Home / Natureza / Qual a Importância do Ph na Água? Para Que Ele Serve?

Qual a Importância do Ph na Água? Para Que Ele Serve?

Você já parou para pensar qual é o Ph da água que você está bebendo? Será que isso faz diferença?

Sabemos que a água é muito importante para que nosso corpo fique hidratado e funcione bem durante o dia. Nosso corpo nasce alcalino, porém, conforme os alimentos que são consumidos ele vai acidificando, o que não é bom. O nível de pH do corpo, como poucas pessoas sabem, influencia diretamente em nossos tecidos, células, glândulas e órgãos. Para que tudo esteja em equilíbrio, precisamos manter níveis médios de pH e, para isso, é preciso consumir água com pH alcalino.

Assim, vamos falar um pouco mais sobre o pH da água, sua importância e para que ele serve. Confira a seguir.

Ph na Água

O Que é pH?

O pH significa potencial hidrogeniônico, ele é determinado pela concentração de H+ e indica acidez, neutralidade ao a alcalinidade de uma solução. Ele é representado por uma escala que vai de zero a quatorze, onde o pH 7 representa neutralidade. Os pH antes do sete são considerados pH ácido e os que estão após o pH 7 são chamados pH alcalinos. Assim, o caráter ácido é representado da direita para a esquerda e o básico da esquerda para a direita, onde quanto menor o pH, mais ácida é a solução.

Como é medido em escala logarítmica, a cada 1 ponto de pH que é diminuído, significa que aquela solução é 10 vezes mais ácida. Exemplificando: uma solução com pH4 é dez vezes mais ácida que uma solução de pH5, 100 vezes mais ácida que uma solução de pH6 e 1000 vezes mais ácida que uma solução de pH7. A partir de soluções com pH7, estas são chamadas de alcalina, desse modo, uma solução com pH10 é 10 vezes mais alcalina que uma solução de pH9 e assim por diante.

O pH no Corpo Humano

O sangue de um ser humano saudável contém entre 90% e 95% de água, com um pH entre 7,35 e 7,45. Para manter esse pH, o corpo extrai os minerais do organismo e, quando não consegue fazer isso, o pH não fica equilibrado e nosso corpo se torna ácido, ficando propenso a alguma infestação por parasitas, que causam diversos males para nosso organismo.

Diversas doenças que surgem com a idade, como câncer e osteoporose, bem como diversos problemas de saúde como dores de cabeça, pedra nos rins, úlceras de boca e estomacais, deficiência imunológica, envelhecimento precoce e tantas outras doenças só se desenvolvem devido ao pH corporal baixo. Assim, fica claro que o pH corporal reflete muito diretamente na saúde.

Sabe-se também que o pH baixo diminui a imunidade, dando chances para que vírus, fungos e bactérias se desenvolvam e proliferem em nosso corpo, sendo prejudiciais à saúde. Além disso, médicos afirmam que ao tomar água com um pH menor que o do sangue acelera o envelhecimento.

O pH no Corpo Humano

Todas as doenças degenerativas são associadas a alta acidez do corpo, assim como a artrite. Essa hiperacidez é causada principalmente pelo consumo de água ácida, refrigerantes, alimentação incorreta e reações do sistema imunológico. O corpo, ao tentar compensar a hiperacidez com materiais alcalinos acaba aumentando-a pois diminui esses minerais no corpo.

Para se ter uma ideia, a maioria das pessoas com câncer tem pH ácido de 4,5. Seus corpos são pobres em oxigênio, sendo muito propícios para que a doença se instale. O câncer só não sobrevive em um organismo alcalino. Desse modo, a água alcalina passa a ter um papel extremamente fundamental para neutralizar a acidez do corpo, sendo ais vantajosa que qualquer outro método de alcalinização, pois não gera acidificação.

Por isso, manter um pH alcalino no organismo torna-se essencial para uma boa saúde e ainda prepara seu corpo para uma velhice melhor, com menos chances de desenvolvimento de doenças degenerativas, osteoporose ou câncer.

A Importância do pH na Água

Quando se fala em saúde, o pH da água faz muita diferença, pois além da hidratação, água com pH mais elevado traz muitos outros benefícios para nossa vida.

A ingestão de líquidos alcalinos, ricos em minerais é essencial para nosso corpo, pois ao originar energia, consome elétrons e gera resíduo ácido, do qual deve ser eliminado os excessos e isso é possível através da água alcalina. Porém, a água que compramos hoje vem com um pH entre 5,5 e 7, sendo uma água mais ácida. Para que se torne uma água com mais qualidade ela precisa de uma boa purificação, ficando livre de metais pesados e bactérias.

A água alcalina ajuda a proteger nosso corpo dos radicais livres, os quais tem forte relação com doenças diversas, além do envelhecimento precoce. Além disso, nosso corpo precisa estar hidratado sempre para que funcione de forma eficaz e mantenha o pH natural equilibrado. Com o consumo de água alcalina isso se torna possível, pois é fonte de bem-estar, de vida e de longevidade.

Qual a Água Perfeita?

Além de alcalina, a água precisa ter pureza. Segundo dados do Serviço Geológico do Brasil, cerca de 65% das pessoas internadas foram para lá devido água contaminada e isso acontece principalmente devido a poluição nas fontes de água. Assim, ao consumir a agua você precisa estar atento a isso, tendo a certeza de que aquela água passou por tratamentos para eliminação de impurezas, metais pesados, bactérias e outros componentes que possam ser contaminantes. Componentes químicos, como o cloro também precisam ser retirados da água após o tratamento, para que ela se torne potável.

Entretanto, ao retirar as impurezas, muitas vezes os tratamentos retiram alguns minerais essenciais da água, o que não é bom, pois uma água “perfeita” deve ser rica em minerais, como cálcio, magnésio e potássio. Como sabemos, quando o corpo está com muita acidez acaba buscando minerais do corpo e, se esses minerais não forem fornecidos na quantidade certa, acaba sendo retirado dos ossos, causando doenças.

Água Alcalina

Mas então, onde encontrar essa água perfeita? Pois bem, ela pode ser encontrada, naturalmente, apenas em alguns lugares do mundo como nas ilhas de Okinawa no Japão e em Sarenha, na Itália. Inclusive, é comprovado que os habitantes desses locais vivem por mais tempo e tem mais qualidade de vida.

Claro que não vamos viajar tão longe para ter acesso a essa água, então foram desenvolvidos diversos filtros com alta tecnologia para que forneçam essa água “perfeita”, garantindo saúde e longevidade para as pessoas.

Veja também

Pode Tomar Leite de Soja Todos os Dias? Qual o Melhor de Caixinha?

O leite de soja já vem sendo uma alternativa, há décadas, para aqueles que não …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *