Home / Natureza / Qual Foi A Maior Mina De Ouro Do Mundo? E No Brasil?

Qual Foi A Maior Mina De Ouro Do Mundo? E No Brasil?

No mundo é de conhecimento geral que existem diversos tipos de materiais que são encontrados em cavernas, montanhas e minas.

Esses materiais são muito preciosos, e tem sido assim há milhares de anos, e até hoje possuem grande importância.

O ouro, por exemplo, é um material muito precioso, com grandes valores, tanto sentimentais, como também em valor material.

Desde os tempos mais antigos e remotos o ouro é usado como um material de troca, venda ou de compra.

No passado, quem possuía a maior quantidade de ouro, eram as pessoas mais ricas, que normalmente pertenciam a realeza.

Atualmente, no entanto, sabemos que não é tão mais comum vermos pessoas andando com um saquinho com moedas de ouro no seu bolso, mas o ouro ainda realiza outras funções muito importantes na economia.

Mas você sabe de onde vem o ouro? Como funciona as minas de ouros? Ou, ainda, você sabe qual é a maior mina de ouro do mundo? E no Brasil?

Acompanhe essa leitura e você ficará craque nesse tema que pode te render muito assunto na próxima reunião de amigos.

O Que São Minas De Ouro?

Uma mina, no geral, é um local que é destinado apenas a mineração feita pelos homens, com o objetivo de coletar bens preciosos e úteis, como ouro, prata, água, entre outros.

Dentro das minas, há diversos corredores que são abertos, seja por bombas, seja por escavadeiras, ou ainda, utilizando martelos e marretas.

Esses corredores são subdivisões e são conhecidos como galerias, e podem ser feitos de forma artificial ou existem pela formação da própria natureza.

Uma mina de ouro é, então, um local que é destinado apenas para a mineração e obtenção de ouro.

As minas de ouros podem ser encontradas em cavernas, em grutas e, em alguns casos, dentro de minas que tem como objetivo a obtenção de outros tipos de minerais.

Uma pessoa que trabalha dentro dessas minas fazendo o processo de mineração recebe o nome de minerador ou mineiro.

É uma profissão muito antiga, que remete à Idade Antiga, e era uma profissão de grande importância, já que garantia que comércios, tecnologias e ferramentas existissem.

No Brasil, inclusive, pessoas que moram no estado de Minas Gerais, são chamadas de mineiras, isso porque era essa a profissão mais conhecida na época.

Países Com Maior Quantidade De Ouro

Se antigamente os países que eram considerados muito ricos eram aqueles que possuíam muito ouro em seu território, hoje essa concepção mudou um pouco.

Para ter uma quantidade muito grande em ouro, os países não precisam ter esse ouro necessariamente em seu território.

Na verdade, o ouro é guardado em sua maioria em cofres que podem estar localizados em outros países.

O ouro, atualmente, serve como uma reserva importante, e pode ser tanto comprado como vendido, e está presente também no mercado de ações para sofrer especulação.

O país que detém a maior quantidade de ouro em suas reservas, atualmente, é os Estados Unidos.

Os Estados Unidos possuem 8 mil toneladas em reservas que estão distribuídas em diversas partes do mundo, e o potencial das suas reservas já atingiu 73%.

Quem obtém e faz a compra de ouro nos Estados Unidos, e na maioria dos outros países, é o Banco Central.

São os Bancos Centrais, inclusive, que detêm cerca de 1/5 de todo o ouro disponível atualmente no mundo.

Essa quantidade de ouro reservada pelos Estados Unidos vale cerca de 350 bilhões de dólares, com os últimos cálculos sido feitos em 2012, ou seja, hoje em dia deve valer ainda mais.

Maior Mina De Ouro Do Mundo

Atualmente, a maior mina de ouro do mundo está localizada na cidade de nome Muruntau, no país Uzbequistão.

Essa mina foi descoberta há muito tempo atrás, em 1958, mas começou a receber operações de fato apenas em 1967.

Ela é considerada a maior mina do mundo que é operado ao céu aberto, e possui medidas incríveis e grandes.

Sua profundidade chega a cerca de 579 metros, e é considerada a quinta mais profunda em todo o mundo.

Em 2014 e em 2015, o projeto que é conduzido pelo governo do país onde se encontra, produziu cerca de 61 toneladas de ouro.

Além de ouro, o Uzbequistão também possui grandes minas que extraem materiais preciosos como turquesa e arsênio.

A Indonésia possui também uma mina de ouro muito grande, que ocupa, inclusive, o segundo lugar.

Localizada em Grasberg, há nessa mina de ouro quase 18 mil trabalhadores, e apenas em 2015, foi produzido cerca de 43 toneladas de ouro.

A cidade possui uma grande estrutura para conseguir conter todos esses trabalhadores, e mesmo que esteja em um local remoto, conta com escolas, com hospitais, com rodovias, casas e até mesmo um aeroporto.

Maior Mina De Ouro No Brasil

No Brasil, também temos minas de ouros, e inclusive a temos há muito tempo, sendo que fomos um dos países mais exploradas quando se trata desse tema.

Atualmente, a maior mina do Brasil se encontra em Paracatu, uma cidade localizada na região sudeste, no estado de Minas Gerais.

A mina é controlada, no entanto, por uma empresa estrangeira de nome Kinross, que é canadense, e o ouro produzido é exportado.

Apesar disso, a mina de ouro nesse local produz enormes benefícios para a população, como a geração de empregos, arrecadação de impostos e o aumento na renda.

Paracatu gera em torno de 1 bilhão de reais em produção de ouro, e por isso, recebeu o título de maior mina e produtora de ouro brasileira.

O ouro que é produzido é exportado para milhares de países, e comprado também pelo próprio Brasil, e é responsável por participar da criação de várias bijuterias, ferramentas e também tecnologias presentes nos celulares, notebooks, entre outros.

A cidade de Paracatu tem evoluído cada vez mais, recebendo prédios, mercados e lojas de marcas cada vez mais famosas, que veem um enorme potencial na pequena cidade.

E então o que você achou do conteúdo? Você já sabia sobre essas minas de ouro que existem no mundo? Não esqueça de deixar nos comentários abaixo a sua impressão ou qualquer dúvida que tenha surgido!

Veja também

Armillaria Ostoyae

Tipos De Fungos: Espécies Com Nomes, Fotos E Curiosidades

Os fungos são organismos eucarióticos, ou seja, possuem, em suas células, material genético (DNA e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *