Home / Natureza / O Que nos Diferencia dos Animais?

O Que nos Diferencia dos Animais?

Muitas pessoas já podem ter se perguntado em algum momento da vida o que de fato nos diferencia dos animais? Por isso trouxemos uma série de informações que podem nos ajudar a entender melhor sobre o assunto. Para não perder nada, fique com a gente até o  final.

O Que nos Diferencia dos Animais?

Pode ser que você responda prontamente essa pergunta dizendo que somos diferentes por sermos racionais ao contrário deles. Talvez essa seja uma resposta simples demais para uma pergunta tão profunda, principalmente se a gente pensar de forma filosófica. Na verdade, existem muitas maneiras de pensar sobre isso e responder essa pergunta.

Pensando na forma física, muitas coisas podem ser diferentes, como o jeito de andar. Considerando os seres humanos e animais uma coisa só, o homem é o único que por padrão caminha usando as duas pernas e não as quatro. 

Outro pensamento que caiu por terra é o fato de ser humano ser o único capaz de se identificar no espelho, depois de muitas pesquisas realizadas por estudiosos do assunto foi constatado que alguns animais têm a mesma capacidade, como é o caso dos elefantes, dos golfinhos e também dos chimpanzés.

Homem e Cavalo
Homem e Cavalo

Diferente do que se pensa, diversos animais utilizam ferramentas para algumas coisas e outros podem até pensar. Então não fique aí achando que somos os únicos pensantes, pois pesquisas já apontam alguns sinais disso em alguns outros animais.

Quando falamos em racionalidade do ser humano, estamos falando também da sua capacidade de julgar algumas situações se comportando de acordo com a sua inteligência.

Temos a capacidade de planejamento e execução deles, temos consciência dos nossos atos e para isso que nossa inteligência serve.

Temos por exemplo  noção de verdade e mentira, noção do tempo, noção de espaço, do que é bom e do que é ruim. 

Os homens são diferentes uns dos outros, estão em constante mudança, cada um com seus hábitos, com seus costumes, com suas crenças e culturas, cada um do seu jeito.

Somos capazes também de coisas muito ruins, somos capazes de destruir nosso próprio habitat, fazer mal uns aos outros. Além de fazer mal à natureza, aos animais, é capaz de fazer mal aos seus com armas, guerras e bombas.

Já os animais vistos como seres irracionais, que não pensam nos seus atos, reagem ao seu instinto, a sua fome nunca pensando no depois são seres incapazes de realizar algo apenas por maldade diferente do homem. Isso deve nos fazer pensar quem são na verdade os seres irracionais né? Temos ainda muito o que aprender com eles, muito mesmo.

Os animais vivem leves preocupados com o seu presente, não ficando ansiosos com o futuro, vivem de forma natural apenas aproveitando o momento.

Alguns podem acreditar que os animais são na realidade espíritos muito mais evoluídos que o nosso, pois eles sabem viver o momento sem necessidade de buscar uma vida mais luxuosa, apenas compreendem o seu lugar e vivem da forma mais natural possível precisando do mínimo para ser feliz.

Já o ser humano tem a capacidade de destruição por nada, tomando posse de tudo que acredita que é dele, como o dominador de tudo sem perceber que ele depende de tudo que está à volta dele.

Busca sempre se beneficiar de tudo, não importa o quanto isso custe, que custe a vida de outras pessoas e dos animais. Vivemos em um mundo que pode colapsar a qualquer momento por conta de nós mesmos, do nosso egoísmo e da falta de empatia pelo próximo e pelos animais.

Pesquisa com Chimpanzés

Saindo das teorias apenas filosóficas, vamos falar mais de pesquisas e evidências científicas que também tratam desse assunto.

Estudos acerca da similaridade entre o homem e esses primatas já existem a muitos anos, especialmente quando falamos de comportamento. Na realidade são os animais com mais proximidade de nós, temos semelhanças genéticas de 98%. Mesmo depois de tantos anos é incrível observar tantas semelhanças comportamentais entre nós e eles.

Mas isso não surpreende apenas a gente, mas até mesmo aos pesquisadores.

Por conta disso todos esses estudos ainda guardam uma série de coisas não compreendidas, fazer essa comparação entre nós e eles ainda é bem polêmico, pois muitas coisas ainda não foram totalmente entendidas.

Para alguns cientistas esses animais em algum momento da evolução tiveram o bloqueio do desenvolvimento da sua inteligência antes de aprender a se comunicar como nós, seja falando ou fazendo gestos. Com isso entendemos que esses animais são capazes apenas de repetir um comportamento, ou gesto ou qualquer outra coisa que não tenha nenhum significado para eles.

Por outro lado, existem outros pesquisadores que acreditam que eles possam ir muito além disso, para ele os chimpanzés podem ter a mesma capacidade de um uma criança humana com cerca de quatro anos. De acordo com alguns testes realizados por eles observaram alguma habilidade de raciocínio lógico e também de aprendizado, onde eles puderam se comunicar utilizando símbolos e sinais que foram interpretadas pelo computador.

Além disso, foi observado que esses animais podem criar uma cultura deles, e dessa forma é impossível não observar a semelhança.

Além disso, outros cientistas especializados observaram o comportamento desses animais por mais tempo, percebendo o estilo de vida de um grupo específico, e percebeu que muitos comportamentos podem ser assimilados e não se trata apenas de instinto. 

Algumas características físicas também pode ser bem parecidas com as nossas de uma maneira muito incrível, o movimentos pode exemplo dos braços e dos seus ombros muito parecido com os nossos, a precisão do movimento das mãos, o polegar que consegue agarrar coisas. Com eles eles são capazes de caçar, se comunicar um com os outros, comer, abrir alimentos, misturar comida e uma série de outras coisas incríveis.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.