Home / Plantas / Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da metade da população mundial, em grande parte devido à sua versatilidade e capacidade de se adaptar a qualquer sabor e tempero. Atuando como um ingrediente valorizado em quase qualquer tipo de culinária, o arroz tem uma textura mastigável e macia que adiciona substância às refeições e complementa vários tipos de planos de refeição.

Arroz Branco X Arroz Integral

Arroz Branco X Arroz Integral
Arroz Branco X Arroz Integral

O arroz branco e o arroz integral são os tipos mais populares de arroz e têm origens semelhantes. Arroz integral é simplesmente todo o grão de arroz. Ele contém o farelo rico em fibras, o germe rico em nutrientes e o endosperma rico em carboidratos. Por outro lado, o arroz branco é despojado de seu farelo e germe, deixando apenas o endosperma. É então processado para melhorar o sabor, prolongar a vida útil e melhorar as propriedades de cozimento.

O arroz branco é considerado um carboidrato vazio, pois perde suas principais fontes de nutrientes.  No entanto, o arroz branco é tipicamente enriquecido com nutrientes adicionais, incluindo ferro e vitaminas B, como ácido fólico, niacina, tiamina e outros.

Arroz Branco Tem Açúcar

Arroz Branco na Tigela
Arroz Branco na Tigela

Uma porção de 100 gramas de arroz integral tem menos calorias e carboidratos do que arroz branco e duas vezes mais fibra. Em geral, o arroz integral também tem maiores quantidades de vitaminas e minerais que o arroz branco. No entanto, o arroz branco enriquecido é maior em ferro e folato.  Além do mais, o arroz integral contém mais antioxidantes e aminoácidos essenciais.

Existem mais de 53 gramas de carboidratos em uma única porção de arroz branco. Apenas uma pequena quantidade desse carboidrato vem da fibra. A maior parte é amido e uma pequena quantidade é açúcar.

Pelo menos uma dúzia de tipos de arroz fornecem diferentes texturas, sabores e valor nutricional. O arroz integral e selvagem contém o grão integral, o que significa que tanto o germe quanto o farelo do grão são preservados. Consequentemente, o arroz integral e o arroz selvagem são considerados mais saudáveis ​​porque contêm mais nutrientes e fibras.

Quais os Nutrientes do Arroz Branco?

Arroz branco vem em variedades de grãos curtos e grãos longos. Arroz de grão curto é muito amiláceo e fica macio e pegajoso quando você o cozinha, o que o torna ideal para sushi. O arroz de grãos curtos também é usado em pratos de paella e risoto, e às vezes misturado com pimenta e ensopados. Arroz de grão longo, como jasmim e basmati, contém menos amido, então os grãos cozidos são mais secos e não se aglomeram.

O arroz branco tem cerca de 90% de carboidratos, 8% de proteína e 2% de gordura. O arroz é considerado uma fonte rica em carboidratos. Se você está contando carboidratos para diabetes ou uma dieta com pouco carboidrato, você precisa medir cuidadosamente o tamanho da sua porção. Se você cozinhar arroz sem acrescentar óleo ou manteiga, quase não há gordura nesse prato.

O arroz branco é uma boa fonte de magnésio, fósforo, manganês, selênio, ferro, ácido fólico, tiamina e niacina. É pobre em fibras e seu teor de gordura é principalmente ácidos graxos ômega-6, que são considerados pró-inflamatórios. Há mais de quatro gramas de proteína no arroz branco, se você consumir uma porção de uma xícara.

Carga Glicêmica

Nutrientes do Arroz
Nutrientes do Arroz

O arroz branco tem um índice glicêmico mais alto, o que significa que seus carboidratos se convertem mais rapidamente em açúcar no sangue do que o arroz integral. Maior ingestão de arroz branco pode resultar em um maior risco de diabetes tipo 2.

Embora o arroz selvagem e o arroz integral tenham menor carga glicêmica do que o arroz branco, nenhum tipo de arroz pode realmente ser considerado um alimento com baixo índice glicêmico. Consequentemente, os diabéticos não devem adotar dietas pesadas no arroz, especialmente variedades brancas de grãos curtos.

Arroz basmati marrom tem a menor carga glicêmica e contém muitos minerais e vitaminas, por isso muitas vezes é considerado uma escolha saudável. Se você tem artrite, o arroz selvagem é a única variedade que não promove a inflamação.

Em contraste, as variedades brancas de arroz têm o germe e o farelo do grão polidos, o que diminui o seu perfil nutricional e aumenta a sua carga glicêmica, ou o impacto nos níveis de açúcar no sangue.

Benefícios do Consumo do Arroz Branco

Mulher Oriental Consumindo Arroz
Mulher Oriental Consumindo Arroz

A tiamina no arroz é uma vitamina B que ajuda no metabolismo dos carboidratos. O magnésio é o componente estrutural dos ossos que auxilia em centenas de reações enzimáticas envolvidas na síntese de DNA e proteínas e é necessário para a condução nervosa adequada e contração muscular. O manganês é um componente das enzimas antioxidantes que auxiliam no metabolismo de carboidratos e proteínas.

Industrialização do Arroz

Variedades de arroz são divididas em categorias com base no tamanho da semente. O arroz pode ser de grão longo, grão médio ou grão curto. Dentro dessas variedades, existem também diferentes tipos de processamento.

O arroz  é parboilizado para remover o amido da superfície. Isso torna mais fácil perolizar pelos processos manuais tradicionais. O arroz parboilizado retém mais nutrientes e cozinha um pouco mais rápido que o arroz branco moído regular.

O arroz de cozimento instantâneo ou rápido, por outro lado, é totalmente cozido e congelado instantaneamente. Este processo remove alguns dos nutrientes e sabor, mas faz com que seja um arroz de cozimento muito rápido.

O Equilíbrio no Consumo

O arroz pode ser incorporado à maioria dos planos de refeição, mesmo aqueles que restringem calorias e carboidratos . A chave para comer arroz é gerenciar sua porção. Comer grandes quantidades de arroz pode levar ao consumo excessivo de calorias e carboidratos. Carboidratos são convertidos em glicose no corpo e qualquer excesso é armazenado como gordura.

Carboidratos refinados e processados ​​podem fazer com que o açúcar no sangue suba rapidamente, resultando em um aumento nos níveis de insulina em resposta. Para pessoas com diabetes ou resistência à insulina, isso pode ser problemático. O arroz de grão curto tende a ter maior índice glicêmico do que o grão longo, grão médio e arroz integral. Isto significa que aumenta o açúcar no sangue mais rapidamente.

Veja também

Comer Abacate com Açúcar Faz Bem? E Abacate Batido?

O abacate é uma das frutas preferidas do brasileiro, seja batido em uma vitamina com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *