Home / Plantas / Arroz Branco Tem Fibras? Qual o Melhor Tipo de Arroz?

Arroz Branco Tem Fibras? Qual o Melhor Tipo de Arroz?

O consumo de fibras está associado à saúde digestiva e funções corporais que preferimos não pensar. No entanto, comer alimentos ricos em fibras pode fazer muito mais do que mantê-lo regular. Pode reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes, melhorar a saúde da  pele e ajudar a perder peso. Pode até ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Arroz Branco Tem Fibras?

Fibra é a parte de alimentos à base de plantas (grãos, frutas, legumes, nozes e feijão) que o corpo não pode quebrar. Ele passa pelo corpo sem ser digerido, mantendo seu sistema digestivo limpo e saudável, facilitando os movimentos intestinais e eliminando o colesterol e substâncias cancerígenas nocivas do corpo. Fibra vem em duas variedades: insolúvel e solúvel.

Fibra insolúvel não se dissolve na água. É a fibra volumosa que ajuda a prevenir a constipação e é encontrada em grãos integrais, cereais de trigo e vegetais, como cenoura, aipo e tomate. A fibra solúvel se dissolve na água e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol. Boas fontes incluem cevada, aveia, feijão, nozes e frutas, como maçãs, bagas, frutas cítricas e peras. Muitos alimentos contêm fibras solúveis e insolúveis. Em geral, quanto mais natural e não processado o alimento, maior é a fibra. Não há fibra em carne, laticínios ou açúcar.

Calorias

O arroz branco, que foi refinado, remove as camadas de casca, farelo e germe, de modo que apenas o núcleo interno branco permanece. Removendo as camadas externas remove muito do valor nutricional; produtos de arroz enriquecidos têm nutrientes adicionados de volta em uma tentativa de igualar o valor nutricional original. O arroz branco, particularmente o arroz branco instantâneo, tem um valor nutricional inferior ao do arroz integral. O arroz branco é uma boa fonte de calorias; 1 xícara de arroz branco instantâneo cozido contém cerca de 165 calorias.

O arroz é um antigo alimento básico para bilhões de habitantes modernos do planeta, mas está sendo atacado nas últimas décadas. Primeiro veio a mania de baixo teor de carboidratos, que considerava comer arroz como um bilhete expresso para o desenvolvimento da obesidade. Agora, a ascensão na alimentação de grãos integrais estimulou uma nova geração de críticos do consumo  de arroz.

Tigela de Arroz Branco

Para muitas culturas, esse grão humilde simboliza a nutrição, a prosperidade, a beleza e até a fertilidade – daí o costume de jogar arroz em casais recém-casados. Para as pessoas que treinam duro, o arroz pode fornecer uma mistura vencedora dos nutrientes que um corpo ativo precisa para ter o melhor desempenho. Embora outros grãos sem glúten como a quinoa e o amaranto sejam hoje em dia a maior moda, o arroz continua sendo uma opção nutritiva indispensável.

Qual o Melhor Tipo de Arroz

Arroz Selvagem

O arroz selvagem oferece uma gama impressionante de nutrientes: fósforo, zinco estimulador de testosterona e imunológico, magnésio e vitaminas B, incluindo o folato protetor contra o câncer.  O arroz selvagem tem uma textura mastigável e fumado, sabor de noz que se destaca bem para itens de sabor rico, como carnes de caça ou quando usado em sopas e saladas. A única desvantagem é que o arroz selvagem pode levar até 60 minutos para cozinhar, então considere preparar um lote grande. Ou mergulhe os grãos durante a noite, o que reduzirá o tempo de cozimento em cerca de 30%.

Arroz Germinado

Se você quiser o mais nutritivo, pegue um saco de arroz germinado. Para fazer o arroz germinado, as empresas iniciam o processo de germinação do grão. O processo incentiva o arroz a começar a crescer em uma planta – o que aumenta seu valor nutricional. O arroz integral germinativo causa um aumento nos níveis de ácido gama-aminobutírico, um composto que pode apoiar o seu humor e a saúde do coração. Os alimentos germinados, como o arroz, são mais fáceis de digerir e são mais rápidos de cozer, uma vez que a camada exterior dura é suavizada durante o processo de germinação.

Arroz Germinado

Arroz Wehani

Como acontece com outros arroz integral, Wehani é rico em carboidratos complexos, de digestão lenta, necessários para abastecer os músculos de carga dura. Enquanto amamos todas as proteínas para um físico esculpido, é importante lembrar que os carboidratos fornecem a maior parte da energia necessária para sustentar essas sessões de ginástica de alta intensidade. Pense em um prato de arroz integral com sua refeição como combustível para seus motores durante os treinos.  Mas cuidado: o consumo de arroz Wehani e outros tipos de arroz menos processados ​​devem ser moderados  antes de treinamentos físicos; a fibra extra pode deixar sua barriga com cólicas no meio do treino.

Arroz Preto

Esta variedade impressionante é cultivada na China e possui um sabor doce de nozes e textura mastigável. Uma pesquisa recente descobriu que a camada de farelo de arroz preto contém um excesso de antocianinas. Estes são o mesmo tipo de antioxidantes, encontrados em bagas escuras, como mirtilos, que varrem um corpo à procura de radicais livres danificadores de células para derrubar.  Não deve ser confundido com arroz selvagem ou arroz preto tailandês, este arroz de grão médio não pegajoso torna-se um púrpura vibrante quando cozinhado. É especialmente bom em  saladas.

Arroz Preto

Arroz Integral

Variedades de arroz integral, como Jasmine ou Basmati, ainda contêm suas camadas de germe e farelo de trigo, o que significa que fornecem aos aficionados por fitness uma gama de nutrientes importantes, incluindo  vitaminas do complexo B , fósforo para construção óssea e  magnésio . Embora os dados mostrem que cerca de metade das pessoas não consomem sua cota diária de magnésio, esse mineral é necessário para o bom funcionamento muscular. Níveis baixos de magnésio também podem contribuir para, ou pelo menos prever, doenças cardíacas.  A fibra dietética   que o arroz integral fornece – cerca de 5 gramas em cada xícara cozida – pode ajudar a sufocar a compulsão alimentar prejudicial ao intestino retardando a digestão.

Qual o Melhor Arroz – Você Decide!

O arroz branco parboilizado não enriquecido contém 205 calorias em 1 porção de 100 gr. contra  216 calorias do arroz integral. A maioria das calorias no arroz vem de carboidratos; arroz integral e a maioria dos arroz branco não instantâneo tem cerca de 44 g. de carboidratos por 100 gr. contra 35 g. do arroz branco instantâneo. O arroz de Broen oferece mais fibras do que o arroz branco, com 3 gr. por porção contra  0,6 gr. no arroz branco. O arroz também contém proteína 5 gr. por porção para o arroz integral, contra 3,3 gr. para arroz branco instantâneo e 4 gr. para arroz branco não instantâneo.

Veja também

Qual é o Sabor da Capuchinha? Ela é Uma Flor Saborosa?

A Capuchinha é uma flor bastante usada na gastronomia. E as flores não são as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *