Home / Natureza / Quais São as Fases da Mitose e Suas Características?

Quais São as Fases da Mitose e Suas Características?

A reprodução animal pode ser realizada a partir da prática sexual, como acontece quando um bebê é gerado pelas pessoas. Dessa forma, nesse tipo de prática há o contato sexual entre as genitálias masculina e feminina, com a troca de gametas entre ambos.

Reprodução Sexuada

Tudo isso caracteriza a reprodução sexual, que é a mais conhecida pela grande maioria das pessoas. Os animais também fazem esse tipo de reprodução em muitos casos, sobretudo aqueles mais parecidos com as pessoas. Esse é o caso dos primatas, que se reproduzem dessa forma e até mesmo praticam o sexo como forma de socializar e ganhar status no âmbito coletivo. Outros animais também o fazem, mas apenas para fins de reprodução, como é o caso dos cães e dos gatos.

De qualquer maneira, o certo é que a reprodução sexuada está muito perto de nós e podemos vê-la de forma bastante clara.

Porém, há também a existência da forma de reprodução assexuada, aquela em que não há a troca de gametas entre o macho e a fêmea. Esse tipo de reprodução também acontece com as pessoas e se dá em escala até maior do que a que vemos com a reprodução sexuada.

Reprodução Assexuada

Contudo, a assexuada acontece de uma forma que não pode ser vista a olho nu. Em linhas gerais, esse tipo de redução assexuada acontece, muitas vezes, quando nos machucamos e é necessário que a nossa pele seja regenerada. Assim, quando se vê um machucado ganhando casca e logo depois a ferida vai desaparecendo de forma gradual, se sabe que isso é o produto da reprodução assexuada das células do corpo, fazendo com que novas células sejam geradas para o corpo humano.

Tudo isso é muito importante para a manutenção da boa saúde das pessoas.

Reprodução Assexuada
Reprodução Assexuada

Assim, as células, quando se dividem sem a necessidade de troca de gametas sexuais, o fazem pela chamada mitose.

Acontece que a mitose possui fases muito claras e bem divididas, que fazem com que o processo todo possa ser acompanhado de forma muito didática, até mesmo por quem está começando a ter contato com o fantástico mundo da biologia.

Assim, são 5 as fases da mitose, tendo no fim, como produto, a replicação de uma célula em duas, gerando mais força para o corpo se sustentar e realizar as reações das quais precisa para se manter de pé. Tudo isso acontece, portanto, a partir da replicação de células.

Veja abaixo as fases da mitose e como se dá cada uma das partes desse processo.

Prófase

A prófase é a fase inicial da mitose, sendo claramente uma fase de início para todo o processo que está por vir. Portanto, a prófase é uma parte muito importante. Nessa fase a célula está se preparando para a divisão, algo que acontecerá para valer nas próximas fases da mitose. Nessa fase se dá a duplicação dos centríolos, responsáveis por gerar cílios e flagelos para o organismo.

Ademais, há também a duplicação de DNA, algo fundamental, já que cada célula possui DNA. Assim, o DNA é condensado e os centríolos são colocados em movimento, começando aí o processo de divisão por mitose. A fase de prófase, por vezes, também é chamada por outros nomes, a depender do livro em questão. Contudo, o importante mesmo é saber o que se dá nessa fase inicial da divisão por mitose.

Metáfase

Fase imediatamente posterior à prófase, a metáfase também é bastante importante para o desenvolvimento da divisão celular por mitose. Na fase anterior foram formados pares, e agora se inicia o alinhamento desses pares. Nessa fase o DNA será alinhado no eixo central, com os centríolos se conectando a eles.

Dessa forma, novos arranjos são feitos para que a divisão celular por mitose tenha sequência e, assim, possa ser realizada de forma plena e concreta. Ademais, nessa fase os fios de cromossomos se ligam na parte central do centrômero, algo fundamental e que apenas pode acontecer na fase de metáfase.

Anáfase

Anáfase
Anáfase

A fase de anáfase dá prosseguimento à mitose, a reprodução celular assexuada. Nessa fase há a separação dos cromossomos, com cada um migrando para um lado, deixando um espaço entre eles. Isso será muito importante posteriormente, pois cada célula gerada terá um par de cromossomos homólogos.

Assim, metade dos cromossomos vai para um lado e metade vai para o outro lado. Essa fase de anáfase não possui maiores complexidades, sendo realmente voltada para a separação dos cromossomos e para fazer apenas com que eles se mantenham afastados.

Telófase

Telófase
Telófase

A telófase é a parte seguinte da reprodução por mitose, sendo a última fase da mitose. Haverá ainda outra fase, totalizando 5, mas a divisão propriamente dita, a mitose em si, se encerra nesse ponto.

Nessa fase a membrana celular, que envolve a célula, se divide em duas partes. Isso caracteriza, de fato, a formação de duas novas células. Cada uma dessas novas células terá metade do DNA original, fazendo com que a telófase seja a fase de encerramento da mitose em sim, fechando a separação das células e selando, de fato, a reprodução das células.

Interfase

Esse á a fase tida como “normal” da célula, ou seja, nessa fase a célula não está se dividindo. Por mais que a mitose já não esteja mais acontecendo nessa fase, muitos livros veem a interfase como uma parte da mitose e colocam essa fase como sendo uma das 5 da reprodução celular assexuada.

Uso da Mitose

O uso mais comum da mitose no corpo acontece para fechar feridas e compensar desgaste eventuais que a pele pode sofrer, pois com a formação de novas células a ferida então aberta será fechada e o desgaste será todo compensado, de forma a deixar a pele novamente forte e em seu estado natural.

O corpo está frequentemente fazendo o processo de mitose internamente, por mais que as pessoas não sejam capazes de sentir. Logo, enquanto você lê isso, o seu corpo está replicando células por mitose. Em um mundo tão interessante quanto o da biologia, o corpo humano e as suas variações também chamam muito a atenção.

Veja também

Quanto Tempo é Necessário Para o Solo se Formar?

O solo é composto de camadas aproximadamente paralelas à superfície da Terra, em resposta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *