Home / Plantas / Amora Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Fruta

Amora Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Fruta

As amoras são frutas populares, muitas pessoas amam. Elas geralmente são incluídas dentro de um grupo chamado ‘frutas vermelhas’, considerado praticamente um sabor na indústria e no comércio. O sabor é exótico, uma mistura perfeita de doce com azedo, nada enjoativo.

A coloração deixa marcas pois é forte. Muitos confundem amora com framboesa, existe uma diferença notória nas duas frutas, capaz de ser distinguida simplesmente ao olhar, apesar de serem bem semelhantes.

As árvore-mães dessas duas frutas também são semelhantes em algumas características. As amoras são facilmente encontradas no Brasil, e é possível plantar uma em casa com facilidade. Conheça mais sobre essa fruta.

Sobre a Amora: Fatos Interessantes

As amoras são parte de um grupo de frutas provenientes de arvores com as mesmas características, essas arvores chamam-se Morus. Elas grupo de árvores de tamanho mediano, podem atingir até 6 metros de altura. Seu crescimento é muito rápido e são conhecidas popularmente por amoreiras. A maioria dessas árvores tem origem asiática. O caule é lenhoso, possuem uma casa escura e as folhas e galhos formam uma grande copa. São plantas muito resistentes, podem frutificar e crescer em diversos tipos de solo e climas mas preferem o clima tropical, por isso desenvolvem muito bem em solo brasileiro.

Aliás, no Brasil elas são muito utilizadas, existem hectares e hectares de plantações de amoreiras. Isso porque elas possuem finalidades que vao além do uso da fruta. Suas folhas são muito importantes na indústria da seda, isso porque os bichos-da-seda precisam ser alimentados com folhas de amoreira em ótimas qualidades, por isso, as plantações acabam tendo dois vieses. Um deles, alimentação dos bichos-da-seda, o outro a indústria das frutas vermelhas.

A fruta é muito utilizada para diversos fins. As amoras podem ser consumidas em natura, tortas, sorvetes, geleias, e cores tem até cachaças fabricados a partir da fermentação da amora.

O sabor da amora é considerado exótico para alguns, muitas pessoas nunca comeram nem conhecem essa fruta, apesar de muito famosa em alguns estados. A fruta mais consumida é amora preta. As folhas são simples, e elas possuem uma espécie de pelugem que dá a sensação de aspires. Muitas pessoas também utilizam a amoreira como uma arvore ornamental pois seu crescimento é muito rápido e a sua copa pode fornecer uma ótima sombra em dias quentes, ao mesmo tempo ela possibilita uma boa passagem de luz entre os galhos e folhas durante o outono e o inverno.

Como Cultivar Amora

  • Luz: Precisam de muita luz, portanto não são viáveis para serem plantadas internamente. Portanto caso esteja precisando de uma planta para escritórios ou locais internos, procure plantas que se mantenham com meia-sombra. Basicamente, ela precisa de sol pleno por, no mínimo, 5 horas por dia. Ou seja, o ideal, é planta-la em locais abertos como quintais, sítios abetos, etc.
  • Água: no primeiro ano de plantação, ela precisa ser constantemente irrigada. Mas nada de deixa-la encharcada. O ideal é que ela esteja sempre bem úmida. Esse deve ser um cuidado intenso somente para o primeiro ano, como mencionamos, a amoreira é muito resistente e ela é capaz de se manter sem muita ajuda externa. É uma ótima arvore para se plantar no quintal pois, além de fornecer sombra, ela não dá praticamente trabalho nenhum para o cultivador.
  • Solo: O solo ideal para plantação da amoreira deve ser profundo, muito rico irrigado constantemente. Como já citamos, o solo precisa estar úmido, porém nunca encharcado. Para isso proporcione um bom sistema de drenagem. Conte com ajuda de substratos preparados para o escoamento da água. Apesar da sua resistência e habilidade de crescer e frutificar até em solos pobres, a nutrição do solo fará com que ela fique muito mais viva e pronta para dar bons frutos na época certa.
  • Cuidados: A poda da amoreira é quase natural, ela se desfará de ramos secos e frutas apodrecidas. O cuidado deve ser maior em tempos de seca, pois ela pode não resistir, nessas circunstâncias, regue regularmente. Para efetuar a propagação da amoreira, utilize os métodos de estaquia.
Árvore de Amora
Árvore de Amora

Além dos benefícios de sombra da amoreira, é ótimo ter em casa uma árvore que de frutos tão saborosos, exóticos e bons para a saúde. Vamos conhecer os benefícios que a amora proporciona ao organismo humano.

Amora: Benefícios Para a Saúde

A amora é uma fruta realmente muito boa, como já mencionamos você pode consumi-la de diversas maneira diferentes. As amoras podem ser facilmente encontradas em  mercados, sacolões, loja de produtos naturais, feiras ou você pode simplesmente dar sorte e encontrar um pé de amora por aí. As amoras proporcionam muitos benefícios para saúde entre eles:

Anti-Inflamatório: A amora possui propriedades que podem combater a inflamações na boca, garganta e até na pele.

Antibacteriano: ela pode ajudar no tratamento de infecções causadas por bactérias.

Benefícios Amora
Benefícios Amora

Antioxidantes: a amora pode ser uma aliada nos cuidados com a pele prevenindo rugas por sua ação antioxidante, seus ativos são diversas vezes utilizados pela indústria de skin care. Essa propriedade específica também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, consequentemente a combater a diversas doenças.

Existem muitas pessoas que acreditam que tomar chá de amora pode aliviar instantaneamente as cólicas menstruais. Além desses benefícios e propriedades cicatrizantes, regulador intestinal, e diurética. Por isso ela é muito conhecida também por ser aplicada em dietas específicas para perda de peso.

Seja qual for a necessidade de seu organismo, a automedicação é algo serio e de grande responsabilidade. Sempre procure um profissional da saúde, explique o que precise, e cite a possibilidade do uso da amora como um ativo natural. O uso de produtos naturais não desqualifica a necessidade da administração de remédios receitados.

Receitas com Amoras

Conseguiu algumas amoras e quer praticar seus dotes culinários? Acompanhe:

  • Suco de Amora:

500g de amora congelada

1 litro de água

Modo de preparo:

Bata no liquidificador até uma mistura homogênea

Adoce a gosto e sirva!

  • Chá de Amora:

3 colheres de folhas secas de amoreira (você pode encontrar prontas em lojas de produtos naturais ou secá-las naturalmente ao sol por 3 dias)

Água fervida

Modo de preparo:

Adicione as folhas na água já quente

Aguarde 10 minutos e coe

Adoce a gosto e sirva!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *