Home / Natureza / Mauna Kea Altitude: Observatório Astronômico e Curiosidades

Mauna Kea Altitude: Observatório Astronômico e Curiosidades

Acredite ou não, mas a maior montanha do mundo está localizada no Havaí e se chama Mauna Kea, nome que traduzindo para o idioma havaiano significa “Montanha Branca”, pois o local fica coberto de neve praticamente durante o inverno inteiro. Curiosamente, este é o único ponto que neva no Havaí, e, mesmo no verão, o local é bastante frio e venta muito, por isso, para aqueles que gostam de visitar a montanha, a recomendação é que estejam sempre agasalhados. Além da subida ser uma atração à parte, muitos descem sua encosta em caiaques ou pranchas de surf, simulando a prática de snowboarding.

A montanha Mauna Kea, na verdade, é um vulcão extinto, cuja última erupção presumivelmente tenha ocorrido a 4.500 anos atrás.

Neste artigo você conhecerá algumas características sobre essa montanha, tais como a sua incrível e elevada altitude.

Então venha conosco e boa leitura.

Considerações Sobre o Vulcanismo

O vulcanismo é um fenômeno de natureza geológica caracterizado pelo extravasamento de magma em direção à superfície, o qual emerge como lava vulcânica, gazes e fumaça.

A atividade vulcânica é diretamente influenciada pelas condições de temperatura e pressão existentes no subsolo. Os vulcões mais violentos do planeta, frequentemente estão posicionados em áreas de fronteira entre duas placas tectônicas.

Os efeitos da atividade vulcânica podem atingir diretamente a população moradora dos seus arredores através dos chamados fluxos piroclásticos, nos quais há emissão de partículas e fumaça em alta velocidade e grandes distâncias, assim como resultar em alterações de temperatura a nível global ou prejuízos ao tráfico aéreo. No entanto, a atividade vulcânica (ao longo de alguns milhares de anos), pode favorecer a formação de novas ilhas, contribuindo significativamente para o relevo.

O Havaí e o Vulcanismo

O arquipélago do Havaí, posicionado no meio do Oceano Pacífico e considerado o estado norte-americano mais isolado de todos, assim como o grupamento de ilhas mais isolado do planeta. Dimensionalmente falando, o Alaska deveria ser considerado o estado norte-americano mais isolado, porém o mesmo está conectado a 48 estados por meio de rodovias que cruzam o território do Canadá, logo o título permanece com o Havaí.

Os dois vulcões mais ativos do mundo (Kilauea e Mauna Loa) são havaianos, e estão localizados no Parque Nacional dos Vulcões, área que também abriga uma fauna e flora diferenciada em relação ao restante do planeta.

O vulcão Kilauea entrou em erupção em Maio deste ano de 2018, permanecendo em atividade durante vários meses. Cerca de 10 mil pessoas precisaram ser evacuadas e as erupções intensas deram origem à pequenas novas ilhas no Oceano Pacífico.

Outros vulcões presentes no arquipélago havaiano são o vulcão Kohala , Pu’ u Õõ, Hualãlai, Haleakalã (cuja estrutura geológica compõe 75% da ilha de Maui), West Maui Montains, Diamond Head e, é claro o Mauna Kea.

O vulcão Kohala é considerado o mais antigo do Havaí, com idade aproximada de 1 milhão de anos; acredita-se que sua última erupção tenha ocorrido a cerca de 120 mil anos atrás.

O vulcão Pu’ u Õõ é considerado plenamente ativo, e sua atividade já resultou em grande prejuízo urbano (reconstrução de rodovias e edifícios), desde o ano de 1983, cujo episódio estendeu-se até o presente ano de 2018. Esta erupção é considerada a mais extensa dos últimos dois séculos do planeta Terra.

O vulcão Hualãlai é considerado o terceiro mais ativo, assim como o terceiro mais jovem do arquipélago.

Atualmente os resquícios do vulcão Diamond Head abrangem apenas uma gigantesca cratera formada a partir da sua última erupção (ocorrida a cerca de 300.000 anos atrás) na atual ilha havaiana de Oahu. Hoje a cratera recebe o nome de Diamond Head State Monument.

Mauna Kea Altitude

A altitude da montanha Mauna Kea é de 4.207 metros, no entanto, se a extensão for contabilizada da base ao pico, ficam registrados 10.203 metros, pois, além da altitude, há mais 5.998 metros abaixo da superfície.

Algumas fontes de pesquisa podem indicar a altitude, acima descrita, com os valores de 4.200 metros ou 4.205 metros.

Mauna Kea Curiosidades: Observatório Astronômico

O topo da montanha Mauna Kea é considerado o local de menor turbulência atmosférica do planeta, em decorrência disto, o maior observatório astronômico está instalado por lá.

Ao todo, são 13 telescópios gigantes operados por cientistas de 11 países diferentes.

A turbulência atmosférica é decorrente das várias camadas que revestem o planeta, cada qual com uma densidade diferente e com correntes de ‘ar’ entre elas. Ao observarmos uma estrela no céu, essa turbulência provoca a chamada cintilação, na qual as estrelas não são vistas como um ponto fixo, mas como um brilho tremeluzente. Um astronauta na superfície lunar ou na órbita da Terra não veria esta cintilação e observaria todos os astros com o brilho fixo.

Esse efeito da turbulência prejudica bastante a análise científica de corpos celestes, pois, com os telescópios mais potentes, a cintilação das estrelas e planetas é registrada como imagem borrada, e prejudica a visualização de detalhes importantes.

O Mauna Kea é considerado uma dos locais do mundo com menos dias nublados, o que resulta em um céu incrivelmente estrelado. Há alguns programas guiados de ‘visitação’ de estrelas para turistas no local, os quais acontecem diariamente das 18 às 22 hs, e de forma gratuita.

Mauna Kea : A Subida à Montanha

Para chegar até a montanha, é preciso passar pela estrada Saddle Road (Hwy 200). Durante o trajeto por essa estrada, a paisagem vislumbrada é bastante exótica, com um solo deformado que remete ao planeta Marte.

Ao chegar ao topo da montanha, é possível ver acima das nuvens, tal como ocorre ao olhar pelas janelas de um avião. As paisagens são belíssimas e o pôr-do-sol neste local é considerado um dos mais lindos do mundo.

Com a altitude desta montanha é bastante elevada, e o ar no topo costuma ser bastante rarefeito, a subida é desaconselhável para mulheres grávidas, assim como para aqueles que fizeram mergulho de cilindro a menos de 24 horas atrás.

A subida é realizada com veículos, no entanto, eles devem possuir tração nas quatro rodas.

*

Agora que você conhece sobre a altitude e demais curiosidades sobre a montanha Mauna Kea (extinto vulcão havaiano), continue conosco e conheça outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brasil Escola. Vulcanismo. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcanismo.htm>;

BBC News Brasil. Por que o vulcão Kilauea continua em erupção no Havaí e os cientistas não sabem até quando vai durar. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44884334>;

GSHOW. Mauna Kea: A maior montanha do mundo está no Havaí. Disponível em: <https://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/Promocao-Gillette/noticia/2012/09/mauna-kea-maior-montanha-do-mundo-esta-no-havai.html>;

VIDIGAL, M. Idéias na mala. Havaí: Mauna Kea, neve e céu estrelado em pleno calor Havaiano. Disponível em: <https://ideiasnamala.com/2016/02/23/havai-mauna-kea/>;

Telescópios. Turbulência- O efeito da turbulência na observação do céu. Disponível em: <https://www.telescopios.site/turbulencia.html>.