Home / Natureza / Pra Que Serve o Ar?

Pra Que Serve o Ar?

“Pra que serve o ar?” Você, alguma vez, já se fez essa pergunta? Talvez, não, mas, seria, no mínimo, interessante saber pra que serve essa “coisa invisível” que respiramos todos os dias. Mesmo sendo invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro), o ar à nossa volta existe, tem peso e ocupa espaço, e isso é fato.

E, por isso, vamos saciar a sua curiosidade (ou provocá-la) com algumas informações peculiares (e bastante úteis, diga-se de passagem) a respeito desse tema, e porque, no final das contas, é importante que tenhamos consciência do quão fundamental é esse ar que está ao nosso redor, todos os dias, a toda hora, por toda a nossa vida.

Os Gases que Respiramos

Basicamente, podemos dizer que esse ar, que é tão imprescindível para a vida na Terra, é formado unicamente por gases. O mais abundante nele, por incrível que pareça, não é o oxigênio, e sim, o nitrogênio (também chamado de azoto), que representa cerca de 78% da composição do ar, seguido (aí sim) do oxigênio, e, por fim, uma quantidade ínfima de gás carbônico. Essa é a proporção de componentes que encontramos em ar seco.

Claro, além dessas três substâncias, o ar também é formado por pequenas partículas de outras componentes, como, por exemplo, gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias, entre outros micro-organismos que pairam por aí, e que podemos inalar a qualquer momento.

Processo de Respiração

A partir do momento em que começamos a respirar, nossas narinas filtram as partículas e micro-organismo presentes no ar que podem fazer mal ao nosso corpo. É daí que surge um muco que acumula essas substâncias, popularmente chamado de “meleca”. Um processo muito importante, afinal, evita que o nosso organismo tenha acesso a corpos estranhos que possam nos fazer mal. Inclusive, o próprio ato de espirar é provocado quando algum corpo estranho está em nossas narinas.

Devidamente filtrado, o ar vai direto para os nossos pulmões, que é onde é retirado o oxigênio (essencial para a nossa sobrevivência), para depois, ser expelido o gás carbônico, e outros componentes que não foram utilizados no processo. Esse procedimento é denominado de inspiração-expiração.

Bom salientar ainda que esse gás carbônico liberado na expiração serve para ser absorvido pelas plantas e outros seres autótrofos, o que possibilita a eles fazerem um processo que denominamos de fotossíntese. Importante dizer também que, nesse processo, as plantas acabam liberando também oxigênio. Ou seja, uma relação de ajuda mútua, onde fornecemos o “alimento” para determinados seres, e eles fazem o mesmo conosco.

Pra Que Serve o Ar Realmente?

Especificamente para o nosso organismo, o ar tem bastante importância por ele contém justamente oxigênio, substância que ajuda muito ao bom funcionamento do nosso corpo, tanto é que as primeiras células a morrer são justamente aquelas que menos precisam desse gás.

Além disso, o ar servem para funções muito específicas fora do nosso corpo, como, por exemplo, ajudar a formar o som quando falamos, visto que este é produzido justamente quando há o contato do ar com as nossas pregas vocais (imagine só se não pudéssemos emitir som enquanto falamos?).

É bom destacar também que o ar é fundamental para a natureza quando está em movimento (que é o chamamos de vento), pois é através dele que que ocorre a dispersão das sementes para que as plantas possam se espelhar por longas áreas, e também ajuda para que nuvens carregadas de chuva sejam distribuídas ao longo de grandes localidades.

Curiosidade a Respeito do Ar

Balão Voando no Ar
Balão Voando no Ar

Assim como tudo o que existe na natureza, o ar também possui algumas peculiaridades bem interessantes, e que merecem ser conhecidas. Uma delas é que nós, seres humanos, podemos passar várias semanas sem comer, e alguns dias sem beber águas, mas, não conseguimos passar mais do que alguns minutos sem respirar. Sem oxigênio, literalmente, em pouquíssimo tempo o nosso organismo desfalece.

Quer saber outra curiosidade a respeito do ar que respiramos? Então, lá vai: um adulto normalmente respira cerca de 8 mil litros de ar por dia, e nesse mesmo período, aproximadamente 17 mil litros de sangue são purificados em seus pulmões. Números impressionantes, não é mesmo?

Você sabia também que a população europeia, por exemplo, passa de 58 a 90% do seu tempo diário em ambientes fechados? Pois é. Só que isso é um perigo. Os níveis de poluição em espaços interiores são cerca de 2 vezes mais elevados do que em ambientes externos, aumentando, assim, a incidência de alergias, asma e cancros. 

Pra finalizar, e isso será tema do próximo tópico, você tem conhecimento que aproximadamente 3 milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos da poluição atmosférica ao redor do mundo? Um problema tão grave que ele representa o triplo de óbitos por acidente de automóvel que ocorrem no mesmíssimo período.

Poluição do Ar

Quando o ar não está em condições adequadas para respiração (ou seja: está poluído), ele pode ser responsável por inúmeras doenças que podemos contrair., como, por exemplo, as enfermidades provocadas por micro-organismos, o que resulta em problemas respiratórios que atingem desde as narinas até o pulmão. 

A grande questão é que a poluição do ar, ou simplesmente poluição atmosférica, é um tema muito recorrente na atualidade, tanto é que países inteiros se reúnem com frequência pra discutirem como podemos melhorar a qualidade de ar que respiramos.

Esse problema se agravou muito em decorrência do crescimento das cidades (provocando uma enorme expansão demográfica), o que resulta no aumento das indústrias e no consumo de carros. Daí nasce boa parte da atual poluição do ar, e que vem afetando não somente a nossa saúde, como também a natureza como um todo.

Quando a poluição atmosférica é grande a qualidade do ar é afetada, bem como outros fatores naturais ficam afetados, como clima, solo e água, por exemplo. Surgem, como isso, efeitos nefastos, como o efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Isso tudo só prova o quanto é fundamental cuidarmos da qualidade do ar que respiramos, não apenas pela nossa saúde, mas também pela preservação natural do planeta.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *