Home / Natureza / Top 10 Plantas Ideais Para Pergolados Internos: Ideias e Imagens

Top 10 Plantas Ideais Para Pergolados Internos: Ideias e Imagens

É possível ter um pergolado bonito o ano inteiro. Isso depende do tipo de planta que foi utilizada e essa escolha tem que ser bem pensada, baseada nas características da planta, bem como no sistema de hidratação da planta, quantidade de sol, vento e até do objetivo do pergolado.

O problema é que nem todo mundo presta atenção nesses detalhes e acaba escolhendo plantas que não são ideias para serem colocadas em pergolados internos.

O objetivo desse texto é apresentar as 10 plantas ideias para serem utilizadas em pergolados internos, bem como apresentar quais são suas principais características e por que elas devem ser a escolha em cada caso.

Mas antes, vamos pensar no pergolado. Afinal, ele será a estrutura que sustentará a planta e as flores. Existem vários tipos e dependendo como ele será, também influencia no tipo de planta que deverá ser utilizada.

Qual a Localização do Pergolado?

Se o pergolado ficar em um corredor estreito, escolha espécies que não façam cachos. Dessa forma elas não vão atrapalhar a passagem das pessoas nem deixar que insetos tornem o local desagradável.
Se o pergolado é destinado ao lazer, ele deverá ter, pelo menos 3m x 3m. A planta utilizada deve fechar todo o espaço aéreo. A espécie escolhida deve ter ramos longos que possam ser conduzidos pela armação.
Para locais maiores, as mudas devem ser colocadas diagonalmente. Geralmente duas ou quatro mudas dão conta do recado.

Localização do Pergolado

Se o pergolado estiver em um jardim interno, mudas devem ser plantadas diretamente no solo. Já se ele estiver em uma varanda ou terraço, elas podem ser colocadas em vasos grandes de cimento ou jardineiras de alvenaria.
Nesse caso, a dica é tratar todo o interior do vaso com pixe. Deixe secar por vários dias antes de fazer o plantio. Assim você evitará que ele fique manchado pela umidade.

Tipo de Fixação da Planta no Pergolado

As plantas para pergolado ou trepadeiras têm tipos diferentes de fixação. Conhecê-los ajuda a deixar seu pergolado ainda mais bonito:
Escadentes – Caule lenhoso, têm ramificações que podem ser conduzidas como trepadeiras ou arbustos. Devem ser fixadas com podas rentes ao solo e amarrilhos apoiados em pilastras e colunas do pergolado.
Geralmente gostam de meia sombra.

Volúveis – Se enrolam quando tocam nos obstáculos, passando a subir em espiral. Precisa de suportes mais estreitos (tubos plásticos, fios de arame). Ao atingir a parte de cima ou cobertura do pergolado, os ramos ficam pendentes.

Sarmentosas – Têm órgãos naturais de fixação (raízes adventícias, espinhos curvos e gravinhas) em toda a sua extensão.

Tipo cipó – Têm caules rijos e longos. Atingem grandes alturas, mas precisam de fixação artificial através de amarrilhos. Como suas flores costumam ser pesadas, geralmente acabam ficando arqueadas.
Agora, vamos ver quais são as melhores plantas para pergolados internos:

1 – Hera do Cabo (Senecio Macroglossus)

Oferece uma verdadeira cortina de folhagem. Ideal para áreas que não receberão sol direto. Formam margaridinhas na época de floração.

Senecio Macroglossus

2 – Alamanda Amarela (Allamanda Cathartica)

Uma das trepadeiras mais bonitas, tem flores amarelas durante praticamente o ano todo. Sua folhagem verde-escuro adapta-se bem a qualquer região, embora prefira regiões mais quentes.

3 – Tumbérgia-Azul (Thunbergia Grandiflora)

Também floresce praticamente o ano todo. Não gosta de sol direto. Resulta em lindas e pequenas flores azuis, que lembram orquídeas.

Thunbergia Grandiflora

4 – Amor-Agarradinho (Antigonon Leptopus)

Suas flores brancas ou rosas surgem no verão. Suas flores são pendentes, portanto tome cuidado com a altura do pergolado.

5 -Buganville (Bougainvillea Spectabilis)

É uma das espécies mais comuns, com galhos que oferecem boa cobertura. Tem floração coloridas, que pode ser branca, rosa claro, amarelo ouro, carmim, alaranjadas, coral ou púrpura.
As principais florações são na primavera e no verão, mas aparecem flores esporádicas também durante o ano. É cheia de espinhos. Gosta mais das regiões frias e altas, mas aparecem também no litoral.

Bougainvillea Spectabilis

6 – Flor de Cera (Roya Carnosa)

Considerada um cipó de tamanho médio, a flor de cera é uma planta perene, de folhas rígidas, formada por pequenas flores estreladas azuladas com miolo avermelhado que formam buquês. Floresce da primavera ao outono. Gosta de meia sombra.

7 – Jardim de Madagascar

Ramificada e com folhas espessas e com bastante brilho, essa espécie adora claridade mas não suporta sol direto. Ela necessita de um tutoramento inicial. Não tolera geada e frio excessivo.

Jardim de Madagascar

8 – Roseira-Trepadeira

Não encharque essa planta, pois apesar de apreciar umidade (no calor regue 2 a 3 vezes por semana, enquanto em tempos de frio apenas 1 vez), ela não tolera quantidades excessivas de água. Seu caule é flexível, portanto, amarre-a nas estruturas para que ela siga a orientação e consiga se desenvolver.

9 – Dipladênia

Não tolera encharcamento, frio intenso ou geadas. Suas flores tem formato de trombeta e a espécie prefere um clima quente, florescendo então mais intensamente no verão e na primavera.

Dipladênia em Vasos

10 – Lágrima de Cristo

A lágrima-de-cristo é ótima para cobrir pérgolas, porque produz sombra no verão e permite a passagem de luz no inverno. Nessas duas estações ela ainda floresce. Cresce lentamente e precisa de sol pleno para o cultivo.

Fontes: https://www.cobrire.com.br/quais-as-melhores-plantas-para-pergolado/
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2018/08/13-plantas-para-cobrir-o-pergolado.html

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *