Home / Natureza / O Que é Processo Pedogenético? Para Que Serve?

O Que é Processo Pedogenético? Para Que Serve?

O solo é fundamental para toda a vida no planeta Terra, já que sem o solo seria impossível que as pessoas tivessem a vida que têm atualmente. Dessa maneira, o solo é chave para entender como funciona toda uma sociedade, já que as plantações servem muito bem ara entender os gostos daquela sociedade e, ademais, em qual nível tecnológico se encontra o grupo em questão.

Portanto, um ambiente com muitos materiais modernos e complexos, com muitos estudos sobre o solo e profissionais qualificados para tal é um local mais do que adequado para se ter uma plantação, já que tratar do solo é uma ciência e, portanto, se deve ter paciência e respeito com essa ciência.

Logo, ter alguém que conheça os processos pedogenéticos a fundo é um primeiro passo essencial quando se planeja ter um ambiente agrícola mais contemporâneo, de acordo com as práticas realizadas em todo o planeta Terra.

Dessa forma, a ciência que estuda o solo é a pedologia, que trata tudo sobre a formação desse ambiente e sobre os cuidados que se deve ter para evitar maiores problemas no solo.

Pois, por mais que muitas pessoas não saibam bem sobre isso, o solo pode ter uma série de questões a serem resolvidas, a depender sempre do local em especial. Dessa maneira, é muito importante ter atenção aos processos naturais do solo, que também são chamados de processos pedogenéticos, já que esses processos mostram a direção para onde está indo um solo. Quando muito ácido, por exemplo, há uma série de coisas que podem ser feitas para tornar o solo saudável novamente, deixando o pH desse solo novamente neutro.

Assim, para que seja possível alcançar esse patamar de neutralidade do solo outra vez, é importante ter a noção exata do estado atual do solo e de quais produtos podem ser usados, sendo que nem todos os processos podem ser sempre utilizados para tornar o solo mais rico.

Os Processos Pedogenéticos

Dessa forma, o termo “processos pedogenéticos” é muito amplo ao considerar todos os processos que atuam na formação de um solo. Logo, ao saber como um solo foi formado, será possível fazer com que esse local se desenvolva de uma maneira mais saudável, de acordo com as melhores práticas de cultivo no campo.

Assim, os processos pedogenéticos podem ser muito complexos em alguns aspectos e, em outros, já podem ser muito simples em seu funcionamento. Tudo isso depende da forma como se dá a estruturação inicial do solo, algo importante para se ter em mente no momento de analisar qualquer solo de qualquer lugar. Dessa fora, clima, relevo, material de origem do solo, os organismos ali existentes e muitos outros fatores podem influenciar a forma como um solo se desenvolverá.

Portanto, pequenos detalhes podem ser chaves para entender o funcionamento do solo, sendo que uma pequena alteração na sua rocha matriz pode fazer com que um solo se torne mais ou menos ácido, mais ou menos oxigenado, etc. É importante, portanto, estar muito atento a todos os processos pedogenéticos que podem estar presentes na formação e no desenvolvimento de um solo.

Como Tornar Um Solo Menos Ácido

pH do Solo
pH do Solo

Há algumas formas de tornar um solo menos ácido, que podem envolver uma série de fatores diferentes. Contudo, alguns processos são muito mais úteis do que outros quando se trata de melhorar o nível de acidez do solo.

Dessa forma, uma maneira muito prática de fazer isso é com o processo de calagem. Por mais que não seja muito conhecido por aquelas pessoas que não têm uma grande proximidade com o campo, o processo de calagem é muito eficaz quando se trata de ajustar os níveis de acidez do solo, já que na calagem se usa calcário para fazer com que o solo ganhe em cálcio e magnésio.

Dessa maneira, o solo naturalmente se tornará mais básico e menos ácido, que é o cenário buscado por quem realiza a calagem.

Contudo, é importante ressaltar que há métodos diferentes no processo em questão, sendo que a calagem pode ser feita de maneiras diferentes, a depender de quem está operando tudo. Como o solo brasileiro costuma ser ácido, é muito comum que esse tipo de ação seja feita no país.

Como o Solo Ácido Pode Prejudicar a Plantação

Solo Ácido
Solo Ácido

Todos sabem que ninguém deseja ter um solo ácido em seu ambiente de plantação, mas nem todos sabem o que esse tipo de solo em questão causa para ao agricultor. Em linhas gerais, portanto, um solo ácido pode trazer inúmeros problemas para quem tenta plantar. Dessa forma, também é importante ter em mente que o solo brasileiro é, por natureza, muito ácido. Logo, em geral é necessário realizar um estudo pedogênico no solo antes de começar qualquer plantação em larga escala.

Assim, um solo com tais características pode fazer com que haja pouco gás oxigênio no local, fazendo com que as plantas ali presentes não consigam se desenvolver da forma correta. Além disso, um solo ácido ainda pode alterar o sabor das plantas ali cultivadas, tornando o gosto do fruto diferente.

Porém, o grande problema mesmo é que o solo ácido não possui muitos nutrientes, o que faz com que a plantação não seja capaz de se desenvolver da maneira correta, como aconteceria caso houvesse tais nutrientes em grande oferta. Assim, o mais importante é que se saiba qual é o tipo de solo que se tem nas mãos, pois assim será possível realizar os ajustes necessários.

Brasil e os Solos Ácidos

Por mais que se diga que o solo do Brasil é forte e cheio de nutrientes, isso não é verdade para grande parte de todo o país. Dessa forma, o solo nacional é, por natureza, ácido. Isso faz com que seja necessário realizar uma série de ajustes para que o solo possa se desenvolver da maneira correta.

Logo, esses ajustes é que tornam o solo brasileiro fértil e forte, sendo o grande exemplo disso a forma como é tratado o solo da região Centro-Oeste do país, a mais produtiva em termos agrícolas.

Veja também

Fã de Poker? Aprenda a Jogar de Forma Sustentável

Todas as atividades humanas têm uma consequência ambiental, e o poker não é exceção. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *