Home / Natureza / Os Cinco Maiores Cânions do Mundo

Os Cinco Maiores Cânions do Mundo

Antes de começarmos a falar sobre Os Cinco Maiores Cânions do Mundo, devemos antes compreender o que são e como são formadas essas estruturas geológicas. Traduzindo para uma interpretação imaginativa simples, os cânions são fissuras imensas formadas, em sua grande maioria, por cursos de rios que demoraram milhares e até mesmo milhões de anos para constituir tais arranjos naturais. No entanto, não são apenas os rios os formadores destas estruturas por meio do processo da corrosão calcária a partir dos cursos de rios e riachos. É verdade que a grande maioria dos cânions foram formados pelo processo de erosão fluvial, mas há aqueles que os ventos e os movimentos das placas tectônicas foram importantes aliados. Os ventos ajudam na erosão da terra e os choques tectônicos são capazes de elevar o terreno de uma determinada região, assim como ocorreu na formação dos Himalaias.

Para facilitar o andamento da sua leitura, é essencial destacar a existência de diversas nomenclaturas técnicas para se referir aos cânions devido aos diferentes processos de formação, por mais que suas dimensões sejam constituídas por erosão da água ou o choque de placas tectônicas. Essas definições técnicas englobam os desfiladeiros, as ribanceiras, as ribas, os “canhões”, as ravinas, os vales e as “gargantas”, tudo de acordo com as características específicas dessas estruturas. Apesar das diferentes nomenclaturas, as dimensões são baseadas todas da mesma forma e é através de estudos que levam em consideração a profundidade, a extensão e a largura que é determinado o tamanho de um cânion.

Sem mais delongas, vamos para a lista.

Desfiladeiro do Rio Fish – Namíbia

Em 5º lugar temos o Desfiladeiro do rio Fish, notório por ser o maior cânion presente no continente africano e considerado a 2ª atração turística mais visitada na Namíbia. Este fica localizado no sul da Namíbia, perto da fronteira com a África do Sul. O Desfiladeiro do rio Fish se estende por mais de 160 km de comprimento cortando o sul da Namíbia de forma irregular e contínua no solo, assemelhando-se à uma serpente que se estende quilômetros na paisagem árida. Sua profundidade chega aos 550 metros e em alguns pontos a sua largura alcança a marca de mais de 27km. Como se pode imaginar, o Desfiladeiro do rio Fish possui proporções gigantescas, mas ainda assim, é o menor comparado aos próximos que virão.

Grand Canyon – Estados Unidos

O Grand Canyon, apesar de não ser o maior cânion do mundo, é o mais famoso comparado aos demais. Seja pelo fato de estar localizado nos Estados Unidos, maior potência econômica atual, ou por suas aparições em filmes com grande número de bilheteria de Hollywood. Até mesmo em estudos geográficos na escola, de qualquer forma, você já ouviu falar deste cânion pelo menos uma vez na sua vida. O Grand Canyon foi esculpido durante milhares de anos pelo também famoso rio Colorado, no estado de Arizona. Porém, sua fama não é o suficiente para torna-lo o maior do mundo e sua profundidade máxima é aproximadamente 1.800 metros com uma largura chegando aos 29km. Seus 446km de comprimento rasgam o solo seco e arenoso da região, formando uma das mais belas paisagens naturais do mundo.

Apesar de ser o 4º lugar desta lista, o Grand Canyon é considerado uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, sendo também um dos pontos turísticos naturais mais almejados por turistas do mundo todo.

Desfiladeiro Kali Gandaki – Nepal

O desfiladeiro Kali Gandaki é encontrado no Himalaia, mais precisamente, na região do Nepal. Sua formação deveu-se ao rio Kali Gandaki, o mesmo que cedeu o nome ao desfiladeiro. Este cânion é considerado por alguns o maior do mundo quando se trata em profundidade, e possui cerca de 6.800 metros em determinados pontos. Por estar localizado na maior rede de montanhas do mundo (Himalaias), até os dias atuais, estudiosos da área tentam de alguma forma estabelecer critérios para uma maior precisão na definição das dimensões do desfiladeiro Kali Gandaki, um dos mais antigos do mundo. Mais antigo, inclusive, que o próprio Himalaia, tese comprovada pela lama glacial encontrada nas águas do rio Kali Gandaki.

Vale Capertee – Austrália

Vale Capertee
Vale Capertee

O Vale Capertee é, na verdade, um conjunto imenso de diversos desfiladeiros. Sua profundidade é pequena, chegando aproximadamente aos 800 metros em alguns pontos, apenas. A falta de profundidade é compensada quando nos deparamos com sua largura que é, ao menos, 1 km maior quando comparada ao Grand Canyon. Suas principais características estão relacionadas à sua história com a povoação das áreas do vale e a onda de mineração nos séculos passados. Também é interessante destacar que o Vale Capertee é o lugar no Hemisfério Sul com a maior biodiversidade de aves, tornando-o um lugar muito procurado por observadores de aves. E, além das aves, há muita fartura na flora e na vida selvagem desta região.

Desfiladeiro de Tsangpo – Tibete

Para não perder o costume, nosso primeiro colocado fica localizado no Himalaia, na região do Tibete. E por estar localizado em uma região do Planeta com altitudes muito irregulares, é difícil definir suas dimensões exatas, assim como acontece com o desfiladeiro Kali Gandaki. Porém, seu comprimento passa facilmente dos 504 km e, se medida sua profundidade em um mesmo ponto, chega aos 6.009 m, perdendo apenas para o Kali Gandaki. Em contrapartida, se a medição for feita do seu ponto mais alto até o ponto mais baixo do rio que o formou, sua profundidade ultrapassa os 200 km facilmente, tornando-o, mesmo que provisoriamente, o maior cânion do mundo.

Observações Gerais

Apesar desta lista conter Os Cinco Maiores Cânions do Mundo, ainda existem muitos cânions na região dos Himalaias que não foram estudados devido ao difícil acesso na região. Sendo assim, é possível que dentro de alguns anos, surjam outros personagens poderosos e, possivelmente, estes novos personagens serão ainda maiores dos já conhecidos e estudados pelo homem. Portanto, o artigo é baseado em dados atuais disponíveis encontrados, podendo serem modificados posteriormente.

Além de belas paisagens naturais, os cânions são muito importantes para a manutenção do clima e da vida que os rodeia, sendo considerados Deuses em muitas culturas asiáticas.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *