre o arsênico estar no arroz. O arsênico é um químico que ocorre naturalmente e é encontrado na natureza. Consumir altos níveis de arsênico pode ser perigoso e insalubre. O arsênico no arroz é uma preocupação para as pessoas com doença celíaca porque esse grupo tende a comer muito mais produtos à base de arroz do que aqueles que comem trigo.

Arroz É Bom Pra Emagrecer?

O arroz branco é um alimento refinado, rico em carboidratos, que teve a maior parte de sua fibra removida. Uma alta ingestão de carboidratos refinados tem sido associada à obesidade e às doenças crônicas.  No entanto, os países com uma alta ingestão de arroz têm baixos níveis dessas doenças exatas.  Então, qual é o problema com o arroz? É perda de peso amigável ou engorda?

Os países com alta ingestão de arroz consomem o arroz integral, que tem sido associado à perda de peso e a níveis de gordura no sangue favoráveis. A maioria dos estudos não encontrou nenhuma ligação entre o arroz branco e a mudança de peso, ou associou-o à perda de peso.

As pessoas que comem grãos integrais como o arroz integral têm repetidamente demonstrado que pesam menos que as que não têm, além de estarem com um risco reduzido de ganho de peso.  Isso pode ser atribuído à fibra, nutrientes e compostos vegetais encontrados nos grãos integrais. Eles podem aumentar a sensação de plenitude e ajudar você a ingerir menos calorias por vez.

Veja também

Crisântemo Lilas: Características, Como Cuidar, Preço e Fotos

O crisântemo elegante e gracioso é justamente considerado a “rainha dos jardins”. E isso não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *