Home / Natureza / Principais Componentes do Citoesqueleto e Suas Funções

Principais Componentes do Citoesqueleto e Suas Funções

O corpo humano é muito rico em detalhes, que conferem às pessoas um nível de complexidade muito grande. Dessa forma, é muito interessante analisar cada ponto presente em cada detalhe do organismo das pessoas, pois é nesses detalhes que moram as grandes coisas a destacar no ser-humano. Pense em como as células do corpo são pequenas, por exemplo.

Agora pense em todas as funções que cada uma dessas células possui, com diversos mecanismos internos para fazer com que as reações aconteçam e, assim, com que o corpo possa funcionar de forma plena e satisfatória. Tudo isso é muito importante para o corpo, já que a partir do micro é possível entender mais sobre o macro.

Logo, ter atenção a esses fatos menores é uma grande atração para muitos amantes de biologia que adoram estudar sempre mais sobre o corpo humano, tão interessante e tão misterioso.

Dessa forma, as células do corpo são regiões muito pequenas, onde existem diferentes formas de fazer com que cada reação aconteça de maneira constante. Tudo isso é importante para manter as pessoas de pé, para que consigam realizar as funções do dia a dia e, por fim, para que não adoeçam e sejam capazes de enfrentar problemas dos mais variados tipos.

Portanto, quando se fala em fortalecer as células do corpo, seja a partir de erva naturais ou a partir de remédios com grande poder contra a oxidação celular, o objetivo é fazer com que esse pequeno compartimento do corpo possa ficar mais forte para que todo o restante do corpo também atinja esse nível de resistência. Isso porque, de forma simples, o corpo humano é um grande centro de células, usando tais células para realizar tudo o que se possa imaginar.

Sem as células, não existiriam as pessoas.

Conheça o Citoesqueleto

Citoesqueleto
Citoesqueleto

Porém, as células também precisam de sustentação para se manter fortes e estáveis, realizando tudo o que devem fazer. Uma forma de fazer essa sustentação se dá com a membrana plasmática, a membrana que envolve a célula e faz com que essa parte do corpo possa ser mais resistente a choques e que consiga se manter distante de possíveis invasores.

Portanto, a membrana plasmática que fica ao redor da célula é fundamental para a proteção da mesma. Outra forma de proteção é a parede celular, que serve como uma cama extra, além da membrana plasmática. Contudo, a parede celular apenas está presente em fungos, vegetais e bactérias.

Logo, não faz parte das células animais, que se mantém mesmo com a membrana. Porém, além da famosa membrana plasmática, as células animais também têm sustentação a partir do citoesqueleto. Você pode estar se perguntando o que é citoesqueleto, para que serve e como isso se aplica a uma célula do corpo.

Contudo, é importante ter calma nesse ponto para que todas as partes do citoesqueleto sejam abordadas de forma clara, sem erros ou precipitações. Contudo, de forma resumida, o citoesqueleto é o esqueleto que dá sustentação às células, sendo formado por fibras de proteínas.

Principais Componentes do Citoesqueleto e Suas Funções

O citoesqueleto é formado, em sua estrutura, por proteínas, que dão sustentação a esse esqueleto. Ele, por sua vez, sustenta a célula e faz com que ela se mantenha forte e bastante rígida. Assim, o citoesqueleto possui alguns componentes que devem ser citados para que se entenda um pouco melhor o funcionamento dessa importante parte da célula.

Porém, para que se compreenda cada um dos componentes do citoesqueleto, é preciso dizer que as partes que serão citadas são todas fibras proteicas, fortes o bastante para sustentar o citoesqueleto de forma resistente.

Os Microfilamentos de Actina

Assim, uma dessas partes são os microfilamentos de actina, encontrados em todas as células eucariontes, ou seja, aquelas células que têm núcleo individualizado. Esses filamentos são muito finos, tendo cerca de 3 a 6 nanômetros de diâmetro, algo extremamente fino e que não pode ser visto a olho nu.

Microfilamentos de Actina
Microfilamentos de Actina

Os microfilamentos cruzam a célula em diversas partes, sendo muito importantes para a sustentação da mesma, embora sejam mais comuns na parte mais periférica das células. Boa parte dos movimentos das células apenas são possíveis em razão da presença desses filamentos, que fazem com que seja mais simples mover as células.

Os Microtúbulos

Ademais, outra parte do citoesqueleto é o microtúbulo, filamentos muito mais grossos, com cerca de 25 nanômetros de diâmetro. Esses microtúbulos funcionam como uma espécie de “andaime” do citoesqueleto nacélulas eucariontes, as com núcleo individualizado.

Essa parte do citoesqueleto é forte, tubular e rica em proteínas, servindo muito bem como base para a célula. Esses túbulos ainda são muito importantes por permitir que as células possam movimentar substâncias internamento, servido como uma grande e muito útil esteira. Tudo isso apenas é possível em razão da união de proteínas que se tem nos túbulos, dando força e capacidade de locomoção a esses microtúbulos.

Microtúbulos
Microtúbulos

Os Filamento Intermediários

Além disso, há ainda o filamento intermediário no citoesqueleto. Essa parte também é composta por proteínas, dando sustentação e capacidade de movimentação ao filamento. O interessante do filamento intermediário é que a associação é feita de forma a fazer com que as proteínas tenham uma hierarquia dentro da célula, se agrupando em forma de escada.

A sua função na célula, portanto é dar rigidez e elasticidade à essa célula, sendo uma parte chave do citoesqueleto. Problemas na composição dos filamentos desse tipo podem fazer com que haja doenças relacionadas às células, o que, em último caso, pode levar à morte.

Como Fortalecer as Células

Há inúmeras formas de tornar as células do corpo mais fortes, sendo possível fazer a escolha que mais tenha a ver com você. Porém, de uma forma ou de outra, o importante mesmo é que se tenha consciência da importância dessa parte do corpo humano, tomando atitudes que tornem as células mais fortes e mais resistentes.

Logo, frutas, ervas, remédios e outras substâncias têm um bom poder antioxidante, sendo muito efetivos contra a oxidação celular. Assim, uma rápida pesquisa pode levar a um mundo muito completo de substâncias que atuam contra a oxidação das células e as deixam mais fortes.

Veja também

Quanto Tempo é Necessário Para o Solo se Formar?

O solo é composto de camadas aproximadamente paralelas à superfície da Terra, em resposta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *