Home / Natureza / Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o solo argiloso. Apesar de ter suas vantagens, ele é bem difícil de manusear. Para um principiante, pode ser trabalhoso fazer algo com este tipo de terra!

Porém, há poucas coisas nessa vida em que não há nenhuma maneira de se consertar. Felizmente, o solo argiloso não é uma delas! Muito pelo contrário: Apesar de ser bastante rígido, ele pode se tornar maleável com simples passos.

Você quer descobrir como melhorar um solo que contém bastante argila? Ou, que tal, transformá-lo em um solo bastante rico em nutrientes? Não se preocupe, pois todas as questões apresentadas possuem uma resposta. Você encontrará no decorrer deste artigo!

O que acha de fazer a leitura até o final? Com toda certeza, os seus conhecimentos sobre jardinagem serão enriquecidos. Afinal, uma hora ou outra, esse problema terá de ser enfrentado. Porque não se preparar de uma vez?

É Possível Fazer Essa Transformação?

Jardinagem e paisagismo em casas onde o solo é argiloso pode ser um desafio. Há duas maneiras fáceis de ter uma paisagem saudável, bonita e bem-sucedida.

O número um é considerar canteiros elevados, especialmente para o plantio de fundações, camas perenes e hortas. Criando canteiros elevados a uma altura e meia acima do nível natural da terra, você elevará as raízes de suas plantas, deixando-as molhadas na primavera.

Arbustos Grandes
Arbustos Grandes

Vá pelo menos dois pés para arbustos grandes. Isto irá expandir os tipos e variedades de plantas perenes, anuais e arbustos que você será capaz de usar na paisagem para embelezar sua casa.

Caso contrário, a segunda maneira é simplesmente plantar material que possa tolerar o solo argiloso e prepará-lo adequadamente antes de plantar qualquer coisa.

É difícil alterar os solos e melhorar sua drenagem e condição depois de você já ter instalado sua paisagem, fazendo isso de antemão você vai economizar tempo e mão de obra mais tarde.

Uma coisa que você pode fazer para solos argilosos antes de plantar é simplesmente emendá-lo com matéria orgânica, como o composto. O gesso também pode ser adicionado para ajudar na textura e na drenagem. Isso funcionará para pequenas árvores, bordas de arbustos, camas anuais e jardins perenes.

Para árvores de grande porte é melhor ficar com aqueles que não se importam de viver no barro desde que o sistema radicular se espalhou para grandes distâncias e você deve plantá-los com pelo menos 75% de aterro de solo nativo.

Como Melhorar o Solo Argiloso

Os solos argilosos são exatamente o oposto dos solos arenosos. Sua textura é muito fina (as partículas de argila são quase microscópicas!) e as torna tão compactas e densas que a água tem dificuldade de fluir, criando um ambiente que não só tende a ficar úmido depois de uma boa chuva, mas também molhado e úmido.

Aparição de Poças

Quanto mais rico for o solo em argila, mais tenso ele tende a ser. Você pode até mesmo criar uma lagoa cobrindo o fundo de uma depressão com uma boa camada de argila, tornando-a essencialmente à prova d’água! Mas o ar não circula bem em solos úmidos e pesados ​​e as raízes das plantas tendem a apodrecer.

Curiosamente, quando um solo argiloso finalmente seca, o que geralmente acontece apenas durante uma seca, ele racha e endurece e até repele a água, então as plantas pobres que crescem lá vão de um solo tão denso e úmido que suas raízes mal conseguem respirar para um só.

Poças em Solo Argiloso
Poças em Solo Argiloso

O clima fica tão seco que elas têm dificuldade em penetrar. Jardinagem em solo argiloso está longe de ser uma tarefa fácil!

Outras Maneiras de Melhorá-lo

Você melhora um solo argiloso adicionando material orgânico: composto, folhas trituradas, estrume, etc.

E certos produtos vendidos principalmente como cobertura morta (cobertura florestal, por exemplo) também têm um uso secundário: eles podem ser misturados com um solo argiloso para arejar e melhorar a sua drenagem.  Misturar matéria orgânica em solo argiloso é, no entanto, muito difícil: forma torrões pesados ​​que são difíceis de quebrar.

O Que Não se Deve Fazer

Cuidando do Solo Argiloso
Cuidando do Solo Argiloso

Uma coisa que você não deve fazer para melhorar um solo argiloso é adicionar areia. Embora possa parecer lógico que a adição de areia, com sua textura aberta, ao solo argiloso, com uma camada muito fina, deva arejar a última, e mesmo que este pequeno conselho falso seja frequentemente usado em círculos hortícolas, este tratamento não não funciona.

Em vez disso, dá um solo duro como pedra, mais cimento do que um bom solo de jardim. No entanto, há uma vantagem para o solo argiloso: uma vez que você tenha conseguido trabalhar muito material orgânico em argila e transformá-lo em um solo de jardim decente, pelo menos o efeito é duradouro (o oposto do que acontece quando se adiciona matéria orgânica para um solo arenoso).

Um Método Ainda Mais Fácil

A maneira mais fácil de melhorar os solos arenosos e argilosos é simplesmente cobri-los com uma espessa camada de solo de jardim de qualidade.

Para melhorar a retenção de água do solo arenoso ou a drenagem do solo argiloso, muitas vezes é mais fácil simplesmente cobri-los com uma boa camada de solo de jardim de alta qualidade (cerca de 20 cm).

Isto é, na verdade, o que a Mãe Natureza se esforça para fazer, gradualmente adicionando uma camada espessa rica em matéria orgânica acima dos solos arenosos ou argilosos depositando regularmente folhas mortas e outros materiais orgânicos.

Mas, pode levar centenas de anos para alcançar seu objetivo, enquanto você pode criar o mesmo efeito em uma tarde, cobrindo seu solo de qualidade questionável com uma camada decente de solo de jardim de alta qualidade.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Um comentário

  1. Corrige -se inicialmente a acidez do solo argiloso fazendo sua calagem: acrescentando calcårio dolomitico ( cálcio + magnesio) que é alcalino.. O calcário torna mais “leve” os solos “pesados” ( argilosos) e mais “pesado ” os solos “leves” ( arenosos).Pode se tb usar cinzas de madeiras de boa qualidade: são alcalinas e contém cálcio e fósforo em boa quantidade, além de uma série de micronutrientes.. Planta-se em seguida guandu ( cajanus cajans), leguminosas extremamente rústica ( a zebu das leguminosas), cujas raízes pivotantes e potentes (subsoladoras) ainda tem a propriedade de fixar o nitrogênio do ar ao solo através de nitrobactérias – rizobios – ja existentes no solo e que se fixam naturalmente em forma de nódulos nas suas raízes. Acrescentar 20 gr de superfosfato simples ( fósforo + calcio+ enxofre) ao redor dos pés de guandu ( quando com 20 cm de altura) favorece consideravelmente no seu desenvolvimento geral (nutrientes que serão depois devolvidos ao solo, reciclados que foram pela própria planta, na forma de restos vegetais decompostos). Importante: as raízes e folhas do guandu secretam vários ácidos, entre os quais o piscidico, o qual tem a propriedade de tornar disponível o fósforo fixado ( existente, porém não disponivel) no solo. Por último, dentre os macro elementos, o guandu tambem supre o solo de potássio, pois que a potente raiz da planta retira-o das camadas mais profundas e o devolve a superfície na forma de folhas, galhos e caules apodrecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *