Home / Natureza / Quais os Efeitos Colaterais de Lecitina de Soja?

Quais os Efeitos Colaterais de Lecitina de Soja?

A lecitina de soja é um dos aditivos mais onipresentes em nosso suprimento de alimentos. É usado principalmente como emulsificante, e você pode encontrá-lo em tudo, desde molhos para salada a saquinhos de chá. As pessoas que fazem dieta paleo evitam o peso dele, eliminando a maioria dos alimentos processados, mas quase sempre aparece no chocolate (o alimento honorário favorito de todos) e freqüentemente aparece em suplementos.

Quantidades de Consumo

Lecitina de Soja

Consumir pequenas quantidades de lecitina de soja como aditivo é muito diferente de, digamos, comer um hambúrguer de soja coberto com queijo de soja ou regar com óleo de soja em sua salada.

O termo ‘lecitina’ pode ter significados diferentes, dependendo do contexto, mas, para nossos propósitos, refere-se a uma mistura de fosfolipídios e óleo. Os fosfolipídios são um componente da membrana celular em todas as plantas e animais, mas a lecitina é mais frequentemente derivada de grãos de girassol, colza (canola), leite, soja e gemas de ovos.

Composição da Lecitina

A composição específica da lecitina de soja varia de acordo com o fabricante e o uso pretendido, mas, em média, contém cerca de 35% de óleo de soja e 16% de fosfatidilcolina.  A fosfatidilcolina é um tipo de fosfolípido abundante nas gemas do fígado e dos ovos e é a principal forma de colina encontrada nos alimentos. A porcentagem restante é de outros fosfolipídios e glicolipídios.

Como é Produzida

Para produzir lecitina de soja, o óleo de soja é extraído da soja crua usando um solvente químico (geralmente hexano). Em seguida, o óleo de soja bruto passa por um processo de “degomação”, em que a água é misturada completamente com o óleo de soja até a lecitina se hidratar e se separar do óleo. Em seguida, a lecitina é seca e, ocasionalmente, branqueada com água oxigenada.

Existem muitas alegações on-line sobre a lecitina de soja estar cheia de produtos químicos desagradáveis ​​que sobraram do processo de produção. Não é de surpreender que não existam muitas fontes confiáveis ​​que descrevam o conteúdo químico da lecitina comercial de soja.

Alergia a Soja

As alergias à soja são desencadeadas pelas proteínas da soja, portanto, se a lecitina desencadeia uma resposta alérgica ou não, depende do seu conteúdo proteico. Uma análise encontrou concentrações de proteínas variando de 100 a 1.400 ppm em seis amostras diferentes de lecitina de soja. (Para referência, a nova lei de rotulagem sem glúten exige uma concentração de glúten inferior a 20 ppm).  Outra análise de seis amostras diferentes de lecitina descobriu que quatro tinham proteína suficiente para desencadear uma resposta mediada  em pessoas com alergias à soja, enquanto dois não continham proteína detectável.

No entanto, outro estudo realizou testes semelhantes e concluiu que, mesmo que a proteína esteja presente na lecitina de soja, não é um alérgeno significativo para pessoas com alergias à soja. Está claro que a fonte da lecitina de soja é um determinante importante para determinar se apresentará ou não um problema para pessoas com alergias à soja, mas se você tem alergia à soja, diria que é melhor prevenir do que remediar.

No entanto, como a proteína está presente em uma concentração tão baixa, e a própria lecitina de soja geralmente não representa mais de 1% dos alimentos processados, provavelmente não é um problema para aqueles com pequenas sensibilidades à soja.

Produto Transgênico

A maior parte da soja cultivada nos EUA é geneticamente modificada, portanto, a menos que o rótulo diga ‘lecitina orgânica de soja’, provavelmente veio de uma soja geneticamente modificada, contendo a presença de DNA potencialmente transferível e proteínas potencialmente imunogênicas. No entanto, como  a lecitina de soja contém muito pouca proteína de soja e a lecitina de algumas fontes não contém nenhuma proteína detectável. A lecitina de soja também contém muito pouco DNA, e o DNA presente geralmente é degradado na medida em que é impossível dizer se a soja é geneticamente modificada ou não. Assim, a maioria dos riscos associados ao consumo de transgênicos não é relevante para a lecitina de soja e não deve ser motivo de preocupação.

Produto Transgênico

Fitoestrogênios

A soja é a maior fonte alimentar de fitoestrogênios, e um grupo de pesquisadores descobriu atividade estrogênica significativa na lecitina de soja. Curiosamente, nenhuma das lecitinas de soja testadas continha genisteína, que é o fitoestrogênio predominante na soja. Eles concluíram que “um composto semelhante ao estrogênio não identificado até o momento” está presente na lecitina de soja, responsável por sua atividade estrogênica.

Toxidade

Um estudo que tem sido amplamente utilizado como munição contra a lecitina de soja é intitulado ” Efeitos de uma preparação comercial de lecitina de soja no desenvolvimento do comportamento sensório-motor e bioquímica do cérebro em ratos “. Os pesquisadores descobriram que a lecitina de soja em concentrações de 2% e 5% no dietas de ratos grávidas e recém-nascidas resultaram em reflexos prejudicados e capacidade de nadar, juntamente com outras deficiências cognitivas.

Toxidade

É importante entender que esses efeitos se devem à toxicidade da colina, e não à lecitina de soja em si. As taxas elevadas de cérebro / peso corporal, mais os níveis elevados de acetilcolina e colina acetiltransferase resultantes da suplementação com lecitina de soja foram causados ​​pela fosfatidilcolina e ainda teriam ocorrido mesmo se tivessem usado outra fonte de fosfatidilcolina além da soja; até gemas de ovos.

Quais os Efeitos Colaterais de Lecitina de Soja?

Há um crescente corpo de pesquisa apoiando seu uso para melhorar os lipídios no sangue, reduzir a inflamação e tratar distúrbios neurológicos. Por exemplo, um estudo constatou que, após 2 meses de suplementação com 500mg de lecitina de soja por dia, os níveis totais de colesterol caíram 42% e os níveis de LDL diminuíram 56%.

As únicas pessoas que precisam fazer questão de evitar a lecitina de soja são aquelas com alergias severas à soja ou sensibilidades químicas e, é claro, aquelas que percebem que pessoalmente reagem mal a ela. E se você não tem alergia à soja, quase todas as preocupações restantes sobre a lecitina de soja (pesticidas, solventes e OGM) podem ser completamente eliminadas com a compra de produtos que contêm lecitina de soja orgânica.

Mas para a grande maioria da população, mesmo a lecitina convencional de soja não vale a pena se preocupar de uma maneira ou de outra.