Home / Natureza / Raça de Pônei Shetland Americano: Características e Fotos

Raça de Pônei Shetland Americano: Características e Fotos

Hoje vamos falar um pouco sobre a raça de pônei shetland americano. Para iniciar, podemos definir uma animal pônei, esse é um animal de porte pequeno que tem todo o seu corpo com características próprias e também comportamentos específicos. Se você comparar um desses com um cavalo comum vai perceber diversas diferenças, a primeira delas com certeza será com relação altura, pôneis são animais menores, eles também têm suas caudas bem mais cheias e as crinas também. Outras características diferenciadas podem ser a parte óssea que no pônei é bem mais forte e aparente, as pernas também são mais encurtadas. Uma outra coisa que chama muito a atenção com certeza é o fato da variação de altura, ela pode variar de 86,4 cm a 147cm mais ou menos, algumas exigências são pedidas para manter o padrão da raça, existem lugares que consideram até os 150 cm, mas as organizações mais criteriosas exigem que os animais não ultrapassem os 142 cm.

Pônei Shetland Americano Branco Trotando na Grama

Altura de Pôneis

Continuando o assunto sobre a altura dos pôneis, existe uma altura máxima que os machos podem alcançar quando já tiver completado 36 meses de idade, no máximo 100 centímetros. No caso de pônei fêmea o máximo aceitável na mesma idade é de 110 centímetros.

E pode acreditar, ainda existem mini pôneis, também conhecido como mini horses e conseguem ser ainda menores, esses animais não podem ultrapassar os 100 centímetros de altura.

Raças de Pôneis

  • Pônei Garrano

  • Pônei Brasileiro

  • Pônei Shetland

Raça de Pônei Shetland Americano

Esse animal é um animal nativo da Escócia, mas especificamente das conhecidas Ilhas de Shetland. 

Esses animais podem variar de tamanho, o pônei shetland tem no mínino 71,12 centímetros, já a altura máxima pode chegar a 112 centímetros. Nos Shetlands americanos a altura pode chegar a 117 centímetros.

É importante dizer que na hora de medir os animais a cabeça não é levada em conta, a medida vai da para até a altura do cachaço.

Características do Pônei Shetland Americano

Esse é um animal com um temperamento muito sociável, muito dócil e adorável, é também bastante ativo. Eles são bastante utilizados para sela. Como já falamos bastante sobre a altura dele podemos considerar uma altura média de 1,10 metros. É um animal de porte pequeno. Com relação a sua pelagem, ela pode ter diversas colorações. A pelagem desta espécie é bem avantajada, suas pernas são mais curtas do que um cavalo comum, e animais extremamente inteligentes.

É uma raça bem resistente, muito utilizada para ser montada, para puxar carga e também para tração.

Com relação a cabeça do pônei shetland, podemos dizer que ele possui um perfil de face e nariz reto. Olhos bem vivos e expressivos, suas orelhas são medianas. As narinas dele são bem grandes.

A andadura do pônei shetland é o trote.

Comportamento do Pônei de Shetland Americano

Podemos falar um pouco sobre o comportamento desse animal, o temperamento desse pônei principalmente para os utilizados para sela e também para tração é que sejam mansos, mas ao mesmo tempo precisam ser corajosos.

São animais perfeitos para crianças que gostam de cavalos e pretendem começar a lidar com eles.

Fotos do Pônei Shetland Americano

É uma raça muito simpática que é comum especialmente no Reino Unido, um excelente pônei para se ter em sua fazenda, todas as suas qualidades explicam o motivo dessa raça ser tão famosa naquele país, e também é a raça mais antiga.

Quando olhamos para eles e vemos seu tamanho acabamos concluindo que são animais frágeis, mas saiba que é muito pelo contrário. Eles são animais extremamente fortes e apenas um coice é suficiente para quebrar seus ossos e até ser fatal.

Perfil Pônei Shetland Com as Crinas Esvoaçantes

São animais muito sociáveis, e são comum entes encontrados em grupos, embora grupos não muito grandes que não ultrapassam seis pôneis.

Com relação ao seu pêlo ele é grosso e avantajado, isso não é à toa, já que é um animal adaptado para as montanhas, lugares e frios e neve.

Em seu país de origem e Escócia que é um lugar bem frio essa raça é a única que sobreviveu.

História do Pônei de Shetland Americano

Esses animais são bem antigos, chegaram na Escócia no período da Idade do Bronze. Esses pôneis nasceram nas Ilhas Shetland que deu origem ao seu nome.

As pessoas que viviam nessa região certamente realizaram cruzas dessa raça com outras raças de outros países. Uma das influências pode ser o conhecido pônei celta, que mais ou menos no mesmo período foram levados pelos colonos para essa ilha.

O local não era muito favorável ao seu desenvolvimento, um frio excessivo e faltava comida, esses animais foram obrigados a se tornarem resistentes para sobreviver.

Três Pôneis Marrons

No início a principal utilização desses animais era para puxar carroças, a fim de transportar carvão, turfas e outras coisas, e também ajudava a preparar a terra.

No meio do século 19, na época da revolução industrial onde cada vez mais era necessário carvão, muitos desse animais foram mandados para Grã Bretanha trabalhar como cavalo de mineração.

Lá esses animais trabalham transportando carvão, ficam na parte de baixo do solo, e o trabalho era muito pesado e eles acabavam vivendo pouco.

Outros lugares como os Estados Unidos também acabavam trazendo esses animais para trabalhar em suas minas. Nesse país existiu esse tipo de trabalho até o ano de 1971.

Já no ano de 1890 foi criada uma associação para os pôneis de shetland, para gerar animais de maior qualidade.

Usos do Pônei Shetland Americano

Depois de um passado tão sofrido hoje em dias as coisas melhoraram bastante, agora eles são encantadores de crianças. Os pequenos adoram montar os pôneis, assisti-los passeando pela fazendo, ou realizando passeios de carroça em diversos lugares como algumas feiras e parques. Fazem um lindo trabalho em equoterapia na recuperação especialmente de crianças.

No seu país Reino Unido eles já são encontrados em corridas, competindo nas pistas da Shetland Pony Grande National.

As versões menores desses pôneis estão passando por treinamento para atuarem como cavalos guias, para trabalharem como os cães guias.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *