Home / Natureza / Qual é o Maior Lêmure do Mundo?

Qual é o Maior Lêmure do Mundo?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Lêmures, esse animal tão fofo e curioso que muita gente tem diversas dúvidas sobre eles. Se quiser aprender mais sobre esse animal fique com a gente até o final deste post.

Com relação a aparência física desses animais podemos notar que sua face lembra bastante a face de uma raposa, as patas de trás são longas. Com relação ao tamanho deste animal o comprimento pode variar de 6 cm o menor lêmure como é o caso do camundongo, até 70 cm o lêmure Indri, essas medidas não consideram a cauda. Em algumas espécies de lêmure a cauda pode ser maior que o corpo. No caso do lêmure indri a cauda é mais curta que as outras. Todos eles possuem uma densa pelagem na cauda. No caso do lêmure de cauda anelada, a sua cauda é listrada e isso é uma característica somente dessa espécie. A maior parte dos lêmures são bem lanzudos, e essa pelagem pode variar na coloração que pode ser preta, castanha e até avermelhada.

Qual é o Maior Lêmure do Mundo?

Filhotes de Lêmure nas Costas da Mãe
Filhotes de Lêmure nas Costas da Mãe

Muitos podem citar o Lêmure indri como o maior, já que ele possui 70 cm em comparação aos lêmures camundongos de 6 cm. Mas não podemos deixar de citar também os lêmures gigantes que embora atualmente extintos são de fato os maiores.

Lêmure Gigante

Então vamos conhecer um pouco sobre o Archaeoindris fontoynontii, o lêmure gigante que tinha praticamente o mesmo tamanho de um gorila.

Os lêmures fazem parte do grupo dos primatas, o menor do grupo pesa apenas 20 gramas. Quando se trata do lêmure gigante, esse pode chegar a pesar 200 Kg.

Esses animais chamam bastante a atenção foi sua feição de sempre assustado, possui uma nariz úmido e um focinho grande, apesar de primatas serem bem distintos dos macacos por exemplo. O que nos dá a impressão de sempre estarem ligados é que possuem audição e olfato extremamente apurados, esses sentidos são estimulados o tempo todo. 

Importante ressaltar que não existiu apenas uma espécie de lêmure gigante, mas muitas. Não eram todos tão gigantes, alguns por exemplo eram até maiores que o atual indri, mas também não tão grandes como os outros.

Um exemplo é o Pachylemur, esse gênero compreende lêmures que chegavam a pesar 13 Kg, o que apesar de maior que o indri não era tão grande quando comparado a outros.

Isso não invalida o fato de que alguns outros eram impressionantemente gigantes. Esses animais foram descoberto em função de evidências antigas registradas, embora ainda não fossilizados, visto que a extinção desses animais é considerada recente.

Quando dizemos que é recente, falamos de 2015, incrível né? Foi nesse ano que alguns estudiosos do assunto encontraram no fundo do mar restos dessa espécie de animal.

Lista de Espécies de Lêmures Enormes

Archaeoindris Fontoynontii na Floresta
Archaeoindris Fontoynontii na Floresta
  • Archaeoindris fontoynontii – Com certeza essa se tratava da maior espécie registrada. Este Lêmure tinha o mesmo tamanho de um gorila. Embora estava boa parte do tempo no chão, era um animal com facilidade para subir em árvores. 

Tinha uma alimentação baseada em folhas, essa conclusão se deu através dos estudos feitos ainda no começo do século 20 da sua mandíbula. Para isso foram utilizadas provas de carbono. Foi descoberto também que ele já existia no ano 350 antes de Cristo.

  • Palaeopropithecus – Esse também semelhante ao anterior, a diferença está no peso já que essa espécie pesava cerca de 50 Kg. Por ser mais leve, cientistas acreditavam que esse animal vivia com mais facilidade em árvores, pois também possuíam dedos longos. Foram descritas 3 espécies desse animal, com restos datados do século 14 ao século 17.
  • Palaeopropithecus – Animais desse gênero possuiam espécies que passavam dos 20 kg.
  • Lêmure macaco –  Estes eram os mais semelhantes aos nossos macacos de hoje, possuiam patas curtas e eram animais de solo.
  • Lêmure Coala – Este lêmure possui esse nome por se parecer bastante com o coala, mas eram animais que alcançaram 50 Kg. Suas características eram bem únicas, seu focinho era parecido com o do rinoceronte, seus olhos ficavam na lateral de sua cabeça.

Extinção dos Lêmures Gigantes

Lêmure Sob Folhagem
Lêmure Sob Folhagem

Os cientistas acreditam que esses animais foram extintos a 3 mil anos, assim que o ser humano chegou a Madagascar.

Devido a seu tamanho descomunal, esses animais eram lentos e muito expostos aos caçadores. Outro fator que pode ter influenciado bastante são as queimadas das florestas devido a agricultura da época. Outro ponto que confirma como a caça afetou a vida desses animais é que restos encontrados mostram cortes em seus ossos, provavelmente para retirar a carne.

Curiosamente, alguns estudiosos relatam que algumas artes rupestres que foram encontradas em Madagascar mostram a caça a esses animais.

Algumas lendas ainda perduram em Madagascar, a conversar com nativos do local podem ser escutadas muitas histórias.

Alguns moradores afirmam que a extinção é mais recente do que se pensa, outros afirmam que esses animais ainda existem. Mas estudos mostram que isso não passa de uma lenda.

Fóssil de Lêmures Gigantes

Face do Lêmure
Face do Lêmure

Debaixo da água foram encontrados muitas coisas, entre eles um crânio gigante de um Megadalapis, com cerca de meio metro foi um dos maiores já encontrados.

O local foi tratado como um cemitério de lêmures submerso, diversos fósseis foram encontrados em uma espécie de cavernas subterrâneas, foi o maior número de fósseis já encontrados desses gigantes.

Hoje em dia os lêmures são muito menores que os antigos, mas infelizmente continuam sendo os mais ameaçados de extinção.

Diversos cientistas de duas Universidades famosas estão à frente das expedições feitas no lago Tsimanampetsotsa, pois é lá que foram encontrados esses restos. 

Curiosamente encontraram diversos elementos importantes como um crânio de meio metro de um Megaladapis. Outros registros foram feitos de um Archaeoindris conhecidos também como lêmures preguiça, que pesam cerca de 200 Kg.

Até agora não se sabe como esses animais foram parar ali, a suspeita é que tenham sido arrastados por predadores.

Veja também

A Terra em Nossas Mãos

Qual e a Diferença entre Nicho Ecológico e Habitat?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os termos nichos ecológicos e habitat, caso você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.