Home / Natureza / O Que é Habitat Natural?

O Que é Habitat Natural?

Há muitos lugares diferentes que animais, plantas e outros organismos chamam de lar, seus habitats naturais. Habitats ocorrem na natureza, mas também podem ser projetados e fabricados pelo homem. Ambos os tipos de habitats servem como um ambiente no qual uma espécie pode viver e prosperar.

Definindo Habitat Natural

Um habitat natural é uma área ecológica ou ambiental onde vive uma espécie específica. É o lugar na natureza que espécies particulares chamam de lar. Para ajudar a imaginar o que isso significa, pense em um zoológico. Os desenvolvedores de um zoológico precisam estudar onde um animal específico vive para poder replicar o habitat natural do animal. Os chimpanzés, por exemplo, são colocados entre as árvores de onde podem balançar e procurar comida. Plantas e outros organismos também possuem habitats naturais. Vamos discutir alguns dos diferentes tipos de habitats naturais e as espécies que residem neles.

A palavra habitat é derivada da palavra grega que significa casa. Um habitat é o ambiente natural ou ambiente físico em que uma espécie vive. O termo habitat natural refere-se a um ambiente que ocorre naturalmente em florestas, terras úmidas, desertos, pastagens e na tundra ártica, que suporta uma espécie particular através de uma provisão natural de água, abrigo, uma área propícia ao parto e comida.

Um habitat criado pelo homem refere-se a um ambiente fabricado ou criado por seres humanos, que contém os elementos, às vezes sintéticos, que de outro modo seriam encontrados em um habitat natural, e são necessários para sustentar uma espécie.

Tipos de Habitats Naturais

Existem muitos tipos diferentes de habitats naturais. Diferentes espécies se adaptaram aos diferentes habitats ao longo do tempo. Uma espécie confia em seu habitat natural específico para recursos que incluem um lugar para acasalar, um lugar para criar seus filhotes e comida. Os dois fatores que realmente dirigem um habitat são temperatura e precipitação.

Uma floresta é um tipo de habitat que tem uma densa população de árvores. Existem florestas em todo o mundo e muitas espécies diferentes vivem dentro deste tipo de habitat. Para que uma floresta sobreviva, ela precisa ter uma fonte de água que suporte a grande quantidade de árvores.

As florestas tropicais são apenas um tipo de floresta. Enquanto eles cobrem apenas 7% da Terra, eles abrigam mais de 50% de todas as espécies de plantas e animais. Há abundância de água, temperaturas altas durante todo o ano e muitos recursos para as espécies sobreviverem.

O habitat natural de sapos está nas florestas tropicais de vários países. Eles vivem nas áreas mais baixas da floresta perto de riachos, lagoas e rios. Os sapos precisam desses recursos hídricos para seus bebês que nascem girinos.

As zonas úmidas são outro habitat natural para muitos animais. Um pantanal é uma área onde a água está presente por pelo menos parte do ano. Essa água geralmente está presente durante uma parte da estação de crescimento de plantas. A água pode ser na forma de lagoas, córregos, rios ou lagos.

Os pântanos são um tipo de zona úmida onde vivem muitas espécies diferentes de plantas e animais. Os anfíbios precisam de lugares como os pântanos para sobreviver, porque esses habitats oferecem água e terra para eles viverem. Os pântanos também abrigam outras espécies, como tartarugas pintadas, ratos almiscarados e pássaros pequenos. Há uma abundância de insetos que vivem em torno de pântanos também, o que contribui para uma excelente fonte de alimento para todos os animais para sobreviver.

No espectro oposto de florestas e zonas úmidas são desertos. Os desertos são definidos como tendo menos de 10 polegadas de chuva por ano e uma taxa muito baixa de precipitação. Eles são muito secos e leva espécies únicas para chamar uma casa deserta. Há animais que vivem em desertos, bem como predadores que passam a maior parte do tempo em tocas no subsolo e fazem a maior parte da caça durante o dia.

Um habitat natural ainda mais único é a tundra ártica. A tundra ártica tem dias muito curtos e noites longas. O clima é muito duro e apenas espécies muito resistentes e bem adaptadas sobreviverão aqui. A estação de crescimento aqui é de apenas 50 a 60 dias.

Apesar do clima rigoroso, a tundra ártica ainda é o habitat natural de muitas espécies. Animais como o caribu, as corujas nevadas, os ursos polares e a raposa ártica são apenas alguns dos que chamam a tundra ártica de lar.

Um habitat natural é formado organicamente, dentro de um ambiente natural, sem ajuda do homem. Habitats artificiais foram manipulados por pessoas, em um esforço para imitar um habitat natural. Um zoológico é um bom exemplo de um habitat artificial. Ambos os tipos de habitats incluem os elementos vitais para apoiar uma espécie, que são abrigo, uma área propícia ao parto, água e comida.

Animais e Plantas no Habitat Natural

Existem muitas plantas e animais que compartilham o mesmo habitat. Um único animal ou planta é um organismo . Todos os organismos de uma espécie que vivem juntos em uma área formam uma população. As populações que interagem em um habitat formam uma comunidade. A comunidade de seres vivos interage com o mundo não-vivo em torno dele para formar um ecossistema.  Todos os ecossistemas compõem a biosfera , a área da vida na Terra.

Como recursos como água e alimentos podem ser limitados, as espécies de plantas e animais freqüentemente competem umas com as outras por comida e água. A única maneira de viverem juntos é ocupar nichos ligeiramente diferentes ou ter “empregos” diferentes na comunidade. Muitas espécies podem compartilhar um habitat, mas nenhuma espécie pode ocupar exatamente o mesmo nicho. Todos eles têm seus próprios empregos ou nichos específicos na comunidade. O habitat é o espaço físico ocupado pela planta ou animais, enquanto o nicho é o papel que a planta ou animal desempenha na comunidade encontrada no habitat.

Habitats Críticos

Quando uma espécie é ameaçada – isto é, provavelmente se tornará uma espécie ameaçada no futuro previsível – torna-se importante proteger seu habitat. Certas áreas se tornam um habitat crítico , regiões protegidas por lei para evitar a destruição, remoção ou incomodação dessas espécies, para que elas possam produzir jovens e continuar a prosperar.

Em 1975, os ursos pardos do Parque Nacional de Yellowstone foram listados como “espécies ameaçadas”. Os biólogos da fauna selvagem estimaram que havia pouco mais de 130 ursos pardos na área de Yellowstone. Mas através da proteção de seu habitat e esforços para garantir que eles pudessem sobreviver, seus números aumentaram e seu território se expandiu.