Home / Plantas / Araçá-Verde: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Araçá-Verde: Pé, Características, Benefícios e Nome Científico

Observe os benefícios terapêuticos abaixo:

Ansiolítico são as chamadas drogas que agem no cérebro, relaxando os músculos e proporcionando alívio da ansiedade e da tensão. Anti inflamatório são substâncias que ativam a circulação sanguínea em um tecido lesionado, diminuindo o edema. Diuréticos são substâncias que atuam na filtração e reabsorção de água e sais nos rins, aumentando o volume de urina e eliminação de sódio.

Os benefícios terapêuticos alistados acima são atribuídos também ao araçá, entre outras frutas. O araçá é uma fruta que possui em torno de 150 espécies catalogadas e apresentando em comum muitos benefícios medicinais. Vamos nos ater a uma destas variedades.

Araçá-Verde: Nome Científico

Psidium Rufum Var. Widgrenianuma, da família das Myrtaceas.

Araçá-Verde: Pé

Encontramos os arbustos da fruta em planícies costeiras ao longo da Mata Atlântica, em alturas inferiores a mil metros, ou seja as plantas são encontrados um pouco acima do nível do mar. É cultivada como uma árvore frutífera ornamental, de 4 a 6 metros de altura. A copa é globosa e densa com muitos ramos. Apresenta troncos de casca de lisa de cor castanho avermelhada, que se descama em placas, semelhante ao pé de goiaba. As suas folhas são apícolas,  geralmente avermelhadas quando novas, simples, opostas e cartáceas, pubescentes nas nervuras da face inferior, com margens inteiras e onduladas. As flores são diminutas e de cor branca, um tanto esverdeadas, solitárias e axilares sob pecíolo. Suas frutas são do tipo bagas, com polpa comestível, adocicada, mucilaginosa e aromática, ideal para doces.

Pé de Araçá Verde

O pé do araçá é uma planta de pequeno porte que serve muito bem para arborização urbana sob redes elétricas. Projetos  de reflorestamentos consideram a possibilidade de sua utilização, pois a planta precisa de poucos cuidados, mesmo quando plantadas em solos fracos sob o sol e sua produção de frutos atraem a fauna em geral, tanto ruminantes, como pequenos mamíferos, pássaros e aves.

Araçá-Verde: Características

Essa variedade, embora confundida com a espécie Psidium rufus, difere destas em virtude de possuir folhas maiores e pubescentes no dorso, brotações ferruginosas e frutos maduros na cor verde.

Encontra-se sob ameaça de extinção e sua preservação e cultivo demandam atenção. Estas variedades já foram identificadas como Psidium araucanum, tal a escassez de informação quanto a ela. Porcos do mato, antas e javaporcos apreciam muito o fruto do araçá-verde, por isso recebe outras denominações como araçá-da-floresta-araucária, araçá-amargoso e araçá-de-porco.

Substrato Para o Cultivo do Araçá-Verde

A recomendação é plantar o araçá-verde em substrato, contendo argila amarela ou vermelha  e areia, misturados com esterco de animais ou  outros tipos de substrato desde que sejam bem drenados, profundos e com boa fertilidade natural.

Sementes Para o Cultivo do Araçá-Verde

Suas sementes devem ser colhidas de frutos maduros, lavadas sobre uma peneira e secadas posteriormente. As sementes secas e limpas, podem ser armazenadas em embalagem escura, mantendo 50% de seu poder germinativo.

Mudas Para o Cultivo do Araçá-Verde

Semeie suas futuras mudas logo após o beneficiamento. Prepare uma mistura contendo: uma parte de argila, uma parte de composto orgânico e uma parte de areia, coloque este substrato  num recipiente pequeno, uma lata vazia de leite em pó, por exemplo, enterre 2 ou 3 sementes cobrindo com um centímetro de substrato, irrigue todos os dias e suas sementes estarão germinando em  cerca de dois meses, e suas mudas estarão prontas para transposição em mais ou menos oito meses (30 cm.)

Plantio do Araçá-Verde

A partir desta fase sua planta pode ser transplantada para o local definitivo que deve ser bem arejado e com boa incidência de luz solar. Recomenda-se covas de 50 cm. nas três dimensões, contendo substrato de saibro e areia misturado com matéria orgânica curtidos nos dois meses anteriores ao plantio. O período ideal para o plantio é o final da primavera, após o plantio regue moderadamente a planta se não chover. Mostra-se uma planta que não demanda maiores cuidados e muito resistente a pragas e doenças.

Cultivo do Araçá-Verde

O pé de araça cresce devagar nos dois primeiros anos e não demanda maiores cuidados durante este período, apenas capinas para impedir que ervas daninhas e o mato sufoque a planta. Nesta fase deve-se realizar podas de formação, eliminando galhos que nascem  na base do tronco, voltados pra baixo ou para o interior da copa. No final deste período realiza-se a primeira e necessária adubagem, que pode ser preparada com 2 pás de esterco de frango em 30 gr. de nitrogênio, fósforo e potássio, divididos em quantidades iguais (10 gr.), em círculos de 5 cm. de profundidade e a 10 cm de distância do tronco.

Colheita do Araçá-Verde

A colheita tem o seu ápice entre março e junho. Os frutos têm um sabor amargoso,  desagrádavel  para a maioria dos paladares. Ideal para ser consumido na forma de doces de polpa, como goiabada.

Araçá-Verde: Benefícios

Suprimento de Minerais

Fadiga crônica, dores de cabeça, insônia, perturbações digestivas, irritabilidade, viroses e infecções, depressão, ansiedade e síndrome do pânico são quadros clínicos que resultam de uma dieta pobre de sais minerais, a inclusão do araçá em sua dieta acrescenta importante suprimento de cálcio, ferro e fósforo. Os teores de minerais no araçá o indicam como auxiliar nos quadros de doenças inflamatórias do sistema digestivo, órgãos genitais, diarreia e hemorragias.

Chá de Folha do Araçá Verde

Suplemento Vitamínico

Cegueira noturna, pelagra, raquitismo, obesidade, distúrbios metabólicos e anemia são patologias que podem ser prevenidas através de uma alimentação balanceada incluindo carnes, peixes, hortaliças, legumes e frutas, como a raça que possui alto teor de vitaminas A, B e C. Gripes e resfriados são mais eficazmente combatidos com o araçá do que com as frutas cítricas, pois o araçá contém maiores concentrações de ácido ascórbico.

Antioxidante

Envelhecimento precoce de células do organismo é um dos efeitos provocados pela falta de alimentos contendo antioxidantes na dieta. Além de antioxidantes o araçá apresenta-se como uma fruta mucilaginosa e adstringente que possui óleos essenciais com atividade antimicrobiana, carotenoides e antocianinas.

Energético

O principal elemento de fornecimento de energia para as atividades do nosso corpo são os carboidratos e sua presença em nossa dieta é essencial para as atividades físicas básicas do nosso dia a dia, o araçá fornece altos teor de carboidratos.

Nutritivo

As funções de construção e reparação dos tecidos do nosso corpo são realizadas pelas proteínas e o fruto do araçá contém um alto teor destas substâncias.

Deixe nos comentários, outras informações relevantes quanto a esta magnífica fruta.

By [email protected]

Veja também

História da Astilbe e Origem da Flor

A Astilbe faz parte da família de plantas da Saxifragaceae ( nome científico dado por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *