Home / Natureza / Quais São os Processos de Intemperismo Físico?

Quais São os Processos de Intemperismo Físico?

As rochas e o solo possuem toda uma ligação entre eles, já que os solos se formam a partir do desgaste das rochas e, para cada solo existente, há partes de rochas que foram se desprendendo com o tempo.

Dessa maneira, a relação entre rochas e solos vai muito além do óbvio, sendo que o solo pode ser usado para diversos objetivos, o que transforma essa parte da natureza ema algo essencial para toda a vida na Terra. Portanto, os solos são chave para entender o que acontece no mundo, em cada local distinto do planeta. Enquanto alguns lugares possuem um solo naturalmente rico, com material orgânico de qualidade, outros já não têm tanta sorte e enfrentam muitos problemas naturais.

Contudo, essa questão do solo muitas vezes tem a ver com o tipo de rocha que deu origem a esse solo. Logo, novamente rochas e solos se comunicam para que seja possível entender todas as questões ligadas ao planeta Terra.

Portanto, uma maneira de entender essa relação é entender como as rochas se desgastam, o que também acontece com os solos em larga escala. Esse desgaste pode ser físico, sendo chamado de intemperismo físico, ou químico, quando recebe o nome de intemperismo químico.

Contudo, o que muitos não sabem é que também existe uma outra forma de desgaste dos solos e das rochas, que pode se dar a partir da ação de seres vivos, como as pessoas.

Esse desgaste recebe o nome de intemperismo biológico. Assim, esses são os processos de transformação das rochas e solos, com agentes que podem variar, embora no fim as rochas e solos sempre mudem as suas formas de ser, o que torna todo o cenário diferente. Assim, é importante ter em mente que há outros tipos de intemperismo antes de falar especificamente sobre uma ou outra forma de alteração do ambiente.

O Que É Intemperismo Físico?

O intemperismo físico, como se sabe, é o processo pelo qual a natureza se altera a partir da separação de minerais que forma rochas ou solos, sendo um processo de alteração do ambiente que não envolve a participação de seres vivos e nem a ação de artifícios químicos.

Dessa forma, fissuras e fragmentações de rochas ou solos são um produto claro do intemperismo físico que age sobre todo o mundo, sendo que esse tipo de alteração do meio ambiente pode ser vista de forma clara, em geral, apenas depois de muitos anos. Assim, o intemperismo físico possui os seus agentes, que fazem com que as rochas e solos mudem de forma tão grave.

Intemperismo Físico
Intemperismo Físico

Em geral, no caso do intemperismo físico a água é a principal responsável pelas alterações, embora as mudanças de temperatura e de umidade também possam ter participação nas alterações que acontecem em todo o mundo. Assim, congelamentos, descongelamentos, evaporação e mudanças rápidas de temperatura ou umidade acabam por ser os grandes responsáveis por iniciar todo o processo de alteração do ambiente natural até então conhecido.

Quais São os Processos de Intemperismo Físico?

O intemperismo físico é um processo que se dá de forma muito natural no ambiente, que costuma acontecer aos poucos e, assim, fazer com que todo o ambiente de um local possa ser alterado de forma contínua, embora lenta e gradual. Dessa forma, o intemperismo físico possui os seus processos mais conhecidos, que devem ser abordados para que seja possível entender melhor como se dá uma alteração física no ambiente natural que se conhece.

Dessa maneira, para entender a ação física do intemperismo sobre as rochas é preciso imaginar as mudanças de estado da água, já que as mudanças de estado físico são parte essencial do intemperismo físico. Dessa maneira, quando a pressão sobre uma rocha, por exemplo, se altera, o seu volume também pode ser alterado e a temperatura pode seguir o mesmo caminho.

Assim, tudo está conectado e pode fazer com que haja uma mudança no solo e na rocha. Portanto, pressão, volume e temperatura são os três fatores que fazem com que o ambiente mude no intemperismo físico. A relação entre esses três fatores pode ser vista em equações de física ou até mesmo de química, mas de toda forma é certo que esses fatores interagem e, nessa interação, mudam as rochas e os solos profundamente.

Ação de Outros Fatores Para o Intemperismo Físico

O intemperismo físico depende, basicamente, das alterações de temperatura, pressão e volume de rochas e solos. Contudo, outros fatores externos podem fazer com que essas alterações sejam mais ou menos sentidas pelo ambiente, em processos que podem ser mais ou menos importantes para a alteração do ambiente natural conhecido.

Assim, o clima do local pode ser um fator decisivo para a ação do intemperismo físico, já que mudanças abruptas de temperatura fazem com que o ambiente se torne mais propício à ação do intemperismo físico. O clima, portanto, é chave para entender a ação dos processos sobre rochas e solos de todo o mundo. Ademais, o relevo também ajuda muito a entender como se dá as alterações de rochas e solos em diversas partes de todo o planeta Terra, já que a declividade do solo pode ser fundamental para alterar a forma como a água atua sobre certa rocha ou determinado solo.

Intemperismo Exemplificado
Intemperismo Exemplificado

Além disso, o tempo de vida de uma rocha ou de um solo pode ser determinante para que haja alguma forma de alteração sobre o ambiente natural, já que a idade do solo ou rocha diz muito a respeito da sua capacidade de resistência á ação natural.

Formas de Evitar o Intemperismo Físico

O intemperismo físico pode acontecer de formas diferentes, mas a que mais pode ser evitada é quando esse tipo de ação acontece a partir da força da água. Isso porque, quando a água é a responsável pelas alterações, é possível realizar processos na rocha ou no solo para diminuir a força dessa água e evitar a destruição.

Assim, há uma série de medidas que podem ser tomadas nesse sentido. Contudo, evitar que a relação entre a pressão, o volume e a temperatura da rocha ou do solo mude já é uma tarefa muito mais complexa e árdua.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *