Home / Plantas / Alecrim Para o Cabelo, Para Dormir e Para Emagrecer

Alecrim Para o Cabelo, Para Dormir e Para Emagrecer

O alecrim é uma planta muito conhecida, e aparece de forma popular em várias músicas, culturas e religiões.

É uma erva comum nos locais do Mediterrâneo que possuem uma altitude de 0 a 1500 metros, e seu aroma é muito característico.

O aroma do alecrim é tão conhecido, que antigamente, os romanos, o chamavam de rosmarinus, uma palavra do latim que significa “orvalho do mar”.

Em alguns casos, o nome alecrim, também pode ser usado para se referir a outros tipos de espécies, como a Lavandula stoechas.

No entanto, hoje iremos falar sobre o alecrim mais famoso e conhecido, o da espécie Rosmarinus officinalis.

Esse alecrim possui diversas propriedades medicinais, curativas, digestivas, entre outras, e por isso, ele é muito usado para aplicações terapêuticas e medicinais.

Além das suas características principais, hoje você irá descobrir como o alecrim pode beneficiar o nosso cabelo, ajudar a dormir e também a emagrecer.

Características

O arbusto do alecrim quando perene mede cerca de 1,2 metros de altura, e ele é bastante ramificado, com uma cor verde, suas hastes são lenhosas, possui folhas pequenas e também finas, e elas são opostas e também lanceoladas.

A parte debaixo da planta do alecrim possui uma cor verde-acinzentado e a parte superior um verde brilhante e forte. Suas folhas são azuis ou brancas e elas se juntam em espiguilhas terminais.

O odor agradável e forte é exalado de toda a planta. E ela é muito utilizada na culinária, em tratos religiosos e também medicinais, e o seu óleo essencial é muito utilizado na fabricação de cosméticos, como cremes, perfumes e desodorantes e também como água-de-colônia.

Alecrim Características

O alecrim possui cânfora, tanino, pineno e outras substâncias ativas que lhe dão propriedades tônicas, estimulantes e também excitantes.

As abelhas adoram e apreciam muito as flores do alecrim, e a partir do néctar dessas flores, elas produzem um mel de excelente qualidade. Há, ainda, algumas pessoas, que plantam o alecrim próximo de apiários, para que as abelhas possam ser estimuladas.

A classificação científica geral do alecrim é:

  • Reino: Plantae
  • Filo: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Lamiaceae
  • Gênero: Rosmarinus
  • Espécie: R. officinalis

O alecrim faz parte da família Lamiaceae, que também possui outras plantas muito famosas, como é o caso da menta, orégano e lavanda.

Na cultura, o alecrim aparece em músicas, peças de teatros, filmes, literatura entre outros. E no Brasil, é uma planta muito usada e conhecida.

Cultivo

O alecrim possui uma atração estética muito grande, e por ser uma planta com fácil adaptação a locais secos, ele é muito planto em diversas partes do mundo.

Para os jardineiros iniciantes e com pouca prática, o alecrim é a planta mais recomendada, pois possui também alta tolerância a pragas, causando assim pouco ou nenhum trabalho.

O alecrim pode ser plantado até mesmo em vasos, sendo que um dos únicos cuidados a serem tomados é que ele deve ser sempre aparado, para que não cresça de forma excessiva, e também para que não vire um arbusto sem forma ou rebelde.

No entanto, ele também pode ser cultivado em jardins, e nesses casos, ele pode crescer de forma considerável, se tornando uma planta alta e bastante atraente.

O alecrim pode ser propagado tanto por sementes, como também por ramos que são cortados cerca de 10 até 15 cm, e retirando algumas folhas da sua base e então plantando diretamente no solo.

Nos jardins, as principais variedades de alecrim que são plantadas são:

  • Albus
  • Arp
  • Aureus
  • Benenden Blue
  • Blue Boy
  • Golden Rain
  • Irene
  • Salem
  • Severn Sea

O tipo de alecrim escolhido será de acordo com as suas preferências e objetivos.

Alecrim para o Cabelo

O alecrim, como citamos, possui diversos usos, e um deles é como um fortificante do couro cabeludo, que auxilia na redução das caspas.

É bem simples de fazer e utilizar. Basta que você faça um chá de alecrim bem forte, e misture com shampoo e também sálvia, com uma proporção de 1/4 de chá para um frasco de shampoo.

Após fazer a mistura, você pode aplicar durante o banho ou fora dele. O alecrim, por ser extremamente rico em antioxidantes, também é ótimo para auxiliar na queda de cabelos.

Então, além de auxiliar na redução das caspas e da queda de cabelo, o alecrim também irá auxiliar na fortificação dos fios e do couro cabeludo.

Alecrim para Dormir

O alecrim, além de possuir propriedades antioxidantes, como acabamos de ver, também possui algumas substâncias que auxiliam a controla a ansiedade, a acalmar e, consequentemente, a auxiliar a dormir.

Para isso, o alecrim pode ser usado em forma de chá, bem forte ou mais fraco, de acordo com a sua preferência, algumas horas antes de se deitar.

O alecrim vai proporcionar um efeito relaxante, vai te acalmar e fazer seu corpo se sentir mais à vontade para deitar e pegar no sono.

Não apenas como chá o alecrim pode ser usado. Muitas vezes, as pessoas também fazem compressas, usam em forma de spray, escaldas de pés, em banhos de banheira, ou ainda como vaporizador.

Todas essas formas são válidas e proporcionam o mesmo efeito relaxante e que auxilia na hora de dormir.

Alecrim para Emagrecer

Um dos maiores obstáculos na hora de emagrecer é que sentimos fome, isso é óbvio, mas também pois o nosso corpo retém muitos líquidos, fazendo com que nosso peso nunca consiga diminuir.

O alecrim entra como um ótimo auxilio na hora de emagrecer pois ele possui propriedades diuréticas que contribuem para a menor retenção de líquidos.

Além de auxiliar na diminuição dos líquidos no nosso corpo, ele também auxilia no trânsito intestinal.

O alecrim, no entanto, não é um produto mágico que vai fazer o emagrecimento acontecer de um dia para o outro.

Ele auxilia no emagrecimento, porém é preciso combinar com outros fatores também, como exercícios físicos, alimentação balanceada e saudável e acompanhamento do nutricionista.

No geral, o alecrim irá controlar o inchaço, a retenção de líquidos, a liberação de gases, e remover diversos sintomas desconfortáveis.

O alecrim é, então, uma planta muito famosa e utilizada. E você, o que acha dessa planta que possui tantos benefícios? Deixe nos comentários como você utiliza o alecrim!

Veja também

Lírio Stargazer: Características, Significado, Espécies e Fotos

O lírio stargazer, também chamado de lírio asiático ou lírio oriental apresenta a seguinte ficha …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *