Home / Natureza / Quais São os 9 Biomas Mundiais?

Quais São os 9 Biomas Mundiais?

Hoje vamos falar um pouco sobre biomas, antes de qualquer coisa você sabe o que é um bioma? Para facilitar o entendimento vamos dividir a palavra em bios que quer dizer clima, e onda que significa grupo, um bioma é na verdade um grupo de ecossistemas que estão interligados.  Agora o que é um ecossistema? Um ecossistema é um conjunto de seres vivos e o local onde vivem e que ambos interagem entre si.

Podemos resumir o significado de biomas como ambientes que existem no mundo todo, em cada parte possui suas próprias características de clima, de fauna e de flora, cada um deles com seus próprios animais e próprias plantas.

Existem diversos biomas espalhados pelo mundo, eles são classificados principalmente por conta da vegetação presente ali. O bioma de savana por exemplo, é um local de solo pobre e com pouca vegetação, possui pequenas árvores espaçadas, arbustos e gramíneas.

Mas em outras situações o bioma é definido de acordo com outras características, um exemplo é de acordo com o solo, ou de acordo com o clima e etc.

Mas em nosso planeta possuímos diversos biomas diferentes, e são eles que vamos conhecer hoje.

Quais São os 9 Biomas Mundiais?

Biomas
Biomas

Hoje vamos conhecer os 8 principais biomas do mundo.

Deserto 

Deserto
Deserto

O bioma deserto pode ser encontrado em locais de clima bem árido, com pequenas chances de pluviabilidade ou até mesmo zero. Neste local o solo é leve e a vegetação é pouca, as existentes já estão acostumadas com pouca água. Os animais que vivem nesse bioma também são muito específicos, uma fauna capaz de tolerar a falta de água como cobras, lagartos, insetos e camelos. Existem alguns desertos bem famosos como o deserto do Saara que é o terceiro maior do mundo, o grande deserto de areia da Austrália entre outros.

Savana

Savana
Savana

Esse bioma fica no ambiente de transição de floresta subtropical úmida e regiões desérticas ou semi, em zonas intertropicais, neste local no período do verão é bem úmido e no inverno é bem seco.

Por conta dessa mudança de clima entre as estações, a vegetação desse tipo de bioma é rica em arbustos, árvores de baixa estatura, com folhagem mais grossa e troncos tortuosos, isso acontece por conta da baixa fertilidade do solo. Os animais que vivem nas savanas são diversos, por isso muitas espécies importantes vivem lá, aves, insetos, animais herbívoros e mamíferos.

Campos

O bioma campos ocorre principalmente em regiões com clima subtropical úmido, onde existem principalmente regiões planas com quase nenhuma variação. Esse bioma é bem comum no sul do nosso país, nos EUA e em alguns locais da Ásia. As chuvas por aqui não são muito regulares, por este motivo existe pouco ou zero vegetação de ervas e florestas, por isso a maior parte da vegetação é baseada em gramíneas que está mais adaptada.

Os animais desse bioma também são poucos, aqui no nosso país no RS podemos encontrar capivaras, lontras, veados e marrecos. Já no norte da América são vistos corujas, gaviões, roedores e outros.

Floresta Úmida

Esse bioma é comum em regiões de clima tropical, especialmente regiões litorâneas, e lembra bastante as características de floresta ombrófila densa.  Nesse local existe bastante umidade e por isso possui uma densa vegetação arbustiva, com grande variedade de espécies e com diversidade biológica.

Floresta Tropical Pluvial

Esse bioma é encontrado em regiões equatoriais, nesses locais o clima costuma ser muito quente e bastante úmido e tem pouca oscilação térmica. Possui uma vegetação densa, tem árvores de diversos tamanhos, as folhagens são grandes e largas para que elas possam transpirar mais, as folhas são persistentes e por isso não caem e muitas delas são macrófitas aquáticas. Esse bioma é o que possui a maior diversidade biológica do mundo em insetos, plantas e animais.

Floresta Temperada

Esse bioma ocorre em regiões com as estações do ano bem definidas, portanto bem quente no verão e bem frio durante o inverno. É bem como em países norte americanos, da Ásia e na Europa. Por conta de possuir as estações do ano bem claras, a diversidade da vegetação é enorme e podem ser encontradas diversas a cada estação. O mesmo acontece com os animais, têm urso, tem coelho, tem leão, insetos e muito mais.

Floresta Boreal

Esse bioma é comum em regiões bem acima do nível do mar, portanto mais frio. É o bioma que toma a maior parte do Canadá, da Rússia e da Europa Setentrional. Não existe uma grande variedade de vegetação, é bem restrita e possui árvores e arbustos com ramos cônicos, as folhas possuem formato de agulha, elas possuem uma proteção que não deixa que perca umidade e calor. Já com relação aos animais são comuns morcegos, ursos, raposas, veados, aves, renas e alces.

Tundra

Tundra
Tundra

O nome que é finlandes significa “ florestas sem árvores” e pode ser encontrado na parte norte do Canadá, da Ásia e da Europa. Local muito frio, com temperaturas extremamente baixas e com poucas chuvas, os dias são bem longos e variam de acordo com a estação do ano, no verão os dias são mais extensos e no inverno as noites são mais extensas. A vegetação é rara por lá por conta do clima, no máximo alguns musgos no verão. Já com relação aos animais tem algumas espécies que vivem bem nesse clima, como por exemplo pinguins e ursos polares.

Então hoje você conheceu alguns dos biomas do mundo, saiba que infelizmente por conta da interferência do homem na natureza a maior parte desses biomas acima estão com risco de desaparecer. Essa interferência acaba desequilibrando todo o ecossistema existente ali, com isso os animais perdem seu habitat e acabam comprometidos também, assim como as plantas.

Por isso é tão importante que nós possamos tomar consciência da importância da natureza, e com isso em mãos possamos nos adaptar de modo a não interferir na natureza e comprometer o bom andamento natural das coisas. Afinal as plantas e os animais são essenciais para a nossa vida, se a gente perde eles, perdemos tudo.

Veja também

Flor Borragem

Borragem: Segredos e Usos Tradicionais

A borragem (Borago officinalis) é uma planta que há muito tempo faz parte do arsenal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *