Home / Natureza / Quais São os Principais Benefícios da Calagem? O Que É?

Quais São os Principais Benefícios da Calagem? O Que É?

Quando os agricultores começam a finalizar a colheita, uma das muitas decisões que eles tomarão inclui a aplicação ou não de cal. É uma prática recomendada há muito tempo tentar manter a maioria dos solos em uma faixa de pH de 6,0 a 7,5 para obter os melhores rendimentos das culturas.

Calagem  é qualquer método usado para aumentar o pH do solo. As principais fontes são calcário e cal dolomítico. A aplicação de um desses produtos geralmente é o método mais econômico para melhorar a acidez do solo.

Ao selecionar um método para tratar a acidez do solo, é necessário considerar o custo total. Isso inclui o custo de compra do produto, o custo de transporte para o piquete e o custo de espalhamento.

Sistema de Calagem
Sistema de Calagem

Quais São os Principais Benefícios da Calagem

A calagem aumenta a disponibilidade de fosfatos e evita a deficiência de molibdênio. Promove a atividade de minhocas e bactérias fixadoras de nitrogênio, bem como a decomposição de material orgânico que libera nitrogênio, fósforo, enxofre e microelementos.

A calagem também evita o acúmulo de alumínio e manganês em níveis tóxicos e corrige as deficiências de cálcio e magnésio.

Benefícios da Calagem
Benefícios da Calagem

Qual a Quantidade de Cal a Ser Aplicada

A quantidade de cal a ser aplicada dependerá do pH específico, da textura e da capacidade de troca catiônica ou da saturação básica do solo.

Quanto mais ácido o solo, mais cal é necessário. O solo argiloso e o solo com alto teor de matéria orgânica também devem ser calados. Aplique cal uma vez a cada três a quatro anos, em média, no caso de solo pesado.

Teste o pH novamente após três anos para decidir se é necessário mais cal. Menos cal aplicada com mais freqüência eliminará o risco de aplicar muita cal em solo arenoso.

Calagem do Solo
Calagem do Solo

Quando se Deve Aplicar o Cal

Aplique cal em qualquer época do ano, mas de preferência imediatamente antes de arar. Ao contrário do fertilizante, a cal reage lentamente no solo, razão pela qual deve ser aplicada pelo menos seis a oito semanas antes do plantio ou semeadura. A cal pode ser aplicada a qualquer momento após o tratamento com fertilizantes.

A aplicação no meio do verão e o outono são ideais, pois os solos são mais secos e firmes, aumentam as oportunidades de espalhamento após a silagem e o pasto e há menos interferência nas aplicações de chorume ou fertilizante nitrogenado. Deixe pelo menos 3 meses entre a colheita de calagem e silagem.

Como se Deve Aplicar o Cal

A eficácia depende de quão bem a cal foi misturada com o solo e o tamanho das partículas. O cal agrícola e o dolomítico contêm partículas finas e grossas.

O material fino reage rapidamente, enquanto as partículas mais grossas têm um efeito a longo prazo; eles não devem ser maiores que 2 mm, em média.

Cuidado ao aplicar muita cal. Se o solo for muito alcalino, nutrientes como ferro, manganês, zinco e fósforo tornam-se inacessíveis à cultura.

Além disso, tenha cuidado ao misturar cal com fertilizante. Se muito for misturado com fertilizantes contendo amônia, ocorrerá uma reação química que poderá causar perda de amônia. Esse problema geralmente é eliminado se a cal dolomítica for usada.

Quando a cal e os fosfatos solúveis em água são misturados, estes se tornam menos acessíveis. Novamente, é melhor neste caso usar cal dolomítico. Aplique a mistura dentro de um ou dois dias, pois ela tende a endurecer.

O Que é Calagem

A cal agrícola é o carbonato de cálcio, enquanto a dolomítica é um composto de quantidades aproximadamente iguais de carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.

A cal dolomítica deve ser usada em solo ácido, onde também ocorre uma deficiência de magnésio. A cal dolomítica é ligeiramente menos solúvel que a cal agrícola, mas seu efeito neutralizante é cerca de 10% mais eficaz.  Isso significa que a quantidade necessária pode ser reduzida em 10% para obter resultados semelhantes aos da cal agrícola.

Cal hidratada ou em construção pode ser mais barata, mas absorve a umidade e é cáustica e desagradável de manusear. Também pode atrasar a germinação.

A Necessidade da Calagem

Nos últimos anos, houve um declínio constante no pH do solo nas fazendas ao redor do mundo e atualmente perto de 60% dos solos em terras férteis apresentam níveis de pH abaixo do ideal (isto é, pH do solo menor que 6,3).

Com a maioria dos solos agrícolas com baixo status de pH do solo, a sub-aplicação de cal provavelmente está custando caro aos agricultores em termos de rendimento e qualidade dos  cultivos.

Necessidade da Calagem
Necessidade da Calagem

A calagem  condiciona e corrige a acidez do solo, neutralizando os ácidos presentes e permitindo que os microrganismos prosperem e quebrem resíduos de plantas, adubos animais e matéria orgânica. Isso ajuda a liberar nutrientes armazenados no solo, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), enxofre (S) e micronutrientes para a absorção das plantas.

Acidez do Solo

“Acidez do solo” é o termo usado para expressar a quantidade de cátions hidrogênio (H) e alumínio (Al) (íons carregados positivamente) nos solos. Quando os níveis de hidrogênio ou alumínio se tornam muito altos – e o solo se torna muito ácido – a capacidade de troca catiônica (CEC) carregada negativamente fica “entupida” com o hidrogênio e o alumínio carregados positivamente, e os nutrientes necessários para o crescimento das plantas são eliminados. É por isso que o crescimento das raízes e o desenvolvimento das plantas sofrem quando os solos se tornam muito ácidos.

O cal é perdido do solo principalmente na água de drenagem. Essa perda é de 250 a 500 kg. por hectare  ao ano, dependendo da precipitação, tipo de solo e quantidade de cal no solo no início. Culturas e gado também removem a cal.  Uma colheita média de silagem ou feno remove de 60 a 80 kg por hectare e por ano de calcário. A conclusão de um teste de solo é o primeiro passo a tomar para corrigir qualquer deficiência de cal.

Idealmente, as amostras de solo devem ser colhidas por um agricultor profissional ou por uma pessoa treinada na coleta de amostras.

Veja também

Fã de Poker? Aprenda a Jogar de Forma Sustentável

Todas as atividades humanas têm uma consequência ambiental, e o poker não é exceção. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *