Home / Plantas / Alamanda: Origem, História, Significado, Cuidados, Vantagens, Preço e Curiosidades

Alamanda: Origem, História, Significado, Cuidados, Vantagens, Preço e Curiosidades

Você sabia que a Alamanda é usada em projetos paisagísticos por causa da sua facilidade em desenvolvimento de cenários considerados de tirar o fôlego? E por possuir uma grande funcionalidade em quintais e jardins, além de proporcionar uma bela paisagem e alguns locais com sombras, onde diferentes espécies podem ser cultivadas?

Pois então, devido a todas essas e mais outras características, os apaixonados por flores e plantas preferem sempre ter uma muda de trepadeira nas mãos, principalmente se for uma Alamanda, uma das preferidas dos grandes profissionais. Neste artigo, conheça um pouco mais sobre essa flor encantadora.

Origem e História da Alamanda

A Alamanda tem vários nomes populares, que são as: Alamanda amarela, dedal de dama e Alamanda de flor grande. Sua origem é nativa do Brasil, da região costeira do Nordeste, leste e norte do país, basicamente, cultivada no mundo inteiro.

É considerada como uma flor trepadeira e mede até seis metros de altura. Suas folhas são ovais, oblongas e verticiladas, atingem em torno de vinte centímetros de comprimento, e até seis centímetros de largura. Ela pode ser cultivada de tal maneira em vasos, pelo fato de ambientes anteriores ou espaço que são menores. Porém, seu uso ocorre principalmente nos jardins, como por exemplo para coroamento dos muros, cerca viva e trepadeira.

A Alamanda o ano inteiro floresce, mas sua fartura de flores geralmente acontece entre as épocas de outono e primavera. A planta gosta do clima mais quente sendo ameno e úmido, além de pleno sol para melhor desenvolver a planta. Na hora de irrigar, embora goste de temperatura mais alta, a rega precisa ser 2 a 3 vezes por semana. Já no inverno, deve somente ser feito quando for necessário, além disso o solo necessita ser bastante arenoso e drenado.

Significado E Cores Da Alamanda

A Alamanda traz um interessante significado, sendo assim, suas flores representam paz, recomeço, novas oportunidades, serenidade e tranquilidade. Suas cores são:

  • Branca
  • Rosa
  • Roxa
  • A mais conhecida na cor amarela

Portanto, prosperidade e novas oportunidades, estão relacionadas à cor amarela. Por outro lado, força para recomeçar, tanto a vida profissional ou amorosa, esta relacionada à cor roxa, já as alamandas rosas e brancas estão relacionadas a tranquilidade e serenidade.

Cores da Alamanda
Cores da Alamanda

Cuidados

  • É necessário deixar a Alamanda longe do alcance de crianças pequenas ou de alguns filhotes.
  • Sua beleza e suas possibilidades decorativas escondem um fator de risco, por exemplo: O látex venenoso e resinoso, geralmente encontrado em toda a planta, que pode causar dermatites quando em contato com a pele.
  • Seu crescimento é moderado. E adapta-se a todos os estados brasileiros, mas opta pelo calor. Sua temperatura ideal é entre 15 a 30ºC, tolerando até 7ºC.

Vantagem E Preço Da Alamanda

A vantagem de você investir na flor Alamanda apresenta determinados princípios venenosos para alguns animais, portanto é bem eficiente na ação contra pragas de jardim. Contudo nada de se assustar se existir animais ou até mesmo crianças, pois só faz mal se for engolida, fora isso não apresenta risco algum.

Mesmo em vasos ou em planos paisagísticos, invista em uma Alamanda para ter sofisticação e beleza no seu ambiente. Por ser uma planta encantadora, ela não tem um preço alto, pois custa em torno de 50,00 a 80,00 reais. Você pode adquirir comprando diretamente em uma floricultura ou através de lojas online pela internet, porém, pode ser cobrada uma taxa adicional de frete.

Curiosidades

Os galhos da Alamanda têm uma flexibilidade que é um espetáculo à parte, assim, permitindo que ela se enrole nela mesma, transformando em arbusto sobre os vasos e os gramados.

A finalidade de colocar estaca ou vara no meio do vaso, na qual estará escondida quando a Alamanda crescer mais, deixa mais interessantes os planos de ambientação.

As flores descrevem um formato de sino, com as pétalas retalhadas e arredondadas, onde aparecem basicamente na parte de baixo das folhas. E é notado quase o ano inteiro, principalmente na primavera e o outono.

Alamanda no Vaso
Alamanda no Vaso

Como a Alamanda tem princípios tóxicos e muito venenosos foi descoberto que é extremamente eficiente no combate de pestes de jardim, como por exemplo, as cochonilhas e os pulgões. Para tal efeito, é feito um chá com as folhas picadas e com água fervendo, depois espera esfriar, e borrifa as plantas atacadas. É recomendado não usar recipientes de uso diário, como, bacias para alimentos.

Para o preparo do chá é importante colocar luvas na hora de cortar as folhas e aguardar um dia sem sol ou após o anoitecer. Este “chá” não pode ser aplicado antes das chuvas, pois diluiria o veneno, também não deve ficar guardado por algum tempo, pois as substâncias voláteis se perderão e não haverá eficácia do produto. Geralmente o ataque dos insetos é bem grande, e nem todas as folhas serão atingidas, é então necessária mais de uma aplicação.

Formas de Plantio

O Local de plantio deve ser ensolarado e com um solo drenado. No buraco do plantio deve colocar adubo orgânico composto do adubo de animal, húmus de minhoca e folhas demudadas e também adubo granulado, NPK formulação 10-10-10, para que tenha um aumento inicial forte.

Precisam de um trabalho de condução, que amarre os ramos com um cordão feito de algodão a treliças, tutores ou podem ser entrelaçados em fios de aço esticados junto a muros e a paredes. A adubação anual no inverno com um composto orgânico e adubo granulado que induz a floração do tipo NPK formulação 4-14-8. As irrigas durante o verão precisarão ser muito suficientes, dependendo da região, nos locais frios no inverno somente irrigar quando não existir chuvas no período.

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *