Home / Natureza / Quais São Os Tipos de Rochas Que Formam a Crosta Terrestre?

Quais São Os Tipos de Rochas Que Formam a Crosta Terrestre?

O planeta Terra é composto por inúmeros itens muito interessantes, que fazem do nosso planeta muito especial. Assim, ainda que não seja possível realizar comparações definitivas ou muito claras com outros planetas, o certo é que a Terra certamente detém aspectos físicos que outros planetas não têm e, em alguns casos, jamais terão. Dessa forma, é muito importante ter a noção exata de como o “planeta água” é formado, já que as composições da Terra são todas muito complexas.

Assim, por composições é possível citar, também, as pessoas e todos os animais que fazem do planeta o que ele é atualmente. Portanto, estudar cada um dos seres vivos que habitam um local é só o primeiro passo para entender melhor aquele local, e não poderia ser diferente com os planetas.

Planeta Terra
Planeta Terra

Até mesmo por isso é tão importante compreender mais sobre os seres vivos de todo o mundo, entendendo também as relações e interações entre esses seres com o ambiente natural.

Contudo, se é muito importante entender os seres vivos para compreender mais sobre um determinado local, também é importante compreender a composição física do local para saber melhor como algumas reações acontecem naquele ambiente.

É assim, também, com o planeta Terra, que possui uma larga quantidade de água à disposição, sendo o planeta, dentre os conhecidos pelas pessoas, que mais possui água e condições de vida em abundância. Portanto, ter o conhecimento acerca de rochas, tipos de solos, substâncias que formam cada parte do planeta e esse tipo de informação mais detalhada é muito importante que seja possível compreender ainda mais sobre o modo de vida do planeta.

Logo, dentro todos esses itens, a composição da crosta terrestre é um dos mais importantes, sendo essencial para um entendimento mais amplo acerca do planeta.

A Crosta da Terra

Crosta da Terra
Crosta da Terra

Antes de afirmar qual é o tipo de rocha que forma a crosta da Terra, contudo, é necessário explicar o que é essa crosta do planeta. Na verdade, a crosta da Terra nada mais é do que a parte mais externa da litosfera, ou seja, a camada mais externa do planeta, aquela que se encontra mais perto das pessoas e dos outros seres vivos que habitam o planeta.

Logo, as pessoas estão sempre em contato com esse tipo de rocha, sendo, portanto, muito importante conhecer mais sobre o tipo de rocha que pode compor a crosta do nosso planeta. Assim, o planeta Terra possui, basicamente, três tipos de rochas em sua composição da crosta. Cada tipo de rocha depende do local no qual está inserida, dependendo de fatores evolutivos e históricos daquele local.

Dessa maneira, uma rocha sofre a intervenção de muitos fatores ao longo do tempo, tais como o clima do local ao longo de milhões de anos, os movimentos das placas tectônicas, o efeito do vulcanismo, etc. Portanto, apontar os detalhes de cada tipo de rocha que compõe a Terra é bastante importante para entender o passado do local e, assim, ser capaz de projetar o futuro geográfico daquele ambiente.

Rochas Ígneas ou Magmáticas

Rochas Ígneas
Rochas Ígneas

O primeiro tipo de rocha natural no Brasil compreende as rochas ígneas ou magmáticas, que costumam ser mais chamadas de rochas magmáticas pelos livros que tratam desse assunto.

Esse tipo de rocha, portanto, é aquela que se torna presente a partir do processo de solidificação do magma, a famosa lava do vulcão que tão bem pode ser vista quando acontecem desastres relacionados a esse tipo de ambiente em diversas partes de todo o mundo – o Brasil, por questões geográficas não apresenta forte movimentação vulcânica nos últimos séculos. Esse tipo de rocha, a rocha magmática, costuma ter uma resistência maior ao choque mecânico, o que a torna muito resistente aos impactos que podem acontecer. Dessa forma, as rochas magmáticas podem ser de dois tipos diferentes.

Um deles é a rocha ígnea extrusiva, enquanto a outra é a rocha ígnea intrusiva. A grande diferença entre esses dois tipos de rochas, dessa forma, é que a extrusiva se forma a partir do resfriamento do magma; já a intrusiva se forma no interior da Terra.  Dessa forma, os dois exemplos de rochas podem ser vistos em todo o mundo, sendo possível encontrar esses dois modelos de rochas magmáticas no planeta.

Rochas Metamórficas

Outro exemplo de rocha presente na crosta do planeta terra é a rocha metamórfica, que apresenta caraterísticas muito diferentes entre si. Esse tipo de rocha, dessa forma, surge a partir de outras rochas que já existiam antes. Assim, quando uma rocha vai de um ponto da litosfera para o outro, essa rocha sofre com o efeito da mudança, tendo as suas características alteradas com essa mudança abrupta.

Rochas Metamórficas
Rochas Metamórficas

Dessa forma, quando uma característica mineral da rocha é alterada, surge então uma rocha metamórfica. Portanto, esse conjunto de rocha não apresenta grandes detalhes em comum, podem do ter características diferentes dentro do mesmo grupo. Um exemplo desse tipo de rocha, por exemplo, é o mármore usado em muitas casas e apartamentos de todo o Brasil.

Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares estão, também, entre as três rochas que compõem a crosta do planeta Terra. Logo, esse tipo de rocha se caracteriza por ser formada a partir do acúmulo de sedimentos, sendo possível formar uma nova rocha a partir do agrupamento de muitos sedimentos de outras rochas.

Assim, uma rocha sedimentar apenas será formada quando houver o desgaste de outra rocha, sendo que as partes dessa rocha desgastadas serão espalhadas. Contudo, uma vez espalhadas, essas partes das rochas sedimentares podem se juntar a outras partes de outras rochas ou até mesmo da mesma rocha para formar um novo segmento de rochoso.

Rochas Sedimentares
Rochas Sedimentares

Nas famosas bacias sedimentares, é possível encontrar petróleo, já que esse tipo de local é rico em fósseis, o que ajuda a gerar o famoso petróleo, tão utilizado pelas pessoas no dia a dia para executar inúmeras tarefas. As rochas sedimentares não têm muitas características em comum, a não ser o fato de seres agrupamentos de outras rochas. Logo, não é possível citar as características mais detalhas que esse tipo de rocha possui em comum e carrega consigo.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *