Home / Natureza / O Que Significa Pedon? Para Que Ele é Utilizado?

O Que Significa Pedon? Para Que Ele é Utilizado?

O solo é uma parte fundamental da vida no planeta Terra, já que, pelo que se sabe, o solo da Terra é o mais apropriado para a plantação dentre todos aqueles planetas já minimamente conhecidos pelas pessoas.

Dessa forma, é muito comum que o solo receba toda a atenção que merece, sendo que há uma série de estudos dos mais variados tipos e focos para tratar do solo, uma verdadeira joia de todos os habitantes do planeta. Assim, o certo é que os solos podem variar em fertilidade, em forma de uso e até mesmo na maneira como podem ser usados.

Alguns solos apenas podem ser usados para a produção de pasto, enquanto outros já servem para plantar classes muito complexas de vegetais. De toda forma, querendo ou não, o solo é chave para todas as pessoas que estão presentes na Terra.

Assim, há uma toda uma ciência par estudar o solo, de forma a medir como esse solo reage às diferentes intervenções das pessoas, quais alimentos podem ser plantados ali, como regar a plantação ali presente, quando o solo em questão deve receber mais sol, quando ele deve ser preservado ou até mesmo quando o solo deve receber o uso de fertilizantes para tornar a plantação ainda mais forte e bela.

Assim, há muitas formas de estudar o solo, sendo que as diferentes formas de abordar o assunto variam entre os muitos cursos de ensino superior que tratam dessa parte do planeta.

Há algumas universidades, por exemplo, tidas como “universidades rurais”, que tratam apenas de questões ligadas ao desenvolvimento de plantações, à forma mais adequada de fazer uso do solo, ao tipo de plantação que pode estar ali presente, aos animais que podem, talvez, ajudar na plantação, etc.

Conheça a Pedologia

Dessa forma, há uma ciência para estudar o solo, que se chama pedologia. Calma, pois você não entendeu errado e nem a escrita está incorreta, pois a pedologia não trata dos pés das pessoas e, sim, do solo. Dessa forma, a ciência que trata do solo visa fazer com que o solo seja visto de forma mais complexa pelas pessoas, tornando o seu estudo mais aprofundado e útil para o uso por parte de toda a sociedade.

Dessa maneira, o solo, tão importante para a produção de alimentos, para o trabalho de decomposição animal e muitos outros, deve ser visto em sua plenitude pelos estudantes que desejam aprender mais com a pedologia. Assim, a pedologia possui origem na Rússia, no século XIX, quando foi possível estabelecer as primeiras regras para o estudo do solo de forma mais profissional e científica.

Até então, por mais que as pessoas fizessem uso dessa importante ferramenta, o estudo do solo não era constante e tampouco periódico. Logo, nesse cenário não era possível ter acesso a um solo de extrema qualidade, já que a forma de realizar o plantio não era completamente dominada e as variantes de cada tipo de solo também não eram compreendidas de forma ideal.

Com o passar do tempo e a evolução da pedologia, contudo, foi possível entender um pouco melhor o uso do solo.

O Que Significa Pedon?

A palavra “pedon”, em sua forma pura, vem do grego e quer dizer “solo” ou alguns sinônimos dessa palavra. Assim, esse radical está presenta na formação da palavra pedologia, que é a ciência que faz uso de ferramenta para estudar o solo e todo o seu desenvolvimento, sob todos os pontos de vista possíveis.

Assim, o pedon foi ganhando outro sentido ao longo do tempo e, atualmente, essa palavra possui um significado mais prático. Isso porque “pedon”, em qualquer livro de geografia ou até mesmo de estudos mais aprofundados de pedologia, é uma representação gráfica do solo, estudando os seus níveis e subníveis de forma a fazer com que o entendimento sobre as partes do solo fique mais claros.

Logo, o esquema de pedon faz com que seja mais fácil entender o solo, como se fosse uma fotografia feita “de lado” para esse solo, com a visão das camadas que o solo possui. Esse tipo de esquema é muito importante para o entendimento inicial dos conceitos relacionados ao estudo do solo, sendo um verdadeiro talento de arte saber construir um pedon de qualidade.

Como Se Dá o estudo da Pedologia

A pedologia é a arte de estudar o solo e isso já está claro, mas para realizar esse estudo há algumas métricas que podem ser usadas de forma mais ou menos correta. Portanto, para acertar mais do que errar, é importante ter algumas questões em mente ao trabalhar com a pedologia. Ademais, se você possui algum interesse pela pedologia, pode ser interessante prestar muita atenção a esses dados.

Assim, um dos focos principais da pedologia é corrigir a fertilidade natural do solo, fazendo com que aquele solo fique mais adequado para a plantação da cultura desejada.

Esse trabalho pode ser duro, mas rende ótimos frutos quando feito de forma adequada. Outro objetivo da pedologia, portanto, é neutralizar a acidez do solo, para fazer com que o solo não mate as plantas ali presentes. Isso porque, quando muito ácido, o solo pode desnaturar as proteínas das plantas e fazer com que a planta morra de forma muito rápida.

Outro foco da pedologia, também muito importante para toda a sociedade, é o processo de identificação de solos adequados para cada tipo de cultura. Nesse caso, é importante entender que há solos que podem servir melhor para um certo tipo de plantação, não sendo um solo ideal para todas as culturas.

A Análise da Pedologia

Pedologia
Pedologia

A pedologia é uma ciência e, como tal, possui um processo de análise bastante interessante. Sem esse processo de análise, as afirmações da pedologia seriam muito menos corretas e acertadas, estando mais para achismos.

Logo, estudar o perfil do solo, abrir algumas trincheiras nesse solo, realizar fotografias, analisar a declividade, a espessura, profundidade, acidez e outros aspectos do solo é chave para chegar a uma análise correta na pedologia. Portanto, para que uma análise possa ser feita de forma correta, tudo isso precisa ser levado em conta.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *