Home / Natureza / Nomes de Mini Orquídeas e Fotos

Nomes de Mini Orquídeas e Fotos

As orquídeas são plantas maravilhosas, suas flores são belíssimas e estão presentes em grande quantidade em muitas casas e apartamento pelo Brasil inteiro. Está esperando o que para alegrar o ambiente da sua casa e colocar orquídeas ou mini orquídeas no seu lar?

Elas são plantas que adoram sombra e água. Desta maneira, podem facilmente ser adaptadas em apartamentos, para quem não tem muito espaço, ou mesmo em quintais com outras árvores.

Uma ótima opção, mas pouco conhecida, são as mini orquídeas. Elas são pequeninas, com tamanho bem menor que as outras. Mas como as orquídeas possuem uma vasta família, com diferentes espécies, tamanhos, variedades e colorações, as mini orquídeas são mais uma das tantas opções de orquídeas para embelezar sua casa.

 

Continue acompanhando este artigo para saber mais a respeito das mini orquídeas, o nome de algumas, características e fotos para que você escolha as que mais te agradam. Confira!

Orquídeas: Principais Características

As orquídeas são flores excepcionais, talvez uma das mais belas para você colocar na sua casa, você pode tanto fazer um painel de orquídeas, para adaptar diversos vasos, com diferentes espécies; como também pode cultivar apenas uma, em um único vaso, dando a devida atenção e todos os cuidados necessários. Tudo depende da sua disponibilidade de tempo e o quanto você está dedicado ao cultivo desta maravilhosa planta.

Além de exuberantes flores, com diferentes tamanhos e colorações, algumas ainda são capazes de liberar odores deliciosos; algumas tem cheiro de fruta, outras possuem cheiro cítrico e existem até as que tem cheiro de baunilha, chocolate. Também têm espécie que liberam uma espécie de mel, um líquido cheiroso.

Elas estão presente na família Orchidaceae, essa que é tida como uma das mais vastas famílias de plantas; estão presentes em todos os cantos do mundo e podem ser encontrada em diferentes continentes, sobretudo em áreas de clima tropical. Elas também estão classificadas na Ordem Asparagales.

As orquídeas são utilizadas principalmente para fins ornamentais. Além de uma espécie, a Orquídea Vanilla, que a partir de seus frutos é feito e produzido a essência de baunilha.

Devido a sua beleza única, algumas espécies foram difundidas com outras e desta maneira surgiram mais outras variedades, orquidicultores cultivam e depois misturam para obter as plantas que são conhecidas como híbridas.

E assim surgiram as mini orquídeas, a partir da mistura de outras orquídeas, elas foram modificadas geneticamente para agradar os mais variados gostos e difundir o cultivo das orquídeas.

Confira a seguir os nomes de mini orquídeas, junto com fotos para você saber qual mais lhe agrada e embelezar o ambiente da sua residência.

Nomes de Mini Orquídeas e Fotos

As mini orquídeas são plantas extremamente delicadas e exigem total cuidado e atenção. São plantas de uma delicadeza ímpar; elas possuem apenas 1 centímetro de diâmetro. Existem cerca de 50 espécies de mini orquídeas.

O Brasil é um dos países onde as mini orquídeas estão mais presentes, principalmente na vegetação da Mata Atlântica. E algumas espécies são tão pequeninas que precisamos de uma lupa para conseguir enxergar. Devido ao seu tamanho, não possuem pseudo bulbo.

Elas adoram locais com alta umidade e ventilação, mas não se esqueça, não deixa-as expostas ao sol ou em locais com muito vento. Lembre-se também colocá-la em vasos maiores, pois suas raízes crescem rapidamente e elas demoram cerca de 18 meses para floração que podem acontecer mais de uma vez ao ano.

Conheça a seguir algumas da espécies de mini orquídeas.

Sophronitis Cernua

Esta espécie de orquídea é oriunda do Brasil. É uma linda planta, com vegetação rasteira e floração ímpar que diferencia-as das demais e a torna única, de fato, uma exótica flor que varia entre diferentes cores, mas é sobretudo alaranjada.

Por se tratar de uma espécie rasteira, existem lugares em meio a natureza e vegetação nativa, que parecem “tapetes” da planta, com o chão e o solo todo coberto por lindas flores, uma verdadeira joia da natureza.

Sophronitis Cernua
Sophronitis Cernua

Adoram clima mais ameno e temperado, como a grande maioria das orquídeas, desta maneira, cultivá-la na sombra, em uma temperatura média de 20ºC

Por ser uma epífita, pode viver facilmente sobre as árvores, ou mesmo placas de madeira. Elas não gostam de exposição solar e florescem principalmente no inverno.

Mini Phalaenopsis

Por muito tempo elas foram consideradas raras, mas hoje caíram nas graças e agradaram a todos, podendo ser facilmente encontrada em decorações de casas, festas, casamentos. Elas são frutos da hibridização e possuem diferentes tamanhos e colorações.

As Phalaenopsis podem ser cultivadas com facilidade, sem maiores esforços, o que a faz presente em diversos apartamentos e residências.

Suas flores são muito exuberantes, geralmente de coloração roxa, mas também apresentam flores esverdeadas, brancas, amarelas, rosas, bordô, entre outras, que chegam a medir apenas 1 centímetro de diâmetro.

São bastante delicadas, porém não necessitam de muitos cuidados, apenas regar 1 vez na semana, atentando-se para que a flor não seja prejudicada pelo excesso, então deixe a água escorrer, fluir nas raízes.

Pleurothallis Parvifolia

Estas são nativas da região Norte do Brasil e são tão pequeninas que podem ser cultivadas até dentro de uma rolha. Ela é considerada uma mini orquídea rara, extremamente delicada e cultivada principalmente por colecionadores.

Suas flores alcançam apenas 5 milímetros de diâmetro, realmente muito pequenas, mas com uma enorme beleza que encantam a todos que avistam pela primeira vez.

Ela é uma epífita e da família das mini epífitas, é pouco conhecida, e mesmo perto de outras mini orquídeas, que já são pequenas, ela é menor ainda.

Ornithophora Radicans

É uma micro orquídea do gênero Ornithophora, o qual a única espécie que o represente é a Ornithophora Radicans, oriunda da Mata Atlântica, onde habitam regiões entre 500 e 600 metros de altura.

É uma espécie extremamente delicada, que adora umidade e sombra. É uma epífita, com crescimento simpodial e seus brotos crescem para o alto, resultando em belíssimas e minúsculas flores de coloração verde claro, branco, marrom e amarelado.

E crescem rapidamente, com ramos de que são compostos de 4 a 14 flores; suas folhas são finas e alongadas, denominadas apicais.

Estas são apenas algumas espécies de orquídeas, para saber mais continue acompanhando as postagens do Mundo Ecologia e compartilhe com seus amigos e familiares.

 

Veja também

Importância dos Fungos na Medicina e na Indústria Farmacêutica

Além da possibilidade de estar em todos os lugares, os fungos crescem de maneira muito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *