Home / Natureza / Qual é o Lixo que Demora Mais Tempo para se Decompor?

Qual é o Lixo que Demora Mais Tempo para se Decompor?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o tempo de decomposição do lixo, quanto tempo será que cada material leva para se decompor? E qual será que demora mais?

Quando estamos falando em tempo de decomposição, estamos nos referindo ao tempo que cada material leva para sumir literalmente do local onde foi deixado. Muitos deles levam um tempo absurdo até que tenham sumido completamente.

Qual é o Lixo que Demora Mais Tempo para se Decompor?

A resposta correta é o vidro, este material leva cerca de 4.000 a 1 milhão de anos para desaparecer. Mas não podemos nos esquecer da borracha que não tem até hoje o tempo estimado que leva para se decompor.

Tudo Sobre a Decomposição de Materiais

Tempo de Decomposição do Lixo
Tempo de Decomposição do Lixo

Saiba que cada material tem seu próprio tempo de decomposição, eles variam muito de acordo com o resíduo. Como mencionamos o vidro leva um tempo superior a 4000 anos para se decompor, a borracha não foi possível nem calcular esse número.

Então o que acontece nesse caso é que esses materiais passam muito tempo na natureza, mais do que deveria. Isso é um grande problema, pois enquanto estão por aqui estão gerando problemas para a natureza, a poluição com certeza é o primeiro ponto, outro é que ele se torna um local propício para multiplicação de doenças. Por isso é tão importante ter a consciência da maneira certa de descartar nosso lixo, assim cuidamos da nossa saúde de maneira indireta.

Importância da Reciclagem

Vamos falar então sobre o quão é importante reciclar materiais caso ainda reste alguma dúvida. Para começar podemos citar que esses materiais que vão para a reciclagem, pelo menos boa parte deles pode se tornar matéria prima para a produção de outros produtos. No momento em que isso é possível a quantidade de lixo gerada diminui drasticamente, além disso ainda cuidamos de gastar mais recursos naturais, pois esse material volta para o ambiente de produção.

Quando você olha com cuidado para o tempo que cada material leva para se decompor, você fica mais consciente na hora de descartar o seu lixo da maneira correta. Podemos citar como exemplo o material plástico, ele pode ir para reciclagem, mas as pessoas insistem em descartar ele em qualquer local e de qualquer maneira. Isso gera muitos problemas, mas o mais problemático deles talvez seja a morte de animais, é muito comum ver notícias de tartarugas que morreram ao ingerir sacolas e canudos.

Podemos concluir então que ao descartar o lixo da maneira certa e cuidar com a reciclagem previne uma série de danos ambientais. Agora que você aprendeu e tomou consciência disso, espalhe isso para mais pessoas. Você, sua família e seus amigos podem cuidar com o descarte do lixo a partir de agora e ajudar na transformação do mundo.

Tempo de Decomposição de Cada Resíduo

Tempo de Decomposição de Cada Material
Tempo de Decomposição de Cada Material
  • Goma de Mascar –  A decomposição desse material depende de uma série de fatores, ele precisa de luz e também do oxigênio do ar para que perca suas características elásticas e viscosas e possa enfim se decompor. Isso leva em média 5 anos.
  • Plástico –  Saiba que o reaproveitamento deste material é mais trabalhoso entre todos os outros resíduos. O motivo é que temos uma grande diversificação deste material, e cada um deles tem sua particularidade. O tempo de decomposição deste material varia de 450 a 500 anos.
  • Cigarro – O cigarro tradicional quando descartado começa a ser consumido por fungos e bactérias por conta da celulose. Mas quando o descarte ocorre em vias pavimentadas, por exemplo, esse processo fica ainda mais difícil. De maneira geral o tempo de decomposição dele varia de 1 a 2 anos. 
  • Lixo Orgânico –  Saiba que você mesmo pode se aproveitar deste lixo em casa, uma dica eficiente é fazer a compostagem, onde seu lixo orgânico se transforma em um super adubo, que você pode utilizar no seu jardim. Quando descartado na natureza, o tempo de decomposição é de 2 a 12 meses.
  • Borracha – Esse material é muito usado na indústria, mas até hoje não foi possível descobrir o seu tempo de decomposição. O seu status na lista então é de tempo indeterminado.
  • Alumínio –  Esse material tem uma vantagem incrível, pois ele pode ser reutilizado infinitas vezes. Seu tempo de decomposição varia de 200 a 500 anos.
  • Papel – Esse material é o que desaparece mais rapidamente, em torno de 3 a 6 meses para sumir.
  • Vidro – Apesar de ser o material que mais leva tempo para se decompor, ele também pode ser infinitamente reciclado quando descartado da maneira correta. O tempo de decomposição dele é de mais de 4 mil anos, mas existem registros de resíduos desse material que datam de 6 mil anos.

Materiais Que Não Desaparecem

Infelizmente existem materiais incapazes de se decompor, estes são um grande problema ao meio ambiente. Então vamos conhecer quais são eles:

  • Remédios – Por conterem metais pesados em sua composição eles não se decompõem.
  • Óleo lubrificante – O mesmo acontece com esse material.
  • Bateria de celular – O mesmo motivo.
  • Bateria de carro,
  • Computadores,
  • Lâmpada fluorescente – Este material possui mercúrio em sua composição, por este motivo não se decompõem.
  • Exames de RX –  Este material possui chumbo em sua composição, e por isso não se decompõem.

Por qual Motivo Devemos Reciclar?

É super importante o processo de reciclagem de materiais, pois dessa forma conseguimos transformar produtos existentes em novos produtos, eles voltam para a linha de produção e não é mais preciso utilizar outro material novo da natureza.

Dessa forma acabamos preservando o meio ambiente, quando conseguimos reduzir o lixo todo mundo sai beneficiado.

Como podemos observar, diversos materiais são passíveis de reciclagem, sendo alumínio, papel, plástico ou vidro, com isso acaba reduzindo a utilização de material da natureza e ainda reduz a poluição do solo, da água e do ar. Sem contar que acabam também liberando os lixões que já se encontram sobrecarregados, assim como aterros sanitários.

Além disso também a reciclagem é geradora de empregos e com isso contribuímos para uma sociedade melhor, dando oportunidade de renda para várias pessoas.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *