Home / Natureza / Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quanto Tempo Demora Para Limpar o Sangue das Drogas?

Quando se fala em drogas, logo pensamos nas drogas ilícitas que são fabricadas, vendidas e consumidas ilegalmente.

Porém, o termo abrange muito mais substâncias que as substâncias ilegais, que geram vícios e são tão prejudiciais quanto às drogas proibidas.

No entanto, o artigo vai falar sobre o tempo que leva para uma droga como o álcool, maconha, cocaína, heroína e outras drogas legalizadas e ilegalizadas saírem do organismo.

Afinal, O Que É Uma Droga?

Droga é um tipo de substância que altera fisicamente e psicologicamente o usuário logo após seu uso com efeitos que duram pouco tempo e que geram a necessidade de mais usos.

As drogas, quando usadas, provocam ligações celulares e cerebrais que geram extremo prazer, fazendo o cérebro ativar essas ligações na ausência das mesmas, fazendo com que um indivíduo sinta vontade de usá-la novamente.

Dessa forma, instaura-se o vício no organismo, sendo necessário passar por um árduo processo de desintoxicação para que o organismo elimine essas substâncias, mas as ligações ortomoleculares nunca serão desfeitas.

Drogas
Drogas

Drogas psicoativas afetam o comportamento e humor dos usuários, podendo ser estimulantes, depressivos ou alucinógenos.

Uma pessoa sob o uso de drogas se comporta de forma diferente, seja través do álcool ou de drogas mais pesadas como cocaína e crack.

Por Que as Pessoas Usam Drogas?

Existem vários fatores sócio culturais que fazem com que pessoas se envolvam com as drogas.

Muitas pessoas acabam se envolvendo com drogas devido ao ambiente em que vivem, onde o uso é comum, principalmente em regiões menos favorecidas, onde o comércio é ostensivo.

No entanto, muitas outras pessoas acabam indo em direção às drogas por simples curiosidade em relação ao efeito que elas causam.

Ao usar a droga, a pessoa passa a gostam da sensação de prazer e outros fatores que ela proporciona.

Porém, como já foi dito anteriormente, o organismo interpreta e consome essas substâncias a ponto de querer que as ligações biológicas sejam ativadas novamente, levando a pessoa a fazer novamente o uso da droga.

Dessa forma, a pessoa acaba se entregando ao vício gerado pela escravidão que a droga causa de sensações satisfatórias que não conseguem serem sentidas pelas mesmas.

Uso de Drogas
Uso de Drogas

Por exemplo, a cocaína é uma droga que estimula o cérebro, dando a sensação de controle absoluto e poder de fazer qualquer tipo de atividade física e tomadas de decisões.

Quando a pessoa não faz uso dessa substância, ela se sente incapaz de realizar atividades da forma que realizaria se estivesse sob o efeito da mesma.

Assim, a maioria das pessoas mentem para si próprias que precisam usar a droga para poderem realizar suas atividades, não entendendo que a vontade é gerada pelo organismo que está exigindo estímulos de produtos químicos externos.

Quanto Tempo Leva Para Limpar o Sangue das Drogas?

Vários fatores irão influenciar no tempo em que a droga ficará no organismo e no sangue do usuário.

  • Tipo de droga que foi usada;
  • De que forma a droga foi ingerida;
  • Com que frequência o usuário usa a droga;
  • As condições físicas do usuário, assim como sua idade;
  • Histórico de doenças crônicas.

Além disso, a droga não fica presente somente no sangue, pois suas substâncias químicas percorrerão e se instalarão em variadas partes do organismo.

Por exemplo, um usuário de droga pode fazer um exame de sangue depois de alguns dias de uso e não ver nenhum resquício de drogas em seu sangue, porém, um teste com um fio de cabelo ou até mesmo com a saliva pode indicar que o organismo ainda carrega as substâncias químicas das drogas.

Na verdade, apesar de todas as drogas entrarem no sistema vascular, o sangue é o local onde os componentes químicos menos permanecem.

Por exemplo, as substâncias de drogas como maconha, ópios, cocaína, álcool, LSD, ecstasy e vários outros tipos de drogas, podem permanecer apenas por algumas horas no sangue.

Por isso que exames antidopings, por exemplo, não são feitos através de exames de sangue, e sim através de exames de urina, onde as substâncias de drogas podem permanecer até por 1 mês.

Portanto, é possível que para limpar o sangue da droga basta apenas 1 ou 2 dias, mas apenas do sangue e não do organismo.

Ilustração de um Organismo Com Drogas
Ilustração de um Organismo Com Drogas

Vale ressaltar também que testes mais específicos como através da análise capilar indica que uma pessoa que nunca usou drogas na vida pode ficar com resquícios de substância no organismo até por 90 dias. Um usuário recorrente esse tempo triplica a cada uso, levando anos para um usuário ficar “limpo” completamente.

Tipos de Testes Para Detectar Drogas no Organismo

Apesar da droga ficar no sangue por menor tempo que em outros locais do organismo, é somente através do teste de sangue que é possível ter uma exatidão mais conspícua sobre o tipo de droga que foi usado e até mesmo a quantidade que foi usada.

Mas para isso ser eficaz precisa ser feito dentro de poucos dias após o uso da droga, caso contrário o exame não indicará presença relevante de substâncias.

Aliás, esse é o teste mais “invasivo”, já que necessita de amostras de sangue, pois existem outras técnicas menos invasivas, porém, nem sempre tão exatas, como o teste de urina, saliva e suor.

Curiosidades Sobre as Drogas

A metanfetamina é uma das drogas mais potentes que existe, sendo 3 vezes mais forte que a cocaína, sendo que essa última afeta o usuário no nível sináptico, enquanto a metanfetamina consegue penetrar nos neurônios e causar sérios estragos.

Muitos elementos presentes nas substâncias das drogas podem matar um ser humano, mas quando combinadas formam outras substâncias que, apesar de altamente nocivas, provocam apenas a sensação de prazer e a lenta degradação do organismo, além de promover doses altamente viciantes.

Para se ter ideia do nível de vício que o organismo assume após o uso de drogas, bebês recém-nascido já nascem com o organismo viciado em seus componentes devido ao uso durante a gravidez da mãe.

Veja também

Por Que Quando Bebo Fico Com Sono?

As bebidas alcoólicas podem ser utilizadas por vários motivos: para espantar a tristeza, afastar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *