Home / Natureza / Tipos de Formigas que Picam: Lista das Espécies Mais Perigosas

Tipos de Formigas que Picam: Lista das Espécies Mais Perigosas

Atualmente, existem mais de 12.500 espécies de formigas identificadas no mundo. Algumas formigas são mais calmas, como as Harvester Ants, que colhem grãos e sementes para sua colônia sobreviver.Todas as espécies animais que podem ser encontradas na Terra podem ter algum efeito letal nos seres humanos. As formigas também se enquadram nessa categoria, embora nunca pensássemos que uma formiga pudesse matar um ser humano totalmente crescido.

Formigas Trabalhando Juntas
Formigas Trabalhando Juntas

É tão verdade que uma única mordida pode até matar um ser humano dentro de algumas injeções de seus venenos. Nem todos os tipos de formigas são tão perigosos, mas a lista é bastante assustadora, para ser honesto.  Uma mordida ou picada de algumas espécies de formigas podem fazer com que você desmaie ou até mesmo matá-lo. Aqui estão algumas das formigas mais perigosas do mundo e do que você deve estar ciente.

Formiga de Cabeça-Preta

Formiga de Cabeça-Preta
Formiga de Cabeça-Preta

A Bulldog Ant é o detentor do recorde oficial da formiga mais perigosa do mundo. Esta formiga vive na costa da Austrália. É uma formiga extremamente agressiva que usa sua picada e mandíbula ao mesmo tempo. Quando morde, injeta veneno. Sabe-se que ele morde e pica tão agressivamente que mata adultos em 15 minutos.Esse tipo de formiga é tão perigoso que até foi registrado no Guinness World Records como o mais perigoso. Também é relatado que em mais de 300 pessoas acidentes, 3 pessoas morreram por causa de suas picadas desde 1988. Relatórios também confirmaram que essa picada de formiga mortal pode causar insensibilidade aos tecidos com tanta dor aguda que pode levar à morte se não for curada a tempo. Também é bastante fatal para pássaros e outros animais que podem morrer de insuficiência renal se essa formiga bulldog os morder.

Formiga Siafu

Formiga Siafu
Formiga Siafu

A Formiga Siafu também é conhecida como Formiga do Exército. Eles vivem na África Oriental e Central e enxameiam seus predadores. De fato, essas formigas comerão e destruirão tudo o que estiver em seu caminho. Eles não têm ninhos, mas enxameiam outros animais, picam e mordem. Você ficaria surpreso ao ver seus ninhos, eles vivem em um grande número de quase 20 milhões. Eles têm mandíbulas tão poderosas que podem rasgar suas presas em poucos segundos. Eles são divididos em duas categorias; trabalhador Siafu e Siafu Normal. Geralmente, as formigas operárias Siafu são mais perigosas, pois suas mandíbulas são maiores e mais poderosas. Sua capacidade de picada também é inegavelmente forte.

A formiga do exército é apelidada de exército por causa da natureza de seu ataque e como eles vivem juntos. Eles tendem a viver em grupos e gostam de se mudar de um lugar para outro no chão. Eles atacam suas presas na forma de um grupo que pode parecer nada a princípio, mas se você obtiver uma aparência exposta do ataque, ficará surpreso que eles geralmente estejam em centenas e milhares em número quando atacam, ou seja, 100.000 formigas atacando juntas.

Formiga de Fogo

Formiga de Fogo
Formiga de Fogo

A formiga de fogo é um dos tipos mais agressivos de formigas. Se você atrapalhar essas formigas, elas irão etacá-lo. Além disso, eles deixam um feromônio que faz mais formigas também atacarem. Essas formigas também têm uma picada extremamente dolorosa e, infelizmente, se você é picado, sua pele fica vermelha, inchada e você pode sentir muita irritação.A perigosidade desta formiga ameaçadora pode ser calculada com o nome sugerido por quem foi mordido por ela. Sua picada e os efeitos posteriores são muito mais dolorosos do que uma bala, sem mencionar que a propagação do veneno também é como uma bala, sem dúvida é classificada como o veneno ou a picada mais dolorosa de uma formiga. Pode ser encontrada no Paraguai e Honduras. O principal efeito do seu veneno é no sistema nervoso.

Em vez de uma formiga agressiva, existem mais de 200 tipos diferentes de formigas de fogo. De acordo com o nome, sua picada resulta em um tipo de efeito de fogo na pele, que pode causar irritação e inchaço. Quando atacam na forma de grupos, o local onde mordem pode ficar tão inchado e irritado que, se não for tratado a tempo, pode levar à morte. A reação alérgica pode variar de tipo para tipo de formiga de fogo, mas também pode causar falta de ar e fala arrastada.

Formiga Cabo-Verde

Formiga Cabo-Verde
Formiga Cabo-Verde

A Bullet Ant é conhecida por ter uma das picadas mais dolorosas. É encontrada na América do Sul e também é conhecida como formiga de 24 horas por causa da dor que você sente por até 24 horas após ser picada. Algumas vítimas até descrevem ser picado por esta formiga tão doloroso quanto levar um tiro. Esta formiga libera veneno quando você é picado.

Formiga da Ceifeira de Florida

Formiga da Ceifeira de Florida
Formiga da Ceifeira de Florida

Encontradas nas Américas Central, do Sul e do Norte, essas formigas são muito mortais, pois carregam o tipo de veneno que a Cobra carrega e também pela abelha ocidental. Seu veneno pode matar animais pequenos em pouco tempo, e eles também são muito letais para os seres humanos. Eles têm uma barba pequena como uma estrutura que os ajuda a carregar pequenas sementes e grãos, mas nunca são enganados por sua aparência. Eles podem se tornar mortais quando sentem o perigo à sua volta.

Formiga de Acácia do Megafone

Formiga de Acácia do Megafone
Formiga de Acácia do Megafone

Com uma estrutura quase parecida com uma vespa, o ferrão também é muito parecido com eles. Eles podem ser perigosos, pois seu veneno pode causar sérias irritações e queimaduras na carne, mas também têm alguns aspectos benéficos. Nos países africanos, essas formigas são usadas para fins médicos, como tratamento de asma e depressões profundas.

Formiga Verde da Árvore

Formiga Verde da Árvore
Formiga Verde da Árvore

Encontrado na Austrália e na Ásia Tropical, é frequentemente apelidado de Weaver. Eles são chamados de formigas verdes, porque você encontrará o ninho nas árvores e folhas, onde as juntam e formam colônias. Cada colônia contém quase meio milhão de formigas. Eles não comprometem as picadas, mas podem morder, e suas mordidas podem causar o efeito de um alfinete na pele. Mas, como a formiga Bullhorn, também possui alguns benefícios médicos, pois também pode ajudar no tratamento de dores de estômago e problemas de fertilidade.

Formiga-Pônei

Famosas por suas horrendas aparências, essas formigas pôneis não são tão letais a princípio, mas ainda causam sérias dores quando picam. Eles são encontrados principalmente na Austrália. Se essas formigas arderem em grande quantidade, seu veneno aumentará, pois pode ficar sério. Essas formigas podem causar choque anafilático que pode levar a vômito e inchaço. Se a picada continuar, pode levar à morte.

 

Veja também

Mangostão, Benefícios e Malefícios Da Fruta

A fruta Mangostão já mencionada nos posts deste site, é proveniente de uma planta exótica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *