Home / Natureza / O Que é Amônia e Para Que Serve? Qual Sua Importância?

O Que é Amônia e Para Que Serve? Qual Sua Importância?

O mundo químico é formado por milhares de moléculas, fórmulas, átomos, compostos e processos. Todos eles são responsáveis, alguns com uma importância maior, outros com importância menor, pois nos oferece condições necessárias para viver, ou ainda, em alguns casos, doença ou até morte.

Hoje, iremos falar de um composto químico conhecido como amônia. Mas você sabe o que é um composto químico? Constituído por cristais ou moléculas de dois ou mais íons de elementos ou átomos que sendo diferentes se ligam entre si.

Para que tais compostos possam ser reproduzidos de forma mais fácil e inclusiva, são utilizadas fórmulas químicas, que possuem uma representação gráfica, que funcionam da mesma forma em todo o mundo.

Assim, é possível que os compostos sejam identificados nos produtos, nos remédios, nas bulas, entre outros, para que todos possam saber o que e quanto está sendo consumido.

Para que se possa saber de forma mais profunda sobre um dos diversos componentes químicos, nesse texto você irá aprender tudo sobre a amônia, quais suas características, para que serve, e como encontrar na natureza.

Características

A amônia, ou ainda, amoníaco, que pode ser representada por NH³, é uma molécula que é formada por três átomos de hidrogênio e um de nitrogênio. Um dos processos mais famosos conhecido no mundo da química é o Haber-Bosch, e ele é o responsável por forma a amônia.

Seu processo consiste na reação que ocorre quando o hidrogênio e o nitrogênio são, em uma quantidade estequiométricas, elevados em pressão e temperatura. Nos dias atuais, essa é a maneira mais utilizada para se obter a amônia.

Os desenvolvedores desse processo, o Fritz Haber e Carl Bosch, são os responsáveis por darem nome ao famoso processo.

Quando essa substância se encontra em uma temperatura ambiente e na pressão atmosférica, a amônia é um gás tóxico, incolor e se houver umidade ela se torna corrosiva. Isso torna esse composto muito perigoso em caso de inalação.

Na água, ela se torna solúvel, e também é inflamável. Quando está em uma concentração muito elevada, ela possui um odor muito semelhante a urina. Para que o gás possa ser transportado, sua forma deve ser liquefeita, e deve-se usar cilindros de aço com muita pressão.

Amônia
Amônia

Como foi dito, a amônia pode se tornar um gás muito perigoso se for inalado ou ingerido, causando irritação na respiração, na garganta, na boca e também no estômago. Se for necessário trabalhar com tal substância, é recomendável que sempre se utilize máscaras apropriadas e que seja observado com muito cuidado qualquer possibilidade de vazamento.

Para que Serve

A amônia, apesar de oferecer riscos graves à nossa saúde, é muito utilizada na indústria química, de saúde, agrícola, entre outras, e é responsável pela preparação de diversos produtos que utilizamos no dia a dia.

Na indústria agrícola, ela pode ser utilizada para na fabricação de fertilizantes, e também para produzir plásticos e fibras, como também produtos de limpeza, e até mesmo explosivos, entre diversos outros usos.

No entanto, os usos mais conhecidos e famosos são para a fabricação de fertilizantes, como o sulfato de amônio, fosfato de amônio, uréia e também fosfato de amônio.

Fertilizante de Amônia
Fertilizante de Amônia

Na área dos produtos químicos, a amônia é encontrada no ácido nítrico, que é um composto utilizado principalmente para a fabricação e preparação de diversos tipos de explosivos.

Quando se refere a produção de fibras e plásticos, a amônia é um dos principais compostos na fabricação do nylon e de outros tipos de poliamidas.

E, por fim, quando se fala em produtos químicos, a amônia é encontrada em diversas marcas de detergentes e também em amaciadores de roupa.

Qual a Importância

No mundo inteiro, a amônia é um dos produtos mais importantes e também um dos produtos mais produzidos em grande escala.

Isso porque sua importância é enorme em termos de auxiliar na produção global de diversos produtos que são essenciais para a sobrevivência da espécie humana, como, por exemplo, o aumento de produtividade da atividade agrícola.

Antes da amônia ser descoberta por Haber, uma das maiores preocupações na época era como a produção de alimentos iriam acompanhar o aumento da natalidade e sobrevivência da espécie humana.

Com a descoberta da amônia, foi possível que diversos produtos fossem criados, e além de aumentar a produtividade, outros produtos que auxiliam na manutenção e conservação de animais, alimentos, entre outros.

Por isso, a amônia possui vital importância para a humanidade atualmente, e sua produção tende cada vez mais a ser maior, acompanhando assim a elevação da população e também a elevação das atividades que regem e mantém o mundo.

Interação com os Humanos

A amônia, no entanto, apesar de ser um dos produtos mais importantes para a nossa sobrevivência como espécie, pode também ser mortal se for ingerida ou consumida.

Se consumida em altas quantidades, a amônia pode causar sufocamento, irritação na pele e também nos olhos, além de causa irritação no nosso trato respiratório, ou seja, torna difícil o ato de respirar.

Quando a amônia está em uma concentração alta, a partir de 2500ppm, por um período maior do que 30 minutos, por exemplo, ela pode ser fatal.

Por a amônia ser encontrada em diversas fábricas e empresas que possuem diversos funcionários que precisam trabalhar com o composto a todo momento, alguns cuidados devem ser tomados.

Um dos principais cuidados é a forma que a amônia será manuseada e também armazenada. Para manusear, é necessário utilizar roupas protetoras e máscaras, para armazenar, é recomendado que bombonas vazias estejam separadas das cheias, além disso, elas precisam ser verticais e muito profundas.

Na natureza, no entanto, a amônia não causaria muito efeito adverso, mesmo porque, ao se deparar com maior quantidade de ar e umidade, a sua concentração seria rapidamente diminuída. Porém, não é possível estimar quais seriam os impactos negativos caso uma grande quantidade de amônia entre em contato com a natureza.

Caso uma pessoa ou um ambiente entre em contato com grandes quantidades de amônia, é recomendado que as áreas responsáveis, como médicos, bombeiros ou outros, sejam logo acionados para evitar maiores problemas que podem ocorrer.

Nesse sentido, é muito importante que tais informações sejam passadas para a maior quantidade de pessoas. E você, o que sabia sobre a amônia? Deixe nos comentários sua impressão.

Veja também

Quando Posso Usar Compressa Quente ou Fria?

Em algumas situações podemos não saber se o ideal é utilizar a compressa fria ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *