Home / Natureza / Para Que Serve o Sulfato de Cobre? Onde Ele é Usado?

Para Que Serve o Sulfato de Cobre? Onde Ele é Usado?

A Terra pode ser um planeta muito complexo, com detalhes e composições químicas que fogem aos olhares das pessoas menos atentas. Dessa maneira, tudo o que está no planeta Terra possui composição química de alguma forma, ainda que nem sempre as pessoas queiram prestar atenção nesses detalhes, o que acaba fazendo com que as pequenas partes do planeta não sejam vistas como se deve.

Assim, é possível dizer que a Terra é uma grande esfera de produtos químicos, com composições químicas para todos os lados e muitas reações químicas acontecendo pelo mundo a todo momento.

Logo, as reações químicas estão por toda parte, indo desde o momento em que o ferro enferruja até quando a água evapora para voltar ao solo em forma de precipitação. Logo, tudo no planeta faz parte da química e tudo pode ser analisado sob esse ponto de vista.

É interessante notar, portanto, que ainda assim as pessoas não dão o devido valor ao estudo da química e, nos últimos anos, pouco se tem descoberto a respeito das reações químicas mais importantes para a vida humana.

Se no século XX foram muitas descobertas, que acabaram por tornar o mundo um lugar diferente sob a ótica das pessoas, atualmente as pesquisas já não são mais tão comuns quanto no passado.

De qualquer forma, ainda assim o uso da química está na vida das pessoas de forma prática e frequente, como é o caso de quem trabalha com plantações. Isso porque, nesse setor da economia, o uso de produtos químicos é constante, sendo que pesticidas, herbicidas e fungicidas são tão comuns quanto solos pobres, culturas de plantações e outros itens relacionados à agricultura. Portanto, é importante entender que o mundo faz uso das técnicas desenvolvidas a partir de análises químicas e depende delas, por mais que nem sempre seja possível notar a sua presença.

Para Que Serve o Sulfato de Cobre?

Dessa forma, o sulfato de cobre surge como um dos importantes elementos químicos a fazer parte da vida das pessoas. Fundamentais para a produção de diversos produtos utilizados na lavoura, o sulfato de cobre é bastante estudado nas escolas de todo o Brasil, mesmo que na maioria das vezes as pessoas sequer lembrem muito de tal composto.

Dessa maneira, uma forma de uso do sulfato de cobre se dá para a produção de fungicidas, os remédios usados para acabar com os fungos e tornar as plantações menos problemáticas. Esse tipo de produto, feito muitas vezes à base de sulfato de cobre, costuma ser misturado à cal para controlar os fungos em plantações de uvas, melões e mais algumas frutas.

Como as frutas são a grande cultura afetada pelos fungos, o sulfato de cobre costuma ser muito usado em plantações de frutas, fazendo com que todo o ambiente se torne mais propício para o desenvolvimento pleno da fruta. Muitas vezes, por estarem em locais de temperaturas altas, algumas plantações de frutas sequer poderiam existir sem a presença dos fungicidas à base de sulfato de cobre. Logo, a sua importância é grande.

Sulfato de Cobre no Saco
Sulfato de Cobre no Saco

Mais Usos Para o Sulfato de Cobre

Além de servir para a produção de fungicidas, o sulfato de cobre ainda serve muito bem para fazer pesticidas e, também, para a produção de herbicidas.

Enquanto os herbicidas acabam com as ervas daninhas que podem afetar uma plantação, os pesticidas são muito importantes para fazer com que as pragas de insetos possam diminuir de forma mais rápida, tornando toda a plantação mais rentável. Isso porque, muitas vezes, formigas, besouros e outros animais podem representar um problema para o agricultor, que vê nos produtos à base de sulfato de cobre uma forma de evitar perder tudo o que plantou.

Além disso, o sulfato de cobre ainda funciona bem para o trabalho de reagente analítico. Logo, o sulfato de cobre serve para analisar substâncias nas reações, pois, a partir de a forma como aquela substância em questão reage com o sulfato de cobre, é possível afirmar se ela está na temperatura correta, no estado físico adequado, qual o tipo daquela substância, etc.Em outras palavras, o sulfato acaba por testar as outras substâncias que participam de uma reação.

Sulfato de Cobre Líquido
Sulfato de Cobre Líquido

Assim, o sulfato de cobre serve nesse sentido para indicar como estão se comportando as outras substâncias, servindo, exatamente como diz o nome, para análise dessas outras substâncias.

Uso do Sulfato de Cobre Perto das Pessoas

O sulfato de cobre pode ser usado, também, de forma mais próxima às pessoas. Dessa maneira, uma forma muito comum de fazer uso do sulfato de cobre é nas escolas, onde o material pode até mesmo ser manuseado por crianças da idade adequada para a obtenção de pequenos cristais.

Contudo, por ser um material tóxico em alguns aspectos, o sulfato de cobre nem sempre pode ser manuseado por crianças de todas as idades, pois dessa forma elas estariam em perigo. De qualquer forma, além das escolas, o sulfato de cobre também é utilizado em tinturas para cabelo, em piscinas e na produção da indústria têxtil.

Assim, o sulfato de cobre possui uma série de usos, já que esse material pode reagir de algumas formas diferentes quando em contato com produtos químicos diferentes. Logo, o seu uso pode ser bastante variável, podendo encaixar muito bem para a realização de uma série de testes e tarefas que servem à humanidade.

As Propriedades Químicas do Sulfato de Cobre

O sulfato de cobre possui propriedades químicas mais ou menos bem indicadas, ainda que não seja uma substância pura. Assim, o sulfato de cobre costuma ser bastante útil contra ao fungos, sendo que plantações de uvas, goiaba, melões e outras frutas podem se beneficiar bastante da capacidade que o material possui de fazer com que os fungos sejam mortos.

Ademais, o sulfato de cobre ainda age de forma muito eficiente contra a ferrugem, sendo um material muito indicado para quem precisa acabar com problemas ligados à ferrugem. Portanto, o sulfato de cobre costuma ser forte e resistente, tendo ligações firmes, embora não sejam as mais fortes de todo o mundo químico.

Veja também

Arminho Gigante Existe? Qual o Seu Tamanho? Onde Vive?

Você conhece ou já ouviu falar sobre o arminho? Pois bem, este animal é um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *