Home / Natureza / Que Tipo de Rocha é Encontrado em um Vulcão?

Que Tipo de Rocha é Encontrado em um Vulcão?

Quando  pessoas pensa em rochas encontradas em vulcão, visualizam um vulcão em erupção de pedra – pomes e lava. O termo ígneo nos chega da palavra latina ” Ignis “, que significa fogo. Rochas vulcânicas são produzidas dessa maneira, mas quase todas são produzidas no subsolo pelo resfriamento e endurecimento do magma . Magma  derretido é produzido nas partes superiores do manto ou nas áreas mais baixas da crosta, geralmente a uma profundidade de 50 a 200 quilômetros (zona de subducção).

 Formação de Rochas Ígneas Extrusivas

O magma é menos denso que a rocha circundante, que faz com que ela suba. Quando atinge a superfície, é chamado lava e as erupções delas, mais as cinzas, produzem vulcões. A lava que atinge a crosta terrestre endurece e se torna rocha ígnea. Quando não atinge a crosta, produz varias estruturas geológicas. Quando  atinge a crosta terrestre através de vulcões ou através de grandes fissuras, as rochas formadas por conta do resfriamento e endurecimento da lava são chamadas extrusivas . Alguns dos tipos mais comuns são rochas de lava, cinzas, pedra-pomes, obsidiana cinzas e poeira vulcânicas.

Rochas Ígneas Extrusivas
Rochas Ígneas Extrusivas

Formação das Rochas Ígneas Intrusivas

Há milhões e bilhões de anos passados, as rochas derretidas estavam esfriando e, assim, endurecendo-se sob a crosta terrestre. Essas rochas agora são visíveis porque a construção das montanhas as empurra para cima e a erosão remove as macias, expondo as muito mais duras. Estes são denominadas intrusivas porque o magma se intrometeu nas camadas de rochas pré-existentes. Tipos de rochas  intrusivas são granito e basalto.  Um batólito é o maior dos corpos intrusivos. Eles são maiores que 100 quilômetros quadrados e geralmente formam núcleos de granito.

Rocha Ígnea Discordante

Um corpo de rocha discordante corta o leito de rocha pré-existente. Batólitos e diques são exemplos de corpos rochosos discordantes. Um dique é um corpo de rocha intrusiva vertical ou quase vertical que corta os leitos de rocha. Eles freqüentemente se originam de erupções explosivas que racham a área ao redor de um vulcão, com o magma preenchendo as rachaduras formando um dique.

Rocha Ígnea Concordante

Um corpo de rocha concordante corre paralelo ao leito rochoso pré-existente. Lacólitos e soleiras são exemplos de corpos de rochas concordantes. Um lacólito é um corpo intrusivo em forma de cúpula que se intrometeu entre camadas de rochas sedimentares. O magma crescente força as camadas subjacentes a subirem para uma cúpula . Um peitoril é semelhante a um dique, com exceção dos peitorais que correm paralelos ao leito rochoso existente, ao invés de cortá-lo.

Categorias de Rochas Ígneas

A composição das rochas ígneas se divide em quatro categorias principais. Eles são determinados pela quantidade de sílica que as rochas contêm. As quatro categorias são ácidas, intermediárias , básicas e ultrabásicas.

Rochas Ácidas  – Têm um alto teor de sílica (65% ou mais) junto com uma quantidade relativamente alta de sódio e potássio. Essas rochas são compostas dos minerais quartzo e feldspato. Riolito e granito são os dois tipos mais comuns de rocha ácida.

Rochas Intermediárias – Contêm entre 53% e 65% de sílica. Eles também contêm feldspato de potássio e plagioclásio com uma pequena quantidade de quartzo. Diorito e andesita são os dois tipos mais comuns de rochas intermediárias.

Rochas Básicas – São compostas por menos de 52% de sílica e uma grande quantidade de feldspato de plagioclásio e muito raramente quartzo. Os dois tipos mais comuns de rochas básicas são basaltos e gabros.

Rochas Ultrabásicas – São compostas por menos de 45% de sílica e não contêm quartzo ou feldspato. Eles são compostos principalmente dos minerais olivina e piroxeno. A rocha ultrabásica mais comum é a periodite. A periodite é verde escura e grossa que muitos cientistas acreditam ser a rocha principal do manto.

Que Tipo de Rocha é Encontrado em um Vulcão?

Basaltos – são rochas extrusivas escuras e de granulação fina. Os grãos minerais são tão finos que são impossíveis de distinguir até de lupa. Elas são as mais difundidas.  Quase todos os basaltos são de origem vulcânica e foram formados pelo rápido resfriamento e endurecimento dos rios de lava. Alguns basaltos são intrusivos, tendo resfriado dentro do interior da Terra.

Basaltos
Basaltos

Pedra – Pomes – Tem origem vulcânica, é espumosa, de cor muito clara, é formada da lava cheia de gás ejetada e dispersada pelo ar durante uma erupção. À medida que lava se lança pelo ar, ela esfria e os gases escapam deixando a rocha cheia de buracos.  A pedra-pomes é tão leve que flutua na água. Grandes blocos de pedra-pomes foram vistos flutuando no oceano após grandes erupções. Alguns grandes blocos de lava podem transportar pequenos animais.  A pedra-pomes é moída e usada hoje em sabões, produtos de limpeza abrasivos e também em polidores.

Pedra - Pomes
Pedra – Pomes

Riolito – Está intimamente relacionado ao granito. A diferença é que o riolito tem cristais muito mais finos. Esses cristais são tão pequenos que são invisíveis até de lupa. O riolito resfria  mais rápido que o granito, dando-lhe uma aparência vítrea. Os minerais que compõem o riolito são quartzo, feldspato, mica e hornblenda.

Riolito
Riolito

Gabbros – São rochas de granulação grossa, com composição mineral semelhantes aos basaltos. Eles são compostos principalmente de feldspato de plagioclásio mineral com quantidades menores de piroxeno e olivina.

Gabbros
Gabbros

Obsidiana –  Vidro vulcânico natural muito brilhante. Quando a obsidiana quebra, ela fratura com uma distinta fratura concoide.  Quando as pessoas fabricam vidro, elas derretem rochas de sílica como areia e quartzo e depois esfriam rapidamente, colocando-a na água. A obsidiana é produzida na natureza de maneira semelhante.

A obsidiana é geralmente preta ou de um verde muito escuro, mas também pode ser encontrada de uma forma quase clara.Os povos antigos em todo o mundo usaram obsidiana para pontas de flechas, facas, pontas de lança e ferramentas de corte de todos os tipos. Hoje a obsidiana é usada como bisturi pelos médicos em operações oculares muito sensíveis.

Obsidiana
Obsidiana

Seu conhecimento de rochas vulcânicas pode torná-lo rico. Ou seja, se você combiná-lo com o conhecimento de depósitos minerais e fatores econômicos globais. Os vulcões produzem direta ou indiretamente ou hospedam depósitos de alumínio, diamantes, ouro, níquel, chumbo, zinco e cobre. Usamos a maioria desses materiais todos os dias e, ao longo da vida, consumimos alguns deles (através dos produtos que compramos e usamos) em grandes quantidades.

Veja também

Qual a Importância dos Corais para o Meio Ambiente?

Famosos nos documentos de vida marinha, os corais são animais cnidários, pertencentes à classe taxonômica …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *