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O Que Fazer Para Tirar o Açúcar do Corpo?

Você tem alto nível de açúcar no sangue? Você pode reduzi-lo com nutrição, atividade física e remédios naturais. Estas são três estratégias eficazes para ajudá-lo nisso. Vejamos aqui como fazê-lo:

O Que Fazer Para Tirar O Açúcar Do Corpo?

A dieta é a primeira coisa sobre a qual agir: diga não aos alimentos com alto teor calórico, embalados, ricos em gorduras saturadas ou hidrogenadas (queijo, creme, salame, salsichas, hambúrgueres, salsichas, margarina, lanches gordurosos, produtos de forno industrial) doces, junk food, etc.

Atenção, então, para alimentos com alto índice glicêmico, como batatas, pão branco, arroz branco e, em geral, cereais refinados, sucos de frutas, bebidas açucaradas, lanches doces, bebidas alcoólicas. Em vez disso, luz verde para vegetais, especialmente crus, grãos integrais, fibras, azeite extra-virgem, proteínas magras, alimentos ricos em ômega 3.

Reduza também as porções dos pratos, principalmente se forem carboidratos. Não exceder no consumo de frutas muito açucaradas. Comer devagar é outra dica valiosa de bem-estar. Com estas recomendações em mente, já estará contribuindo significativamente para o excesso de açúcar prejudicial em seu corpo.

Reduzir o açúcar no sangue com atividade física: o movimento permite diminuir a quantidade de açúcar no sangue, razão pela qual a atividade física não deve ser negligenciada. O exercício aeróbico com picos de alta intensidade é particularmente bom; portanto, correr pode ser uma boa ideia, acelerando o ritmo de vez em quando. Além disso, o movimento ajuda a manter o peso sob controle e a perder o excesso, benefícios inestimáveis ​​para aqueles que sofrem de açúcar no sangue.

Reduzindo o açúcar no sangue com remédios naturais: a natureza fornece uma ajuda valiosa; de fato, existem plantas hipoglicêmicas a serem consumidas na forma de chá de ervas e não apenas. Entre eles estão: eucalipto, murta, sabugueiro, opuntia, gymnema, ginseng americano. Estes são remédios naturais que permitem reduzir a absorção de açúcares, estimular a liberação de insulina ou melhorar a resposta à insulina no organismo.

Açúcar No Corpo: Como Mantê-Lo Sob Controle Com Alimentos

Se você é diabético ou não, é fundamental evitar picos de açúcar no sangue para manter seu corpo e saúde. Com alguns pequenos truques, é possível manter o açúcar no corpo sob controle.

Fibras e carboidratos: o aumento da glicose no sangue resulta na produção pelo organismo de insulina, o hormônio que intervém precisamente na absorção da glicose. Se a insulina é alta, promove ganho de peso, pois facilita o armazenamento de açúcar na forma de gordura. Esse hormônio, diminuindo o nível de carboidratos no sangue, causa uma sensação de fome imediatamente depois e, portanto, leva a comer mais e, portanto, comprometer ainda mais o corpo.

A introdução de mais fibra ajuda a garantir que o açúcar não seja absorvido e circule imediatamente. Basta escolher alimentos integrais em vez de refinados e acompanhá-los com legumes. Um exemplo? Macarrão de trigo integral (ou arroz) com legumes. Iniciar cada refeição com vegetais crus é uma ótima maneira de manter o açúcar no sangue distante.

Gorduras e hidratos de carbono: gorduras ajuda a reduzir o índice glicêmico, assumindo que eles são consumidos sem excesso. Temperar seus pratos com azeite de oliva extra-virgem ou consumir frutas secas com moderação são bons hábitos alimentares. Por falar em carboidratos, além de escolhê-los inteiros, é bom lembrar que os grãos em grãos (mas também as massas) têm um índice glicêmico mais baixo que o pão e a pizza, obtidos ao trabalhar a farinha produzida pelos próprios cereais.

Alimentos mais difíceis de mastigar: massas bem cozidas são mais fáceis de mastigar, mas também são mais amiláceos e, portanto, afetam mais o açúcar no sangue do que as massas ‘al dente’, onde o amido é menos acessível aos sucos gástricos. Da mesma forma, alimentos mais difíceis de mastigar movem o índice glicêmico menos do que os prontamente assimilados. Alguns exemplos? É melhor consumir batatas inteiras ou picadas (por exemplo, cozidas ou assadas) do que em purê de batatas e frutas inteiras em comparação com as frutas em purê.

Glicose No Sangue: Por Que É Tão Importante Mantê-Lo Sob Controle?

Glicose No Sangue
Glicose No Sangue

Após cada refeição, os valores sanguíneos mudam de acordo com a comida ingerida e o açúcar no sangue, em regra, é um excelente marcador para estabelecer esse efeito imediato dos alimentos na saúde. O corpo está equipado com mecanismos de controle complicados, destinados a manter o açúcar no sangue dentro de valores precisos, para que haja quantidade suficiente para produzir energia e é muito importante que os níveis de açúcar no sangue permaneçam em uma faixa saudável.

Um açúcar no sangue muito baixo (hipoglicemia), de fato, pode causar desorientação, tontura, ansiedade. Por outro lado, um nível alto de açúcar no sangue (hiperglicemia) pode causar sede, fraqueza e alterações no pH do sangue. Se os níveis de açúcar no sangue permanecerem altos por muito tempo ou se aumentarem muito após cada refeição, esses picos podem até ser um fator de risco para o desenvolvimento de excesso de gordura corporal, doenças cardíacas e outros distúrbios metabólicos.

O Índice Glicêmico É Um Parâmetro Confiável?

Índice Glicêmico
Índice Glicêmico

As respostas glicêmicas a um alimento que contém carboidratos (açúcares) são únicas e pessoais: os mesmos alimentos podem causar reações muito diferentes em duas pessoas. E existem muitos fatores que podem alterá-los, incluindo a hora do dia em que os alimentos são consumidos, se a atividade física foi realizada antes de comer, como os alimentos são combinados na refeição e até o ciclo hormonal.

Essa resposta variável de indivíduo para indivíduo não é considerada pelo Índice Glicêmico (IG) de um alimento, um parâmetro que classifica os alimentos de acordo com o quanto eles afetam o açúcar no sangue. O IG, de fato, é incapaz de prever qual será a resposta pessoal a um alimento em particular. Além disso, não é cumulativo, ou seja, não é possível adicionar IGs de vários alimentos em uma refeição e não leva em consideração temperos ou métodos de cozimento adicionais.

A maneira mais eficaz de medir a resposta pessoal à glicose no sangue, portanto, é testar a glicemia pós-prandial através de um simples instrumento não invasivo chamado glicosímetro.

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